@tylynnnguyen

Chegámos ao final de 2020! E quem diria que o suposto “melhor ano das nossas vidas” iria terminar em pandemia… Digo que seria o melhor ano, porque ouvi muitas pessoas referirem que sim, não sei se por ser um número redondo e com algum simbolismo, ou por outra razão qualquer. Eu mesma estava cheia de fé que ia ser um ano tremendamente positivo!

As coisas mudaram, e isso só nos prova que realmente os nossos planos, por mais bem feitos que sejam, podem sair completamente ao lado. No entanto, somos responsáveis pela forma como reagimos aos imprevistos da vida.

Não pretendo que este texto seja demasiadamente optimista, porque sei que existem pessoas e famílias a enfrentar tempos desafiantes e muito difíceis. Algumas famílias perderam entes queridos, outras pessoas perderam o sustento. Eu sei.

Sei também que todos temos força suficiente para dar a volta, mesmo que no início nos pareça completamente impossível. Sei porque já vi acontecer, sei porque acompanho pessoas que enfrentam essas tais situações desafiantes (no âmbito profissional, maioritariamente), e sei porque… a nossa história assim nos diz. Somos seres-humanos, e conseguimos ser/ter/fazer tudo o que quisermos na nossa vida. E sim, sei que vamos ultrapassar isto.

Sei que 2021 vai correr bem, se estivermos convencidos que será assim. Da mesma forma, se nos convencermos do contrário, também poderá será a nossa verdade.

Já escrevi várias vezes sobre o poder das nossas crenças, das nossas verdades, e nunca é demais recordar: a nossa realidade tem início nos nossos pensamentos. Por isso, atenção! Acredite em coisas boas, pense em coisas boas, que lhe tragam fé e esperança. Depois, as suas acções serão desenvolvidas no sentido de sublinharem e comprovarem essa sua crença/verdade. E, como consequência, os resultados corresponderão ao esperado. Faz sentido para si?

Deixo então algumas dicas para que consigamos fazer de 2021 um ano fantástico:

1. Responsabilize-se pelos seus resultados. Quando temos a capacidade de nos responsabilizarmos pelas nossas acções e resultados, conseguimos trazer o poder todo para o nosso lado. Em desenvolvimento pessoal costumamos dizer que “responsabilizar traz poder”. E realmente é assim! Em qual das situações se sente mais poderosa/o? Quando a sua vida é controlada por tudo e todos, ou quando decide trazer o poder para as suas mãos? Deixemos então de responsabilizar pessoas, empresas e circunstâncias pela nossa vida e pelos nossos resultados menos satisfatórios. Se queremos resultados diferentes, devemos fazer as coisas de forma diferente!

2. Seja organizada/o. Trabalhe no desenvolvimento do músculo da organização. Prepare o seu dia na véspera, e a sua semana ao Domingo, por exemplo. Estabeleça a regra dos 5 objectivos diários, e vai ver que se sente muito mais organizada/o e produtiva/o!

3. Acção! Por mais que consigamos fazer um planeamento perfeito dos nossos dias e do nosso ano 2021, se não entrarmos em acção, nada vai acontecer. Certo? Não espere pela altura certa, não espere pela (inexistente) perfeição. O mundo é dos que entram em acção!

4. Saia sempre da zona de conforto, porque é aí que se encontra o seu crescimento.

5. Sorria mais! Tal como já referi por várias vezes, o sorriso tem um enorme poder no nosso bem-estar, e no bem-estar das pessoas que nos rodeiam.

No que depender de nós, vamos fazer com que o ano que aí vem seja um ano fantástico, certo? Por onde vai começar? Existe algum hábito que deseje alterar? Como vai fazer? Conte-me tudo! E, já agora: feliz Natal (aproveite o mês de Dezembro para tomar decisões rumo a um 2021 feliz).

Próximas acções de formação

  • Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui;
  • Programa Intensivo de Liderança Feminina – Edição Especial ATITUDE 2021, Alcobaça, a ser realizado em 22.01.2021;
  • Programa Intensivo de Liderança Feminina – Edição Especial ATITUDE 2021, Estoril, a ser realizado em 30.01.2021.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional: 10 dicas fundamentais para quem deseja crescer

A rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês foca-se nos passos necessários para evoluir pessoal e profissionalmente.

Sucesso Pessoal e Profissional

O manual para lidar com pessoas nos dias de hoje

Saiba como pode desenvolver as suas capacidades no que diz respeito à melhoria das relações com as pessoas que a rodeiam.

Sucesso Pessoal e Profissional

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.