@19.xcv

O poder das palavras muitas vezes não é reconhecido por nós, e é uma pena que assim seja. A falta de cuidado com o que se diz, a pouca dedicação às palavras que escolhemos utilizar no nosso dia-a-dia podem trazer-nos graves consequências. E a verdade é que não temos essa consciência, na grande maioria das vezes.

Quando falo em “palavras”, refiro-me não só ao que verbalizamos com as outras pessoas, mas também à qualidade do que dizemos a nós mesmas/os. Muitas vezes a baixa autoestima tem origem exactamente aí: na ausência de qualidade dos diálogos connosco, a chamada “voz interior”.

Isto reflecte-se por exemplo em situações no âmbito profissional. Se eu digo a mim mesma que vou conseguir atingir determinado patamar na minha carreira, automaticamente as minhas acções vão ser desenvolvidas no sentido de validar estas minhas palavras, esta minha vontade. Isto porque o meu diálogo interior me dá poder, e faz-me sentir capaz e confiante.

As palavras são, de facto, mágicas, e, quando bem utilizadas, trazem-nos resultados maravilhosos, connosco e com as outras pessoas. Por exemplo: tem ideia do poder de um elogio em contexto de liderança? Tem ideia do quão importante é reconhecer por palavras o bom desempenho das pessoas que lidera na sua vida? Não me refiro só ao contexto profissional, mas também ao contexto pessoal.

Por favor, tenha mais em atenção o que está a transmitir com as palavras que utiliza, tanto consigo como com as outras pessoas. Algumas dicas? Aqui vamos nós:

  1. Substitua a palavra “problema” por “tema”. Vai verificar que a predisposição para a procura de soluções e para a entrada em acção vai ser maior. O cérebro gosta mais de resolver temas do que problemas.
  2. Elogie mais. Sempre que puder, sempre que tiver a mais ínfima razão para o fazer. O elogio serve para as outras pessoas e para si mesma/o.
  3. Sabia que a palavra “não” também produz magia? Quando bem utilizada, ajuda, por exemplo, a priorizar. Experimente deixar de dizer sempre “sim” a tudo e a todos, e siga a sua intuição. Vai verificar que a sua produtividade aumentará, bem como o seu amor próprio…
  4. A palavra “sim” também é mágica. Principalmente quando aplicada a contextos que reclamem uma melhoria da nossa confiança e autoestima. Diga mais vezes “sim” a si mesma.
  5. Substitua a palavra “obstáculo” por “desafio”. Tal como no primeiro ponto, o cérebro gosta mais de desafios do que de obstáculos ou bloqueios.

Coloque em prática estas pequenas dicas e depois conte-me tudo! Qual o resultado prático no seu contexto profissional e pessoal? Estou aqui para acompanhar. Obrigada pela confiança.

Próximas ações de formação

Programa Intensivo de liderança Feminina, a ser realizado no mês de Junho, nas instalações do Your Hotel & Spa, Alcobaça. Data ainda a determinar.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

O nosso melhor investimento não se limita a um "canudo"

Na rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, Mafalda Almeida fala sobre como as exigências das pessoas e do mercado estão a mudar.

Sucesso Pessoal e Profissional

Networking: como criar redes de pessoas

O termo em inglês consiste na relação entre indivíduos ou grupos que partilham interesses pessoais/profissionais, sendo que trocam informações e influências.

Sucesso Pessoal e Profissional

Uma primeira primeira impressão não tem segundas oportunidades

Na rubrica Sucesso Pessoal e Profissional deste mês, Mafalda Almeida explica como pode trabalhar no sentido de causar (sempre) uma boa impressão.

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.