@gerihirsch

Muitas teorias existem no que diz respeito à primeira impressão que criamos nas outras pessoas. Já ouvi falar em sete minutos, muito pouco tempo para criarmos ou não uma boa impressão e empatia com alguém… E chega a ser assustador, não concorda comigo?

Depois, outros factores entram nesta assustadora equação: a forma como nos vestimos, o nosso tom de voz, a nossa postura corporal, os nossos gestos. Mais uma vez: muito pouco tempo, principalmente em situações de grande impacto nas nossas vidas como, por exemplo, a ida a uma entrevista de emprego, ou até um evento de networking que pode mudar a nossa vida, se conhecermos “A” pessoa certa.

Sei que muitas de nós não têm essa consciência. De facto, uma “entrada em grande”, em qualquer âmbito que seja, pode significar um desfecho positivo para quem tem essa “coragem de entrar em grande” em determinada situação.

Ora, uma boa impressão prepara-se, treina-se tantas e tantas vezes até se tornar normal em nós esta construção de uma empatia quase automática com as outras pessoas. É uma competência que todas podemos e devemos adquirir, para que não nos arrependamos mais tarde de não ter dado o nosso máximo nesta ou naquela oportunidade que só surgiu uma vez.

Como se pode então trabalhar no sentido de causar uma boa impressão? Seguem algumas ideias que poderá colocar em prática:

  1. Recordar os seus pontos fortes. Escrever, ler, sempre que a tendência seja focar nas suas inseguranças e medos. E recordar sempre que se esteja a preparar para os seus 7 minutos de boa impressão.
  2. Preparar bem, o que vai dizer, fazer, bem como a forma como se vai apresentar fisicamente. Recordo que a mensagem verbal (aquilo que efectivamente dizemos) é só uma pequena parte da equação. Tudo o resto são factores não verbais, que felizmente podemos controlar, treinando.
  3. Ter sempre em mente o resultado final, como se quer sentir após a sua “entrada em grande”, e o que deseja obter após essa primeira impressão/empatia. Visualize, e retenha essa informação para si, confiante de que o resultado vai ser esse.
  4. Aceitar o que somos, como somos. Aceitar as nossas diferenças, e não comparar nunca com as pessoas que vamos encontrar. Comparar diminui.

Uma pergunta que muito nos assusta, e que deixo aqui em jeito de reflexão: O que dizem sobre si quando sai da sala? Isso sim, é fruto do seu investimento (ou não) numa primeira boa impressão, numa “entrada em grande”. E essa boa impressão é aquela que muito provavelmente vai prevalecer.

Próximas acções de formação:

Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Novo ano, novas estratégias eficazes para atingir objetivos

Na rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês, falamos de recomeços. E haverá altura melhor para pôr objetivos em prática do que o Ano Novo?

Sucesso Pessoal e Profissional

Será que 2021 vai correr bem? A resposta só depende de si

Para ajudar-vos a entrar no espírito certo, a rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês deixa cinco dicas para que o novo ano seja fantástico

Sucesso Pessoal e Profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional: 10 dicas fundamentais para quem deseja crescer

A rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês foca-se nos passos necessários para evoluir pessoal e profissionalmente.

Mais no portal

Moda

Este truque de styling deixa os cadigãs mais elegantes

É simples, mas faz uma grande diferença.

Pera Doce

Já conhece o Otro lado do luxo?

O que têm em comum a perfumaria de nicho, o design e a arquitetura, a alfaiataria de luxo e o chef Vitor Sobral? Foi isso mesmo que fomos descobrir no primeiro restaurante do grupo OTRO.

Celebridades

Adele dita as próximas tendências da estação com look outonal perfeito

Das cores, passando pelos tecidos, às silhuetas, a cantora acertou em cheio.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker estão noivos

Veja as fotografias do momento em que o músico pediu a empresária em casamento.

Beleza

Seda ou cetim? A melhor opção de fronha para cabelos afro

Deixar tecidos como o algodão de lado faz maravilhas pelos cabelos com textura durante a noite.

Moda

Mafalda Carvalho mostra os desfiles (e as emoções) do último dia de Portugal Fashion

Veja tudo o que aconteceu na Alfândega do Porto.

Lifestyle

A Pizzaria Luzzo é uma das pérolas da Graça

Da comida ao ambiente, tudo é pensado para proporcionar refeições (e momentos) super agradáveis.

Lifestyle

Esta câmara trendy foi concebida para tirar selfies

Ela permite tirar, imprimir e partilhar fotografias em movimento. Um sonho para a Geração Z.

Beleza

5 cortes de cabelo clássicos que nunca saem de moda

Em equipa que ganha não se mexe.

Moda

Bailarinas: como usar estes sapatos clássicos de formas contemporâneas

Inspire-se nestas estrelas das redes sociais para adicionar estes sapatos versáteis e elegantes aos seus próximos visuais de outono.

Saúde

Cuidados a ter com a saúde íntima feminina quando as temperaturas descem

Eis as dicas de um ginecologista e obstetra dos hábitos a adotar nesta altura do ano.