@nycbambi

Que 2021 seja um ano de resultados diferentes e melhores. E começo esta crónica desde já com uma má notícia: se queremos melhores resultados, devemos alterar algumas coisas no nosso contexto… Devemos, sim, sair da nossa zona de conforto!

E a verdade é que fugimos disto a sete pés. Mas também é verdade que, olhando para trás, o ano 2020 ensinou-nos isso mesmo: a sair da zona de conforto. Ensinou-nos que sim, somos capazes de nos adaptar, mesmo pensando que não seria possível.

Então, pense comigo: se ultrapassámos o ano 2020, se fomos capazes de nos superar de todas as formas, é mais do que esperado que 2021 seja um ano espectacular, certo? Já provámos a nós mesmas que conseguimos muito mais do que pensávamos conseguir. Os nossos músculos da resiliência, da coragem, da superação, da criatividade saíram muito fortalecidos, e por isso há que aproveitar essa robustez a favor de um 2021 cheio de resultados positivos!

Então, gostaria de recordar alguns princípios a colocar em prática para que 2021 seja um ano cheio de bons resultados:

  1.  Abandonar os hábitos que não estão a trazer os resultados esperados. Não se esqueça de que os nossos hábitos definem os nossos resultados. Por isso, se não estamos a ter os resultados esperados, devemos refletir e mudar os hábitos menos benéficos, substituindo-os por outros que nos sejam mais favoráveis. Isto dá trabalho, mas vale a pena!
  2. Estabelecer objectivos no âmbito pessoal e profissional. Seja organizada. Escreva as suas metas, defina onde quer chegar, e defina também o caminho para que isso aconteça.
  3. Desenvolver mais o networking. Tal como nos diz o provérbio africano: “Se queres ir rápido, vai sozinho. Se desejas chegar longe, vai em grupo”. Não se esqueça de conhecer pessoas, de construir e desenvolver o seu círculo de confiança.
  4. Dar prioridade aos nossos pontos fortes e desenvolvê-los. Estamos, por norma, constantemente focadas em conseguir lidar com os nossos pontos fracos, e com as nossas “falhas”. Devemos mudar o foco e reconhecer o que nos potencia e o que nos diferencia, e trabalhar no sentido de levar essas nossas características a um outro nível.
  5. Aceitar a inexistência da perfeição, e entrar em acção. Coloque uma coisa na sua cabeça: a perfeição na existe. Se está à espera do momento certo, bem que pode esperar sentada, e ver as outras pessoas atingirem novos resultados e outros patamares nas suas vidas. Por isso, entre em acção. Nunca se vai sentir totalmente preparada.
  6. Abandonar as desculpas. Coloque em prática a regra dos 5 segundos de Mel Robbins: quando existir alguma coisa para fazer, alguma ideia que surja ou algum compromisso, tem 5 segundos para entrar em acção. Caso contrário é bem provável que acabe por não fazer nada, e por ceder às desculpas que o seu cérebro vai tentar colocar para manter na zona de conforto. O cérebro e as desculpas desafiam-se em 5 segundos. Não se esqueça disso! Sobre este tema, existe um livro e uma Ted Talk, da autoria de Mel Robbins, oradora motivacional.
  7. Abandonar a zona de conforto, em jeito de reforço do que foi referido no ponto anterior. Não é na zona de conforto que crescemos e que obtemos melhores resultados. Não é aí que conseguimos atingir os nossos objectivos.
  8. Sorrir mais. Já sabemos que ajuda. E não temos nada a perder com isso, certo?
  9. A pessoa mais importante na sua vida é você mesma.
  10. Perdoe-se. A si e às outras pessoas. Os novos planos e intenções não avançarão caso continuemos presas ao passado.

Aproveito para questionar, em jeito de desafio / reflexão final: O que aprendeu sobre si em 2020?

Se desejar partilhar, sabe onde me pode encontrar ????

Obrigada e um Feliz 2021!

Próximas acções de formação:

– Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui;

– Programa Intensivo de Liderança Feminina – Edição Especial ATITUDE 2021, Alcobaça, a ser realizado em 22.01.2021;

– Programa Intensivo de Liderança Feminina – Edição Especial ATITUDE 2021, Estoril, a ser realizado em 30.01.2021.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Será que 2021 vai correr bem? A resposta só depende de si

Para ajudar-vos a entrar no espírito certo, a rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês deixa cinco dicas para que o novo ano seja fantástico

Sucesso Pessoal e Profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional: 10 dicas fundamentais para quem deseja crescer

A rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês foca-se nos passos necessários para evoluir pessoal e profissionalmente.

Sucesso Pessoal e Profissional

O manual para lidar com pessoas nos dias de hoje

Saiba como pode desenvolver as suas capacidades no que diz respeito à melhoria das relações com as pessoas que a rodeiam.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Celebridades

Oprah nem sempre foi Oprah: este é o nome verdadeiro da apresentadora americana

Estamos chocadas!

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Lifestyle

Catarina Alves, arquiteta e designer de interiores, partilha cinco dicas para quando estamos a pensar decorar a nossa casa

A fundadora da CATE, Catarina Alves, partilhou connosco alguns conselhos bem úteis na altura de pensar em decorar a sua casa.

Comportamento

Os principais motivos para ex-casais terem recaídas íntimas logo após o término

Algo muito comum, principalmente logo após o término.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Celebridades

Conheça a luxuosa nova mansão de Dwayne Johnson

Faça uma visita guiada à nova propriedade do conhecido ator.

Moda

Vestidos indispensáveis para um verão boho-chic

Estas seis sugestões são a cara da nova temporada.

#ActivaEmCasa

Estes exercícios prometem deixar as suas pernas e abdominais "on fire"

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beauty Spot

8 eyeliners coloridos para alegrar qualquer maquilhagem

Este é o tema da rubrica Beauty Spot desta semana.