Queridos pais,

Hoje falamos sobre “Sono e Rotinas”, parece-lhe bem?

Ouvimos frequentemente que “as rotinas são muito importantes para os bebés”, verdade?

De facto, para a tranquilidade de um bebé é essencial que ele perceba e saiba o que vai acontecer. Como tal, ter rotinas ajudam muito e é uma poderosa “chave” para que tudo corra mais relaxadamente.

Distingo e reforço a importância das rotinas diárias (fiquem atentos à rúbrica do próximo mês), mas há também uma outra que não devemos esquecer: as rotinas que antecedem a hora de dormir e o quanto elas podem influenciar os sonos dos bebés.

A nossa tendência é acreditarmos que banhos, massagens e horas de preparação antes de ir para a cama é o “salva-vidas” das noites felizes e descansadas #sóquenão.

Proponho também que a amamentação anteceda todos os passos e, se possível, se existir um momento de amamentação antes de dormir que seja antes mesmo do banho, para ajudar o bebé ou a criança a não associar o mamar com o sono.

Esta “rotina do sono” como gosto de lhe chamar recomendo que seja curta e clara – até 10 minutos no máximo e em apenas 5 passos. Vamos então tirar notas?

  1. Ir para o quarto com luzes baixinhas
  2. Trocar fralda\pijama
  3. Ler uma história ou cantar uma pequena canção
  4. Apagar as luzes
  5. Kiss, deitar e GO

Enquanto pegamos no bebé, ainda em outra divisão da casa, vamos dizendo uma frase curta e clara, tipo “são horas de dormir”. Depois seguimos com ele para o quarto. O nosso tom de voz começa então a diminuir, assim como a intensidade das luzes.

No quarto, baixamos as luzes, se necessário vestimos o pijama e\ou trocamos a fralda, ao mesmo tempo que cantamos uma canção ou lemos uma história. Se for bebé e criança de berço sentem-se no tapete no chão ou numa cadeira no quarto, evitando que o bebé adormeça com a vossa presença no quarto enquanto leem.

Aproxima-se a hora de deitar, mas antes disso é hora de miminho, um abracinho, um beijinho e claro um “amo-te muito, vemo-nos amanhã de manhã”, será perfeito! Um momento bem ternurento e tranquilo é excelente.

Poderão estar mãe e pai no quarto até este momento, sem qualquer problema.

Chegamos à regra d`Ouro – à parte mais aguardada por todos: o momento em que depois de apagar a luz, deitamos o bebé ou criança no bercinho, bem acordado e relaxado e saímos. 

Uma boa noite para todos. ????

Um bebé e ou criança seja de que idade for, adormecendo de forma independente e sem as vossas ajudas, é um bebé que dorme muito mais horas seguidas, porque adquire a capacidade incrível de voltar a adormecer por ele de forma natural e saudável, a cada despertar.

Deixo-vos aqui a referência do livro que com tanto carinho escrevi para vocês pais, sobre este tema e em que vos apresento técnicas eficazes e simples para que o vosso bebé possa começar a descansar cada vez melhor e por sua vez, serem uma família mais feliz.

O livro está disponível online no meu site: wwww.carolinavalequaresma.com e chama-se “Ajudem-me Pais, QUERO DORMIR!” – o vosso filho precisa de vossa ajuda, vamos ajudá-lo a ultrapassar a dificuldade em dormir? 

Esta é a minha missão neste mundo.

 Sejam incrivelmente felizes em família.

Com admiração,

Carolina Vale Quaresma

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal