@nycbambi

Que 2021 seja um ano de resultados diferentes e melhores. E começo esta crónica desde já com uma má notícia: se queremos melhores resultados, devemos alterar algumas coisas no nosso contexto… Devemos, sim, sair da nossa zona de conforto!

E a verdade é que fugimos disto a sete pés. Mas também é verdade que, olhando para trás, o ano 2020 ensinou-nos isso mesmo: a sair da zona de conforto. Ensinou-nos que sim, somos capazes de nos adaptar, mesmo pensando que não seria possível.

Então, pense comigo: se ultrapassámos o ano 2020, se fomos capazes de nos superar de todas as formas, é mais do que esperado que 2021 seja um ano espectacular, certo? Já provámos a nós mesmas que conseguimos muito mais do que pensávamos conseguir. Os nossos músculos da resiliência, da coragem, da superação, da criatividade saíram muito fortalecidos, e por isso há que aproveitar essa robustez a favor de um 2021 cheio de resultados positivos!

Então, gostaria de recordar alguns princípios a colocar em prática para que 2021 seja um ano cheio de bons resultados:

  1.  Abandonar os hábitos que não estão a trazer os resultados esperados. Não se esqueça de que os nossos hábitos definem os nossos resultados. Por isso, se não estamos a ter os resultados esperados, devemos refletir e mudar os hábitos menos benéficos, substituindo-os por outros que nos sejam mais favoráveis. Isto dá trabalho, mas vale a pena!
  2. Estabelecer objectivos no âmbito pessoal e profissional. Seja organizada. Escreva as suas metas, defina onde quer chegar, e defina também o caminho para que isso aconteça.
  3. Desenvolver mais o networking. Tal como nos diz o provérbio africano: “Se queres ir rápido, vai sozinho. Se desejas chegar longe, vai em grupo”. Não se esqueça de conhecer pessoas, de construir e desenvolver o seu círculo de confiança.
  4. Dar prioridade aos nossos pontos fortes e desenvolvê-los. Estamos, por norma, constantemente focadas em conseguir lidar com os nossos pontos fracos, e com as nossas “falhas”. Devemos mudar o foco e reconhecer o que nos potencia e o que nos diferencia, e trabalhar no sentido de levar essas nossas características a um outro nível.
  5. Aceitar a inexistência da perfeição, e entrar em acção. Coloque uma coisa na sua cabeça: a perfeição na existe. Se está à espera do momento certo, bem que pode esperar sentada, e ver as outras pessoas atingirem novos resultados e outros patamares nas suas vidas. Por isso, entre em acção. Nunca se vai sentir totalmente preparada.
  6. Abandonar as desculpas. Coloque em prática a regra dos 5 segundos de Mel Robbins: quando existir alguma coisa para fazer, alguma ideia que surja ou algum compromisso, tem 5 segundos para entrar em acção. Caso contrário é bem provável que acabe por não fazer nada, e por ceder às desculpas que o seu cérebro vai tentar colocar para manter na zona de conforto. O cérebro e as desculpas desafiam-se em 5 segundos. Não se esqueça disso! Sobre este tema, existe um livro e uma Ted Talk, da autoria de Mel Robbins, oradora motivacional.
  7. Abandonar a zona de conforto, em jeito de reforço do que foi referido no ponto anterior. Não é na zona de conforto que crescemos e que obtemos melhores resultados. Não é aí que conseguimos atingir os nossos objectivos.
  8. Sorrir mais. Já sabemos que ajuda. E não temos nada a perder com isso, certo?
  9. A pessoa mais importante na sua vida é você mesma.
  10. Perdoe-se. A si e às outras pessoas. Os novos planos e intenções não avançarão caso continuemos presas ao passado.

Aproveito para questionar, em jeito de desafio / reflexão final: O que aprendeu sobre si em 2020?

Se desejar partilhar, sabe onde me pode encontrar ????

Obrigada e um Feliz 2021!

Próximas acções de formação:

– Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui;

– Programa Intensivo de Liderança Feminina – Edição Especial ATITUDE 2021, Alcobaça, a ser realizado em 22.01.2021;

– Programa Intensivo de Liderança Feminina – Edição Especial ATITUDE 2021, Estoril, a ser realizado em 30.01.2021.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Será que 2021 vai correr bem? A resposta só depende de si

Para ajudar-vos a entrar no espírito certo, a rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês deixa cinco dicas para que o novo ano seja fantástico

Sucesso Pessoal e Profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional: 10 dicas fundamentais para quem deseja crescer

A rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês foca-se nos passos necessários para evoluir pessoal e profissionalmente.

Sucesso Pessoal e Profissional

O manual para lidar com pessoas nos dias de hoje

Saiba como pode desenvolver as suas capacidades no que diz respeito à melhoria das relações com as pessoas que a rodeiam.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Dicas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das mulheres após a menopausa

A propósito do Dia Mundial da Menopausa (18 de outubro), uma ginecologista e uma fisioterapeuta de pavimento pélvico partilham algumas informações úteis.

Saúde

Os motivos para o IMC ser um método ultrapassado para avaliar o peso e a saúde

Trata-se de um sistema falho e, como tal, não deve ser a única referência para determinar se uma pessoa é (ou está) "saudável".

Moda

Este truque de styling deixa os cadigãs mais elegantes

É simples, mas faz uma grande diferença.

Pera Doce

Já conhece o Otro lado do luxo?

O que têm em comum a perfumaria de nicho, o design e a arquitetura, a alfaiataria de luxo e o chef Vitor Sobral? Foi isso mesmo que fomos descobrir no primeiro restaurante do grupo OTRO.

Celebridades

Adele dita as próximas tendências da estação com look outonal perfeito

Das cores, passando pelos tecidos, às silhuetas, a cantora acertou em cheio.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker estão noivos

Veja as fotografias do momento em que o músico pediu a empresária em casamento.

Beleza

Seda ou cetim? A melhor opção de fronha para cabelos afro

Deixar tecidos como o algodão de lado faz maravilhas pelos cabelos com textura durante a noite.

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.

Beleza

5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

Em equipa que ganha não se mexe.