Se eu tenho um “guilty pleasure” nesta vida, definitivamente é o Black Twitter!

O termo em inglês faz referência a uma espécie de subcultura que existe dentro da rede social, composta maioritariamente por utilizadores negros. Não existe um portal específico, um código secreto ou uma plataforma à parte. Tudo se resume à forma como as pessoas usam o microblogue para discutir (e chamar a atenção para) questões do interesse e que dizem respeito à comunidade negra, principalmente nos Estados Unidos.

Neste momento, um dos assuntos mais populares no Black Twitter é o romance recém-assumido entre Michael B. Jordan e a modelo Lori Harvey…. pelas razões erradas. Apesar de muitos internautas terem desejado felicidades ao novo casal, a história tornou-se viral por conta da vida amorosa de Harvey, que é filha adotiva da personalidade televisiva e Steve Harvey.

Muitos utilizadores das redes sociais mostraram-se incomodados pelo facto de a jovem, de 24 anos, avançar rapidamente para novas relações – palavras deles, não minhas – e usaram o passado de Lori como “munição”, relembrando que a socialite já namorou com o cantor Trey Songz, o piloto Lewis Hamilton, o futebolista Memphis Depay, de quem esteve noiva, e, mais recentemente, com o rapper Future

“A Lori pertence às ruas”;  “Ela é como um cigarro de marijuana. Já girou entre toda a gente” e “Lamento, mas ela está a arrastar o nome dos VERDADEIROS Harvey na lama” são apenas alguns exemplos dos comentários misóginos que tenho visto online desde que o relacionamento com Michael B. Jordan foi confirmado pelo par. Curiosamente, o historial do ator, que já teve tantos ou mais relacionamentos do que a namorada, não foi mencionado. Qual é a diferença? 

Namorar é uma instituição de relacionamento interpessoal que implica a troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de compromisso inferior aos do noivado e do casamento. É um processo que nos permite tomar decisões sobre se somos compatíveis com alguém. Se passado algum tempo, por algum motivo, chegarmos à conclusão de que a resposta é “não”, o mais natural é seguirmos em frente. Por isso mesmo, o facto de algumas pessoas sentirem que podem julgar a forma como os outros, especialmente as mulheres, decidem fazê-lo é, no mínimo, intrigante.

Segundo um estudo publicado na revista científica “Social Psychology Quarterly”, “um maior número de parceiros sexuais está positivamente correlacionado com a aceitação pelos pares dos rapazes, mas negativamente correlacionado com a aceitação pelas raparigas entre os adolescentes”. Ou seja, de acordo com o duplo padrão sexual, os homens são recompensados e elogiados por contactos sexuais heterossexuais, enquanto as mulheres são depreciadas e estigmatizadas por terem comportamentos semelhantes. Algo que fica muito evidente em casos como este.

Quer se goste ou não de Lori Harvey, uma coisa é certa: a modelo é prova viva de que as mulheres não têm de ficar em determinadas situações, particularmente quando estão presas apenas ao medo de ficarem sozinhas na vida. Para além disso, mostra-nos que não há mal nenhum em encararmos as separações de uma forma positiva, aprendermos com as experiências vividas com os ex e, claro, darmos início a um novo capítulo como, quando e com quem bem entendermos.

Palavras-chave

Relacionados

Faits Divers

A fertilidade de Taylor Swift não é da nossa conta

Nas vésperas do 30º aniversário da cantora, um vlogger tweetou que "90% dos seus óvulos já foram à vida".

Faits Divers

O movimento #MeToo falhou a Johnny Depp

Após trocas de acusações de violência doméstica e de o ator ter ficado com a reputação manchada, veio a público que Heard (também) agredia o agora ex-marido.

Faits Divers

#NãoPartilhes. O movimento que vai contra a corrente da partilha de conteúdos íntimos não autorizados

A iniciativa surgiu para apoiar vítimas, bem como para sensibilizar o resto da população.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.