@yana.potter.art

Provavelmente já ouviu dizer que os primeiros segundos têm um enorme impacto quando nos damos a conhecer a alguém, e o oposto também acontece. O facto é que nos esquecemos deste “pequeno” pormenor na maioria das vezes, e escrevo esta crónica com o principal objetivo de reforçar esta ideia e a importância destes tão preciosos primeiros segundos.

A verdade é que, ao criarmos uma primeira impressão sobre alguém, revela-se muito desafiante mudarmos de ideias num curto prazo. Isso pode ser bom (se a primeira impressão for positiva), mas também pode ser negativo (se o primeiro contacto não correr assim tão bem…). Ora, há que trazer à consciência esta importância, para que consigamos melhorar a nossa performance em contextos (maioritariamente) profissionais como, por exemplo, entrevistas de emprego, eventos e situação de networking, ou até em reuniões com pessoas desconhecidas.

A forma como comunicamos marcará a diferença e, neste âmbito, quando me refiro à “comunicação”, incluo duas vertentes: verbal e não verbal. A verdade é que a comunicação não verbal tem muito mais peso nestes primeiros segundos em que nos damos a conhecer a alguém. Refiro-me, por exemplo, ao tom de voz, à postura corporal, à direção do olhar e até à forma de vestir. Tudo é comunicação, inclusive a forma como nos sentamos, bem como os gestos que praticamos à medida que vamos suportando aquilo que a comunicação verbal vai transmitindo.

É também importante (principalmente no âmbito profissional, sublinho), termos o nosso “discurso de elevador” preparado e sempre na “ponta da língua”, caso seja necessário apresentarmo-nos num reduzido (mas importante) espaço de tempo.

Mas o que é, afinal, o “discurso de elevador”? É algo que se trabalha muito no âmbito das formações em marca pessoal e profissional. O “elevator pitch” (ou discurso de elevador), é um breve parágrafo que nos ajude a posicionar as nossas capacidades, pontos fortes e o nosso fator de diferenciação perante novas pessoas que estejamos a conhecer.

Imagine que entra no elevador e que encontra a pessoa que mais admira neste mundo (e que não conheça, obviamente). Essa pessoa, muito simpaticamente, pergunta-lhe quem é. O que é que você diz? De que forma se vai apresentar naqueles reduzidos segundos até chegarem ao vosso destino? Uma coisa é certa: deverá dizer algo que prenda a atenção dessa pessoa, e que a faça querer saber mais sobre si.  Ter o seu “discurso de elevador” preparado pode (e vai!) salvá-lo(a) em várias situações, permitindo assim que os primeiros segundos relativos a um novo contacto sejam bem aproveitados.

Algumas dicas? Aqui vão elas:

  1. Tenha consciência de quais são os seus pontos fortes como profissional. Escreva-os. Recorde a pessoa fantástica que é, bem como as suas conquistas até ao momento. Isso reforçará a sua confiança e a sua autoestima;
  2. Da mesma forma, saiba quais os seus valores inquestionáveis. Dizer o que nos move e o que nos inspira na vida é sempre uma mais-valia neste tipo de situações;
  3. Escreva o seu discurso e leia-o muitas vezes, até estar bem interiorizado;
  4. Treine também a sua linguagem não verbal, e aqui incluímos a gestão da sua imagem.

A preparação é um dos fatores de maior importância para que consigamos os resultados que pretendemos. Por isso, aqui fica o conselho: prepare bem o seu elevator pitch! Nunca se sabe quem vai conhecer já hoje ou nos tempos mais próximos… Estou por aqui, obrigada pela confiança!

Próximas acções de formação:

  • Programa Intensivo de Liderança Feminina, 17.09.2021, Alcobaça, presencial
  • Certificação em Coaching, presencial ou online, com previsão para Novembro de 2021.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.

Moda

Parfois: estas malas dão um toque de sofisticação aos 'looks' mais casuais

E estão em saldos!

Moda

5 casacos clássicos para comprar agora e usar durante muitos anos

Estes peças aliam elegância e conforto, e, portanto, nunca saem de moda.