Meses antes de entrar para a faculdade, corria o ano de 2013, tive uma crise de acne que deitou a minha autoestima para o fundo do poço. Segui à risca o tratamento recomendado pelo meu dermatologista e, alguns meses depois, as melhorias eram visíveis.

Desde que consegui libertar-me daquelas borbulhas horríveis, pensar que poderia voltar a ter de lidar com elas era uma realidade longínqua. Porém, perto do final de 2019 comecei a ter algumas na zona mais afetada pelo acne – a testa -, que vieram a piorar um pouco ao longo de 2020.

Embora esta “nova crise” não seja tão grave como a primeira, não deixa de incomodar bastante – sobretudo, depois de alguns anos de pele novamente lisa. Pois bem, tendo isto em conta, o desafio desta semana foi focado na minha rotina de skincare.

Já experimentei máscaras caseiras, cremes para peles oleosas…o que possam imaginar. E nada resolveu. Por isso, nos últimos dias, mantive-me fiel a uma rotina simples, na esperança de que, mesmo não diminuindo as borbulhas, me ajudasse a ter uma pele mais limpa.

Pois bem, tive #cartabranca para, pela manhã, lavar a cara com sabão azul e branco e, com este ainda no rosto molhado, massajá-la com a minha LUNA mini 3, da FOREO. Em seguida, passei a cara por água fria e apliquei um hidratante – neste caso, o gel de água micelar Esthederm.

À noite, o sabão azul e branco foi substituído pela água micelar osmopure, também da Esthederm. Voltei a massajar o rosto com o mesmo dispositivo e, por fim, após passar a cara por água e secá-la, apliquei o sérum FOREO.

Ao fim de cerca de sete dias a manter esta rotina – cujos produtos se encontram na galeria de imagens acima – posso dizer que, apesar de não ter eliminado as indesejadas borbulhas, a minha pele agradeceu todo o “carinho”. Eis as três principais alterações que notei:

1 – Eliminou zonas ressecadas da pele

Talvez pela descida rápida das temperaturas nos últimos dias, tinha a pele do nariz a descamar. Logo a meio da semana, notei uma drástica melhoria e, atualmente, a pele está lisa e sem sinais de descamação. Também tinha uma zona da pele seca no canto da boca que melhorou bastante.

2 – Não surgiram novas borbulhas

Eis algo interessante – as borbulhas que tinha não desapareceram (tal como esperado, até porque não há milagres), mas não notei o aparecimento de novas. E isto já é vitória suficiente, certo?

3 – Pele limpa e macia

Acima de tudo, o cuidado que mantive ao longo dos últimos dias, deixou-me a pele muito mais macia que antes – efeito que durou todo o dia, e não apenas logo após a rotina – e com uma sensação de maior limpeza.

Costumam seguir religiosamente alguma rotina de cuidados com a pele? Contem-nos tudo, pelas redes sociais, utilizando a hashtag #cartabranca. Esperamos os vossos testemunhos. Até para a semana!

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).