O primeiro livro que li em 2021 apanhou-me de surpresa. No Natal, recebi de presente O ABC da Vida, escrito por Helena Sacadura Cabral e publicado pela Objectiva. Com alguma vergonha, admito que nunca tinha lido nada da autora, apesar de lhe reconhecer o mérito pelo que já li nos blogues que tem e restante trabalho. Como tal, no dia 1, durante o confinamento, peguei neste livro e decidi folhear, dar uma espreitadela ao interior. Li a primeira página e fiquei imediatamente cativada.

Nesta obra, somos convidados a uma reflexão sobre conceitos base. Sobre valores e palavras que muitas vezes são banalizadas no seu sentido. A autora transmite a própria experiência sobre cada um dos temas abordados, dotando-os de uma sabedoria pertinente e tocante. A organização acontece por ordem alfabética e “Alegria” é o conceito que inicia esta leitura. 

Logo nas primeiras linhas, senti-me a cruzar as explicações da autora com a minha própria experiência. Dei por mim a refletir na minha forma de estar, recordei lições importantes que estavam a ser abafadas pelo peso da rotina, sorri quando me deparei com opiniões idênticas, pensei no que posso mudar para ser uma melhor versão de mim mesma. Estados que se mantiveram ao longo das páginas que se seguiram, com maior ou menor intensidade a cada novo conceito que ia surgindo. 

A meio do livro, tive a certeza de que não poderia ter iniciado o ano com melhor leitura. Afinal, esta é a altura em que analisamos o que foi feito anteriormente e traçamos novas metas e objetivos. Ao ler O ABC da Vida, recordei o que realmente importa, que é dentro de nós que se constoem as bases que nos levam para as conquistas desejadas. Que o que somos é muito mais importante do que temos. Que a vida pode ser aproveitada em qualquer momento e que nunca é tarde para nada. 

Sinopse:

Da amizade à esperança, da gratidão à fé, passando pela paciência e pela justiça São muitos os pequenos prazeres que nos preenchem os dias, mas são preciosos e necessários os valores que guiam a nossa acção e nos ajudam a desfrutar plenamente do nosso tempo connosco e com os outros.

Eterna amante da vida e indefectível optimista, Helena Sacadura Cabral partilha aqui a sua forma de estar no mundo através deste «abecedário vivo daquilo que somos e fazemos», onde o essencial é possível e a alegria de viver, regra.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.