@yolanda.tati

Confesso que não sigo a Yolanda Tati nas redes sociais, mas sei que é uma das influencers negras mais bem-sucedidas em Portugal e, por isso mesmo, abriu muitas portas nos últimos anos.

À lista de conquistas na carreira, a jovem acrescentou recentemente o papel de embaixadora de uma linha da marca O Boticário. Um momento de orgulho que ninguém lhe tira. Mas bem tentaram ofuscá-lo com outro assunto. Passo a explicar: a gama em questão é de produtos para o cabelo e, na campanha, Yolanda surge a usar um “protective style”. Ou seja, um penteado que ‘esconde’ as pontas e minimiza a manipulação, de modo a evitar que os fios fiquem danificados com agressões externas como, por exemplo, a utilização constante de ferramentas de styling ativadas através de calor.

Os “protective styles” incluem, mas não se limitam a, perucas, tranças, torcidos, tissagens (extensões de cabelo em banda) e a trança brasileira (método de aplicação de extensões com recurso a elásticos de látex). São uma forma de garantir a saúde capilar, e não um sintoma de desconforto com a textura natural. Ainda assim, muitos seguidores da influenciadora digital acusaram-na de ter prestado um desserviço à causa da representatividade.

“Tremenda falta de respeito para nós, negras”“Não existiu representatividade, tendo em conta que estás de cabelo postiço, e não natural. Estava à espera que usasses a tua influência para uma gama team natural”;  “Estamos a falar de dinheiro e de mais nada. Representatividade? Onde?”; Perfect Match para perucas e tissagens? Ou para cabelos naturais? Estou um pouco confusa. Representatividade zero”. Estes são apenas alguns exemplos daquilo que foi dito, maioritariamente por outras mulheres negras, sobre o assunto.

Como todos os movimentos, o do cabelo natural também tem extremos. Os críticos não tiveram em conta que o simples facto de a Yolanda ter sido escolhida para representar a segunda maior empresa de cosméticos no Brasil aqui, no nosso país, não deixa de ser um ponto para a representatividade. Estamos a falar de uma mulher negra, de pele escura e com cabelo naturalmente crespo, independentemente da forma como escolhe apresentá-lo ao mundo. Para além disso, estas pessoas esqueceram-se de algo muito simples: as extensões de cabelo humano, que representam investimentos de centenas de euros, também precisam de cuidados. Produtos como estes, da tal linha, servem perfeitamente para garantir o seu bem estado e durabilidade.

Quando vi a polémica, lembrei-me imediatamente das publicações da influencer americana Kiitan A., que é parceira da TRESemmé e usa tanto perucas como tissagens nos seus conteúdos patrocinados, sublinhe-se, sem causar qualquer estranheza na secção de comentários. Aliás, parece-me que tudo isto é um não-assunto para quem a segue (como é o meu caso).

A nossa comunidade tem alguns comportamentos curiosos e, pelos vistos, este continua a ser um tema sensível. Por um lado, afirmamos que vemos o cabelo como um acessório e exploramos as possibilidades infinitas de visuais que temos à disposição. Por outro, atacamos uma mulher exatamente por pôr tudo isso em prática.

Para terminar, nada melhor do que as palavras da própria Yolanda Tati, em resposta a uma das reações negativas. “A representatividade, pela qual luto diariamente, por mim e por outras mulheres, não é uma moeda de troca pela liberdade. Quero ambas. Quero ser uma mulher negra e ser livre para usar o meu cabelo como eu quiser. Quero ser aquela negra de tranças coloridas, aquela negra de ‘bantu rolls’, aquela negra de lace (…) Eu sou tudo isso. Para ser uma negra legítima, é obrigatório usar afro? Não reduzamos uma questão tão séria a algo tão limitado”.

Palavras-chave

Relacionados

Faits Divers

A sério que ainda julgamos as mulheres pelo número de namorados que tiveram?

Michael B. Jordan tem uma nova namorada, cujo historial romântico está a dar que falar nas redes sociais. Curiosamente, pouco ou nada se diz sobre o passado do ator.

Faits Divers

A fertilidade de Taylor Swift não é da nossa conta

Nas vésperas do 30º aniversário da cantora, um vlogger tweetou que "90% dos seus óvulos já foram à vida".

Faits Divers

Vamos desmistificar o mito da virgindade?

Recentemente, o rapper T.I. gerou controvérsia ao revelar que submete a filha, de 18 anos, a exames anuais para verificar se ela ainda é virgem.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar