Estou de regresso e com #cartabranca para voltar a meter as mãos na massa. Se é verdade que adoro cozinhar e que gosto de apostar em receitas saudáveis, também não estou a mentir quando digo que não consigo fazer bolos “bonitos”.

Não me interpretem mal – muitas vezes, o sabor está no ponto, mas nunca acerto em todos os parâmetros. Ora fica demasiado mole, ora não cresce como devia. Enfim, sei que há quem me compreenda. E o desafio desta semana foi tentar inverter este ciclo.

Tinha algumas bananas maduras em casa e, de forma a aproveitá-las, decidi pesquisar receitas de bolos com este ingrediente “estrela”. E não é que encontrei uma saudável? Sem açúcar (nem mel!), sem farinha de trigo, sem leite. Tive apenas de fazer uma pequena alteração.

Ora, em vez da farinha normal, para esta receita eram precisas duas chávenas de flocos de aveia. E eu, feliz da vida por poder usar um outro ingrediente que estava parado na despensa, nem confirmei quantidades. Conclusão? Não tinha flocos suficientes e a preparação do bolo já ia a meio.

Isto é: já tinha, na liquidificadora, três bananas maduras, três ovos e meia chávena de óleo misturados. Depois, adicionei os flocos de aveia (ligeiramente menos que uma chávena) e, à falta de mais, usei a mesma quantidade de farinha de arroz. Voltei a misturar tudo e juntei uma colher de chá de canela.

No final, acrescentei duas colheres de sopa de fermento e misturei devagar. Verti para uma forma untada com azeite e farinha e deixei por cerca de meia hora no forno a 180 graus. Não imaginam o cheiro reconfortante que fica dentro de casa!

Chegado ao fim este tempo, tirei-o do forno mas achei que a massa estava ainda ligeiramente mole no meio e deixei cozinhar mais 10 minutos (podem ver as diferenças na cor do bolo, na galeria acima). Depois desse tempo, o volume diminuiu ligeiramente mas a textura ficou como queria.

O resultado desta experiência foi um bolo N-A-D-A seco e extremamente saboroso. Nem parece que não leva açúcar! A mim, lembra-me os dias mais frios e faz-me querer sentar no sofá com uma fatia (Uma? Quem é que eu quero enganar?) bem quentinha, uma manta e um filme romântico (pronto, já disse!). Uma palavra para este bolo: conforto. Desafio superado!

Contem-nos, nas redes sociais, quais as vossas receitas mais reconfortantes para os dias frios. Utiilizem a hashtag #cartabranca e identifiquem a ACTIVA. Beijos doces (mas sem açúcar) e até para a semana!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta mala Parfois é um verdadeiro 'must-have'

E está disponível em duas cores.

Comportamento

10 ferramentas essenciais para qualquer relação funcionar

Saiba como tirar o melhor partido da vida a dois.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.