Queridos pais,

Hoje falamos sobre “Sono e Rotinas”, parece-lhe bem?

Ouvimos frequentemente que “as rotinas são muito importantes para os bebés”, verdade?

De facto, para a tranquilidade de um bebé é essencial que ele perceba e saiba o que vai acontecer. Como tal, ter rotinas ajudam muito e é uma poderosa “chave” para que tudo corra mais relaxadamente.

Distingo e reforço a importância das rotinas diárias (fiquem atentos à rúbrica do próximo mês), mas há também uma outra que não devemos esquecer: as rotinas que antecedem a hora de dormir e o quanto elas podem influenciar os sonos dos bebés.

A nossa tendência é acreditarmos que banhos, massagens e horas de preparação antes de ir para a cama é o “salva-vidas” das noites felizes e descansadas #sóquenão.

Proponho também que a amamentação anteceda todos os passos e, se possível, se existir um momento de amamentação antes de dormir que seja antes mesmo do banho, para ajudar o bebé ou a criança a não associar o mamar com o sono.

Esta “rotina do sono” como gosto de lhe chamar recomendo que seja curta e clara – até 10 minutos no máximo e em apenas 5 passos. Vamos então tirar notas?

  1. Ir para o quarto com luzes baixinhas
  2. Trocar fralda\pijama
  3. Ler uma história ou cantar uma pequena canção
  4. Apagar as luzes
  5. Kiss, deitar e GO

Enquanto pegamos no bebé, ainda em outra divisão da casa, vamos dizendo uma frase curta e clara, tipo “são horas de dormir”. Depois seguimos com ele para o quarto. O nosso tom de voz começa então a diminuir, assim como a intensidade das luzes.

No quarto, baixamos as luzes, se necessário vestimos o pijama e\ou trocamos a fralda, ao mesmo tempo que cantamos uma canção ou lemos uma história. Se for bebé e criança de berço sentem-se no tapete no chão ou numa cadeira no quarto, evitando que o bebé adormeça com a vossa presença no quarto enquanto leem.

Aproxima-se a hora de deitar, mas antes disso é hora de miminho, um abracinho, um beijinho e claro um “amo-te muito, vemo-nos amanhã de manhã”, será perfeito! Um momento bem ternurento e tranquilo é excelente.

Poderão estar mãe e pai no quarto até este momento, sem qualquer problema.

Chegamos à regra d`Ouro – à parte mais aguardada por todos: o momento em que depois de apagar a luz, deitamos o bebé ou criança no bercinho, bem acordado e relaxado e saímos. 

Uma boa noite para todos. ????

Um bebé e ou criança seja de que idade for, adormecendo de forma independente e sem as vossas ajudas, é um bebé que dorme muito mais horas seguidas, porque adquire a capacidade incrível de voltar a adormecer por ele de forma natural e saudável, a cada despertar.

Deixo-vos aqui a referência do livro que com tanto carinho escrevi para vocês pais, sobre este tema e em que vos apresento técnicas eficazes e simples para que o vosso bebé possa começar a descansar cada vez melhor e por sua vez, serem uma família mais feliz.

O livro está disponível online no meu site: wwww.carolinavalequaresma.com e chama-se “Ajudem-me Pais, QUERO DORMIR!” – o vosso filho precisa de vossa ajuda, vamos ajudá-lo a ultrapassar a dificuldade em dormir? 

Esta é a minha missão neste mundo.

 Sejam incrivelmente felizes em família.

Com admiração,

Carolina Vale Quaresma

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.