@piabaroncini

Por norma, entramos num novo ano cheias de motivação. Queremos fazer mais e melhor, queremos atingir coisas que, em tempos, eram apenas sonhos. Por isso mesmo, as resoluções de início de ano tornaram-se prática recorrente – mas nem sempre cumpridas.

Posto isto, além deste truque que lhe revelámos, há algo mais que nos pode ajudar a definir metas para o ano, bem como a cumpri-las. Por vezes, é mais fácil consegui-lo ao visualizar certas coisas. E é aí que surgem os moodboards.

O que são?

Os moodboards são, no fundo, painéis com referências visuais destinadas a determinados projetos. Usados normalmente na arquitetura e design, podemos também aplicá-los aos nossos objetivos e desejos pessoais.

Nesse sentido, esta semana, como desafio #cartabranca, decidi colocar mãos à obra. A sugestão veio de uma amiga, que decidiu traduzir cada objetivo que tinha para 2021 numa fotografia, e misturá-los numa única imagem.

Ora, esta é uma tarefa que pode ser realizada através de recortes de revistas e jornais, por exemplo, ou apenas juntando imagens pessoais ou que encontre na internet. A ideia é fazer uma colagem – que pode incluir frases – de tudo aquilo que deseja para o ano que acabou de começar.

No meu caso, optei por fazer um moodboard virtual. Defini alguns desejos que tenho para 2021 e procurei no Pinterest imagens que os definissem. Depois, usei a plataforma Canva para fazer uma colagem ao meu gosto (esta pode ser feita em qualquer site ou mesmo programa que tenha no computador).

O processo

Bom, creio que qualquer pessoa com “queda” para as artes vai gostar de compor um moodboard. Assim que comecei o meu, não consegui parar até o finalizar (e já era tarde!). Visualizar aquilo que desejo e juntar tudo numa única composição deu-me uma satisfação imensa, bem como uma maior esperança de conseguir realizá-lo.

Está comprovado que, quando criamos o hábito de visualizar os nossos objetivos – quanto mais detalhe, melhor -, estes se tornam mais fáceis de atingir. Talvez pelo simples facto de esta rotina nos motivar e nos dar a confiança necessária para fazer de tudo para os conseguir. E é por isso que acredito que todas devíamos ser fãs dos moodboards.

O meu tornou-se, imediatamente, o wallpaper do meu computador e telemóvel. Quero lembrar-me, todos os dias, que sou capaz de atingir qualquer que seja o meu desejo para 2021 – desde o mais “pequeno”, ao “maior”. Sempre que me sinto ansiosa ou mais em baixo, olho intencionalmente para cada imagem, para resgatar alguma motivação.

Se isto resolve problemas? Não sei. Mas, pelo menos, dá-me o entusiasmo (mas também a paz) de que preciso para encarar cada dia. Afinal, a vida é muito mais interessante quando temos sonhos para cumprir. E é precisamente isso que o moodboard nos lembra.

Contem-nos as vossas histórias, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Até breve!

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.