Queridos pais,

Já cheira a Natal?

Este frio, com nevoeiro à mistura. As músicas natalícias na rádio e os anúncios na televisão. As árvores despidas na rua, as “flores de Natal” e os azevinhos a decorar as lojas. Já para não falar das broas de mel e de café, o cházinho quentinho nos serões e a mantinha no colo. Nas redes sociais, já vemos tantas árvores montadas, de várias cores e feitios.

Pois é, chegámos a novembro. Novembro de 2021 e estamos a um mês, mais dia menos dia, da celebração do nascimento do Menino Jesus.

Chegou também a altura em que muitas famílias vivem a tensão que representa para elas esta época natalícia, esta época de AMOR e nascimento.

Esta época do ano, não passa disso: de amor. Falar e viver o Natal é viver com amor, de amor, por amor.

Os presentes fazem parte da noite de Natal. Certo. Tudo certo. Mas é mesmo preciso fazermos disso um grande evento, como que só isso importasse?

Compra-se demais, compra-se sem limites. Compra-se “coisas”, sem explicação e sem emoção. Compra-se porque sim. Compra-se porque não. Compra-se.

Aconselho a que, para este Natal, possam levar este mantra poderoso com vocês “Menos é Mais” e verão a diferença brutal que o vosso dia-a-dia em dezembro terá.

Deixo aqui com todo o amor uma lista de presentes que acredito que farão deste Natal, um Natal ainda mais especial:

. Tempo de qualidade

Dar tempo de qualidade representa estar presente a 200%, sem distrações ou complicações. É estar, ligar e prestar atenção. Focados na conversa, focados no momento, a viver aquele vosso presente.

Com abraços, com afetos, com boas gargalhadas. Oferecer tempo de qualidade é, no fundo, oferecer o melhor de nós.

. Ofereça “experiências”

Levem os companheiros a passar o fim de semana fora, ou um voucher para uma massagem a dois, uma viagem de balão, um salto de paraquedas, um passeio a cavalo, uma ida ao cinema ou até mesmo uma viagem de barco pelo rio Tejo. Revisitem o local onde se viram ou beijaram pela primeira vez.

Quanto aos miúdos e em família, viajam, conheçam. Não é preciso ir para longe, nem para o estrangeiro. Visitem novos sítios, vão de avião de Lisboa ao Porto, por exemplo. Visitem museus, parques, praias. Façam uma viagem de caravana.

Explorem as grutas de Mira d´Aire. Vão passar uma noite à Serra da Estrela, com direito a fazer Sky no gelo, aproveitem e visitem o Museu de Pão, em Seia. Levem-nos às Berlengas ou a ver golfinhos no Sado. Ofereçam os bilhetes para ir à “Cidade Natal”, em Óbidos.

Ofereçam um batismo de mergulho, um workshop de cozinha, um batismo de voo.

Estes presentes oferecem tempo de qualidade em família, tempo para conexão, comunicação e amor entre todos.

. Feitos com amor

Faça os seus próprios presentes. São mais económicos, mais sustentáveis e com mais amor.

Desde compotas, a sal, açúcar e azeite aromatizado, biscoitos, gomas, bombons, bolos Rei e Rainha, sonhos e azevias. Cremes hidratantes e esfoliantes. Marcadores personalizados de livros, vasos de plantas com mensagens especiais. É tudo possível. Seja criativo. E acredite que o tempo que iria utilizar a andar de shopping, em shopping a comprar “qualquer coisa”, vai ser muito menor do que estar em sua casa e em família a fazerem os presentes de Natal, carregadinhos de história e carinho.

. Prendas

Os jogos em família para toda a família parece-me uma prenda muito inteligente e poderosa. Damos uma prenda para todos e todos na família ficam a ganhar. Os jogos em família promovem os bons relacionamentos, os bons momentos e a união entre todos. Compensa!

E os livros. Mas atenção! Há livros e livros. Procurem perceber se o conteúdo dos livros está de acordo com a mensagem que pretendem passar. Não se deixem “enganar” pelas capas ou ilustrações. O “Principezinho” é sempre uma excelente escolha e há para todas as idades.

Ainda nos livros, aproveito para dizer que se conhecerem alguma família que não esteja muito feliz porque não dorme bem, então ofereça-lhes ajuda. A ajuda que eles podem estar a precisar: o livro “Ajudem-me Pais, QUERO DORMIR!”. Neste Natal, pode ajudar pais-amigos que estão à beira de um ataque de nervos em privação de sono.

Despeço-me na esperança enorme de que este conteúdo possa fazer diferença aí em casa neste Natal e que o possam viver em verdadeiro amor.

Beijinhos do tamanho do Mundo,

Carolina Vale Quaresma <3

Vemo-nos em breve.

Sejam incrivelmente felizes em família.

Carolina Vale Quaresma

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal