Sem querer ser demasiadamente optimista (até porque sou, sim, uma pessoa acima de tudo realista!), defendo o conceito de “sonho”, dado que está mais do que provado que a nossa realidade tem início na nossa mente. Tudo o que estamos a viver e a experimentar hoje foi fruto de pensamentos, ideias, desejos, sonhos, medos, ambições e inseguranças.

Hoje não me quero focar em medos nem inseguranças, mas sim em sonhos. Sonhar é uma das enormes capacidades (se não a maior!) que distingue o ser humano dos animais. Sonhar emana e devolve sentimentos, emoções, energias. Sonhar pode trazer saudade ou ambição. Sonhar é meio caminho entre os nossos desejos e ambições e a nossa realidade. Gosto de pensar assim. Defendo também a ideia de que grande parte do nosso rumo e do nosso “destino” somos nós que o traçamos, através das nossas crenças, valores, dos nossos princípios e das nossas bases.

Por isso, o meu desafio para hoje é… SONHAR. Já alguma vez teve a ousadia de passar os seus sonhos para o papel? Já os escreveu? Já os converteu em palavras? Em imagens? Ao fazermos este tipo de “exercícios” estamos a comprometer-nos ainda mais com as nossas intenções, começando então a trabalhar o SONHO numa perspectiva de OBJECTIVO.

A verdade é que quando começarmos a fazer alguma coisa, a converter os nossos pensamentos e desejos em algo mais concreto (palavras, imagens, visualizações), estamos a passar do SONHO à ACÇÃO, convertendo-o em OBJECTIVO.  Essa é a grande diferença, o grande passo que muda o rumo de tudo: passar do sonho ao objectivo remete sempre para a entrada em acção.

 Não existe forma de conseguirmos ser /ter / fazer o que desejamos se ficarmos no mesmo sítio, e se não entrarmos em acção. Alguma coisa tem de começar a ser feita. Algo tem de começar a acontecer, e aqui falo dos chamados “pequenos passos”.

Pode de facto parecer assustador quando pensamos nos nossos sonhos, e quando aquela voz limitante que todos temos nos começa a dizer: “esse sonho é tão ambicioso que nem vale a pena tentares. Isso nunca vai acontecer. É grande de mais para ti”. Muitos desistem, outros continuam a dar pequenos passos. E esta é a principal técnica e o principal segredo: dar pequenos passos, e não ficar parado. Se queremos chegar do ponto A ao ponto B, temos de começar a dar pequenos passos, e a mostrar a nós mesmos/as que somos capazes. Devemos também celebrar cada pequena conquista, para que assim consigamos começar a desenvolver e a fortalecer a nossa confiança.

Como passar então do sonho ao objectivo? Seguem algumas dicas:

1 – Dedicar pelo menos 15 minutos por dia aos seus sonhos. Permita-se sonhar durante 15 minutos por dia. Permita-se visualizar as suas conquistas, as suas ambições. Oiça o seu coração e a sua intuição. Sinta-se bem e permita-se acreditar que vai conseguir viver esse sonho.

2 – Depois, escreva! Converta os seus sonhos e intenções em frases, e em imagens.

3 – Trace uma estratégia, com pequenos passos (como se fossem “mini – objectivos” semanais e mensais) para conseguir chegar cada vez mais perto do que deseja.

4 – Desenvolva a sua confiança e a sua fé em si mesmo/a. Ao dar pequenos passos está a desenvolver também o seu músculo da coragem, e como consequência, a sua confiança nas suas capacidades.

5 – Partilhe os seus sonhos (e objectivos, nesta fase!) com o seu grupo de pessoas mais próximas, de confiança. Aquelas pessoas que estão do seu lado sempre, e que o/a apoiam em todas as decisões que tomar. Acredito que não tenha muitas pessoas assim na sua vida. Aproveite as que tem, partilhe as suas ideias, a sua estratégia. Sentir-se-á acompanhado, e muitas vezes receberá ideias e soluções vindas dessas pessoas, que estarão com certeza genuinamente dispostas a ajudar a percorrer este caminho.

E… não esqueça: mais do que chegar à concretização dos nossos sonhos, há que desfrutar da viagem, das aprendizagens, e da pessoa na qual nos vamos tornando à medida que nos aproximamos do que queremos e merecemos.

www.mafaldaalmeida.com | mafalda@mafaldaalmeida.comInstagram | Linkedin | Facebook

Próximas acções de formação:

Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Sucesso Pessoal e Profissional

Gestão de tempo descomplicada

Na estreia da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, decidi falar sobre a gestão de tempo. Um tema que tem grande impacto sobre as mulheres.

Mais no portal

Saúde

Eis os 6 nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo

Consuma-os diariamente.

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Celebridades

Morreu o ícone de moda André Leon Talley

O jornalista tinha 73 anos.

Celebridades

Jason Momoa e Lisa Bonet: revelado o motivo por detrás do divórcio

O casal anunciou a separação no início de janeiro, após 16 anos de relação.

Celebridades

Britney Spears em guerra com a irmã nas redes sociais: "Ela teve tudo de mão beijada"

A relação da cantora com Jamie Lynn Spears atravessa uma fase conturbada.

Moda

8 investimentos de moda que valem a pena este mês

Aprovados por algumas das fashionistas mais populares nas redes sociais.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Comportamento

Será que eliminar pensamentos negativos nos faz realmente bem?

Esta trapeuta oferece-nos uma alternativa.

Celebridades

Sinéad O’Connor internada após a morte trágica do filho

Shane foi encontrado sem vida no dia 8 de janeiro. Tinha 17 anos.

Celebridades

Bella Hadid revela o que a levou a partilhar fotos de episódios depressivos com o mundo

No passado, a modelo já tinha revelado que "sofreu de depressão e ansiedade extremas" durante a maior parte da adolescência e vida adulta.

Celebridades

Assistente de Betty White assinala data especial com “uma das últimas fotografias” da atriz

A estrela de "Sarilhos com Elas" morreu no final de dezembro de 2021, a menos de um mês de completar 100 anos.

Beleza

Cabelo natural: penteados e opções de styling para o dia-a-dia

Inspire-se nestas ideias que encontrámos nas redes sociais.