Pinterest

Não sei se já reparou, mas o paradigma e as tendências ao nível da valorização dos profissionais no mercado de trabalho estão a mudar. E ainda bem!

Hoje em dia, as empresas valorizam cada vez mais as competências/capacidades de cada um, em detrimento do chamado “canudo”. A verdade é que a existência de um diploma pode abrir portas mais facilmente, mas não é necessariamente algo que nos ajude a progredir na nossa carreira profissional e na nossa vida. E aqui posso começar a levar com “ovos da Páscoa” em cima, estou preparada para isso, porque sei que a grande maioria das mentalidades ainda se encontram demasiado presas à valorização do diploma. Não me interpretem mal! O diploma é importante, como referi.

No entanto, mais do que “saber saber”, há que “saber fazer”, e é aqui que as pessoas com potencial de sucesso se destacam das outras que somente conseguem obter resultados medíocres. E… desculpem-me a palavra, talvez um pouco violenta: medíocre. Sim, muitas pessoas optam pela mediocridade a vida toda, simplesmente porque insistem em não se desafiarem e não evoluírem no âmbito do conhecimento. Estas pessoas são aquelas que pensam muitas vezes “não vou aprender isto ou aquilo porque é muito caro”; “não vou comprar este livro ou participar em determinado seminário porque são caríssimos” ou “não tenho tempo para aprender sobre isto”. E, desta forma, decidem ficar exatamente onde estão: no âmbito da mediocridade. São pessoas geralmente infelizes, mas conformadas, e assim nada fazem por seguir os seus sonhos e por chegarem onde mais desejam nas suas vidas.

O nosso melhor investimento não passa pela compra de ações na bolsa, e não passa também necessariamente pela aquisição de imóveis (perdoem-me os meus queridos clientes do setor imobiliário!). O nosso melhor e mais inteligente investimento é em nós mesmos(as), na nossa educação e no desenvolvimento de competências. E mais ainda: no desenvolvimento de uma atitude de coragem, de entrada em ação, rumo à implementação do conhecimento que vamos adquirindo. Por várias vezes digo que o conhecimento não vale de nada se não for colocado em prática. E é aqui que entram também as “soft skills”…

Já por várias vezes escrevi sobre as chamadas “soft skills”, que também se adequam em muito com o tema desta crónica. Mais do que ter competências técnicas, as empresas valorizam muito as competências comportamentais: a comunicação, a gestão do tempo e do stress, a priorização, a autoliderança, a criatividade, o espírito de iniciativa, entre outros.

De que forma podemos então investir no desenvolvimento das nossas competências? Seguem algumas dicas muito simples:

  1. Desafie a sua mente, através da aquisição dos chamados “provocadores de ideias”. Ou seja: crie o hábito de ler pelo menos um livro por mês, sobre um tema que represente uma saída da zona de conforto. Pode ser livro ou revista, desde que nos obriguem a pensar de outra forma, e a considerar outros pontos de vista.

  2. Hoje em dia existe bastante conteúdo de interesse online, há somente que saber escolher a que profissional ou a que tema vai dedicar o seu tempo. Pesquise as tendências, e aprenda sobre elas.

  3. À medida que vai aprendendo, obrigue-se a colocar em prática essas aprendizagens. Caso contrário, será uma perda de tempo, acredite em mim!

  4. Prática e repetição. Esta é a chave para adquirir uma nova competência. Não nascemos ensinados/as e por isso devemos insistir na prática de algo, caso desejemos ter um bom desempenho nessa nova área / tema. Persistência!

Termino a crónica tal como comecei: as exigências das pessoas e do mercado estão a mudar. Invista em si, na sua evolução, e com certeza que estará no caminho certo. Estou deste lado! Obrigada pela confiança.

Próximas ações de formação

Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

Networking: como criar redes de pessoas

O termo em inglês consiste na relação entre indivíduos ou grupos que partilham interesses pessoais/profissionais, sendo que trocam informações e influências.

Sucesso Pessoal e Profissional

Uma primeira primeira impressão não tem segundas oportunidades

Na rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês, Mafalda Almeida explica como pode trabalhar no sentido de causar (sempre) uma boa impressão.

Sucesso Pessoal e Profissional

Desenvolvimento pessoal e profissional: 10 dicas fundamentais para quem deseja crescer

A rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês foca-se nos passos necessários para evoluir pessoal e profissionalmente.

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.