Sem querer ser demasiadamente optimista (até porque sou, sim, uma pessoa acima de tudo realista!), defendo o conceito de “sonho”, dado que está mais do que provado que a nossa realidade tem início na nossa mente. Tudo o que estamos a viver e a experimentar hoje foi fruto de pensamentos, ideias, desejos, sonhos, medos, ambições e inseguranças.

Hoje não me quero focar em medos nem inseguranças, mas sim em sonhos. Sonhar é uma das enormes capacidades (se não a maior!) que distingue o ser humano dos animais. Sonhar emana e devolve sentimentos, emoções, energias. Sonhar pode trazer saudade ou ambição. Sonhar é meio caminho entre os nossos desejos e ambições e a nossa realidade. Gosto de pensar assim. Defendo também a ideia de que grande parte do nosso rumo e do nosso “destino” somos nós que o traçamos, através das nossas crenças, valores, dos nossos princípios e das nossas bases.

Por isso, o meu desafio para hoje é… SONHAR. Já alguma vez teve a ousadia de passar os seus sonhos para o papel? Já os escreveu? Já os converteu em palavras? Em imagens? Ao fazermos este tipo de “exercícios” estamos a comprometer-nos ainda mais com as nossas intenções, começando então a trabalhar o SONHO numa perspectiva de OBJECTIVO.

A verdade é que quando começarmos a fazer alguma coisa, a converter os nossos pensamentos e desejos em algo mais concreto (palavras, imagens, visualizações), estamos a passar do SONHO à ACÇÃO, convertendo-o em OBJECTIVO.  Essa é a grande diferença, o grande passo que muda o rumo de tudo: passar do sonho ao objectivo remete sempre para a entrada em acção.

 Não existe forma de conseguirmos ser /ter / fazer o que desejamos se ficarmos no mesmo sítio, e se não entrarmos em acção. Alguma coisa tem de começar a ser feita. Algo tem de começar a acontecer, e aqui falo dos chamados “pequenos passos”.

Pode de facto parecer assustador quando pensamos nos nossos sonhos, e quando aquela voz limitante que todos temos nos começa a dizer: “esse sonho é tão ambicioso que nem vale a pena tentares. Isso nunca vai acontecer. É grande de mais para ti”. Muitos desistem, outros continuam a dar pequenos passos. E esta é a principal técnica e o principal segredo: dar pequenos passos, e não ficar parado. Se queremos chegar do ponto A ao ponto B, temos de começar a dar pequenos passos, e a mostrar a nós mesmos/as que somos capazes. Devemos também celebrar cada pequena conquista, para que assim consigamos começar a desenvolver e a fortalecer a nossa confiança.

Como passar então do sonho ao objectivo? Seguem algumas dicas:

1 – Dedicar pelo menos 15 minutos por dia aos seus sonhos. Permita-se sonhar durante 15 minutos por dia. Permita-se visualizar as suas conquistas, as suas ambições. Oiça o seu coração e a sua intuição. Sinta-se bem e permita-se acreditar que vai conseguir viver esse sonho.

2 – Depois, escreva! Converta os seus sonhos e intenções em frases, e em imagens.

3 – Trace uma estratégia, com pequenos passos (como se fossem “mini – objectivos” semanais e mensais) para conseguir chegar cada vez mais perto do que deseja.

4 – Desenvolva a sua confiança e a sua fé em si mesmo/a. Ao dar pequenos passos está a desenvolver também o seu músculo da coragem, e como consequência, a sua confiança nas suas capacidades.

5 – Partilhe os seus sonhos (e objectivos, nesta fase!) com o seu grupo de pessoas mais próximas, de confiança. Aquelas pessoas que estão do seu lado sempre, e que o/a apoiam em todas as decisões que tomar. Acredito que não tenha muitas pessoas assim na sua vida. Aproveite as que tem, partilhe as suas ideias, a sua estratégia. Sentir-se-á acompanhado, e muitas vezes receberá ideias e soluções vindas dessas pessoas, que estarão com certeza genuinamente dispostas a ajudar a percorrer este caminho.

E… não esqueça: mais do que chegar à concretização dos nossos sonhos, há que desfrutar da viagem, das aprendizagens, e da pessoa na qual nos vamos tornando à medida que nos aproximamos do que queremos e merecemos.

www.mafaldaalmeida.com | mafalda@mafaldaalmeida.comInstagram | Linkedin | Facebook

Próximas acções de formação:

Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Sucesso Pessoal e Profissional

Gestão de tempo descomplicada

Na estreia da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, decidi falar sobre a gestão de tempo. Um tema que tem grande impacto sobre as mulheres.

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.