Tem pouco tempo? Odeia ginásios? Não tem motivação para fazer exercício físico? Se se identifica com alguns destes casos, posso dizer que descobri uma solução à altura. Nesta semana, o desafio #cartabranca passou por experimentar um treino de Electroestimulação Muscular – algo por que tinha alguma curiosidade mas nunca a coragem para avançar.

Cheguei ao eBody de Campo de Ourique pelas 11 horas e fui recebida pela dona do espaço, Paloma Pinheiro, e pelo personal trainer Dany Santos. Começámos por conversar sobre as novas medidas de segurança, em tempos de pandemia, e Paloma explicou-me que pouco mudou. Tendo em conta que o espaço é pequeno, a lotação já era bastante limitada e os balneários individuais limpos após cada uso.

Contudo, agora, é obrigatório desinfetar os sapatos e as mãos quando se entra, é medida a febre a cada cliente, e o caminho até aos balneários foi reduzido – já que, nas zonas de treino, só se pode estar descalço ou com meias antiderrapantes. Além disso, os balneários são, não só lavados, como desinfetados, e todos aqueles que frequentem o espaço têm direito a um fato personalizado.

Mas, afinal, o que é a Electroestimulação Muscular?

Como podemos ler no site, “a eletroestimulação muscular é um método que promove a contração muscular com recurso a impulsos elétricos de baixa frequência“. E quais as grandes vantagens? “Atingir camadas mais profundas do tecido muscular difíceis de ativar convencionalmente” e ainda “recrutar mais fibras musculares e obter contrações mais eficientes”.

A maioria dos clientes, conta Paloma, tem mais de 30 anos. Os objetivos são vários mas, sem dúvida, a perda de peso surge no topo. De acordo com a studio owner, este tipo de treino de alta intensidade permite uma queima calórica bastante superior à de um treino normal, nas horas seguintes – não admira que uma sessão de 20 minutos por semana seja suficiente!

Ora, cada sessão têm acompanhamento de um PT, que ajuda a definir a carga adequada a cada grupo muscular, bem como nos vai indicando os exercícios a fazer. No meu caso, posso dizer que senti resultados imediatos. Sou uma pessoa ativa, vou ao ginásio cerca de quatro vezes por semana, e, assim que saí do estúdio, todos os meus músculos doíam. O que não é de admirar.

E durante o treino? O sentimento é de que estamos a trabalhar todas as zonas do corpo e que estamos a levantar algum peso. Posso dizer que, contra tudo o que esperava – e tendo em conta que não transpiro demasiado -, a meio da sessão sentia água a correr-me pelas costas. E se precisasse de mais provas para a eficácia deste método, esta foi, sem dúvida, uma delas.

Escusado será dizer que nada disto foi realizado sem uma conversa e avaliação física prévias. Cada treino é adaptado à pessoa que o procura e o sentimento é de exclusividade e extrema segurança. Posto isto, o feedback não poderia ser outro: um espaço limpo, seguro, com profissionais simpáticos, atenciosos e que, sem dúvida, sabem o que fazem.

Uma coisa é certa: esta é uma experiência que quero repetir. E vocês, já experimentaram? Contem-nos, pelas redes sociais, qual o tipo de exercícios que mais gostam de fazer, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Voltamos a falar na próxima quinta-feira. Bons treinos!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

#CartaBranca

Bebi este chá antes de dormir e notei algumas diferenças

Porque, às vezes, o calor e as bebidas quentes até se dão bem.

#CartaBranca

Experimentei um hidratante facial caseiro que só leva um ingrediente

E estou aqui para contar os resultados. Não se deixem enganar pela imagem - garanto que o creme não ficou branco, muito menos tão artístico.

#CartaBranca

Aprendi uma lição para a vida com um livro que eu nunca compraria pela capa

Descobri, depois, que foi considerado um dos 10 livros mais influentes de sempre e foi lido por mais de 12 milhões de pessoas.

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.