@19.xcv

O poder das palavras muitas vezes não é reconhecido por nós, e é uma pena que assim seja. A falta de cuidado com o que se diz, a pouca dedicação às palavras que escolhemos utilizar no nosso dia-a-dia podem trazer-nos graves consequências. E a verdade é que não temos essa consciência, na grande maioria das vezes.

Quando falo em “palavras”, refiro-me não só ao que verbalizamos com as outras pessoas, mas também à qualidade do que dizemos a nós mesmas/os. Muitas vezes a baixa autoestima tem origem exactamente aí: na ausência de qualidade dos diálogos connosco, a chamada “voz interior”.

Isto reflecte-se por exemplo em situações no âmbito profissional. Se eu digo a mim mesma que vou conseguir atingir determinado patamar na minha carreira, automaticamente as minhas acções vão ser desenvolvidas no sentido de validar estas minhas palavras, esta minha vontade. Isto porque o meu diálogo interior me dá poder, e faz-me sentir capaz e confiante.

As palavras são, de facto, mágicas, e, quando bem utilizadas, trazem-nos resultados maravilhosos, connosco e com as outras pessoas. Por exemplo: tem ideia do poder de um elogio em contexto de liderança? Tem ideia do quão importante é reconhecer por palavras o bom desempenho das pessoas que lidera na sua vida? Não me refiro só ao contexto profissional, mas também ao contexto pessoal.

Por favor, tenha mais em atenção o que está a transmitir com as palavras que utiliza, tanto consigo como com as outras pessoas. Algumas dicas? Aqui vamos nós:

  1. Substitua a palavra “problema” por “tema”. Vai verificar que a predisposição para a procura de soluções e para a entrada em acção vai ser maior. O cérebro gosta mais de resolver temas do que problemas.
  2. Elogie mais. Sempre que puder, sempre que tiver a mais ínfima razão para o fazer. O elogio serve para as outras pessoas e para si mesma/o.
  3. Sabia que a palavra “não” também produz magia? Quando bem utilizada, ajuda, por exemplo, a priorizar. Experimente deixar de dizer sempre “sim” a tudo e a todos, e siga a sua intuição. Vai verificar que a sua produtividade aumentará, bem como o seu amor próprio…
  4. A palavra “sim” também é mágica. Principalmente quando aplicada a contextos que reclamem uma melhoria da nossa confiança e autoestima. Diga mais vezes “sim” a si mesma.
  5. Substitua a palavra “obstáculo” por “desafio”. Tal como no primeiro ponto, o cérebro gosta mais de desafios do que de obstáculos ou bloqueios.

Coloque em prática estas pequenas dicas e depois conte-me tudo! Qual o resultado prático no seu contexto profissional e pessoal? Estou aqui para acompanhar. Obrigada pela confiança.

Próximas ações de formação

Programa Intensivo de liderança Feminina, a ser realizado no mês de Junho, nas instalações do Your Hotel & Spa, Alcobaça. Data ainda a determinar.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

O nosso melhor investimento não se limita a um "canudo"

Na rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, Mafalda Almeida fala sobre como as exigências das pessoas e do mercado estão a mudar.

Sucesso Pessoal e Profissional

Networking: como criar redes de pessoas

O termo em inglês consiste na relação entre indivíduos ou grupos que partilham interesses pessoais/profissionais, sendo que trocam informações e influências.

Sucesso Pessoal e Profissional

Uma primeira primeira impressão não tem segundas oportunidades

Na rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês, Mafalda Almeida explica como pode trabalhar no sentido de causar (sempre) uma boa impressão.

Mais no portal

Moda

Estas saias prometem fazer furor nas estações quentes

Apresentamos-lhe seis modelos que são ótimos investimentos tanto para a primavera como para o verão de 2021.

Lifestyle

Vamos falar sobre os deliciosos tacos japoneses do FishFish Sushi?

Às quartas-feiras, na compra de três tacos, o restaurante oferece um quarto. Uma oferta literalmente irresistível!

Body Shaper

O derradeiro plano para declarar guerra à celulite e à retenção de líquidos

O novo episódio da rubrica Body Shaper traz-lhe um plano de ataque, sublinhe-se, só com dicas caseiras.

Diz Quem Sabe

Questões a ponderar antes de avançar com uma mudança na vida profissional

A coach Lúcia Palma deixa alguns pontos a ter em conta antes de efetuar qualquer mudança neste campo.

Saúde

Os reajustes necessários para perder peso depois dos 40

Aconselhados por uma especialista.

Beleza

Base demasiado clara? Este truque do TikTok ajuda a resolver o problema

É bastante simples e económico.

Moda

Duvidamos que haja um vestido mais prático do que este

É só vestir e sair porta fora, sem pensar muito no styling.

Comportamento

Os 10 pilares de relacionamentos saudáveis

De acordo com um perito em relações amorosas, existem 10 alicerces de uma parceria que tendem a ser subestimados.

Celebridades

Ex-mulher de Travis Barker alega que o músico teve um caso com Kim Kardashian

Barker é o novo namorado de Kourtney Kardashian.

Diz Quem Sabe

O guia para criar uma selva urbana em casa

Um artigo de opinião assinado por José Luís Velasco, product manager da Gardenia, sobre os novos hábitos que se cultivaram e enraizaram em tempos de confinamento.

Comportamento

Como ser mais vulnerável num relacionamento (mesmo que isso a assuste)

O medo da rejeição faz-nos levantar a guarda e, por conseguinte, perdemos coisas boas como a intimidade e a conexão.

Diz Quem Sabe

O couro cabeludo também precisa de proteção solar

O Dr. Carlos Portinha, coordenador Clínico do Grupo Inspary, explica que o cancro da pele pode ser uma das consequências da exposição do couro cabeludo aos raios solares.