@babba

Tantos de nós queremos chegar longe de forma rápida, bonita, eficaz, eficiente, perfeita. Nas minhas formações, é rara a vez em que não digo que a perfeição não existe. Temos a ideia de que atingir o sucesso é algo mágico, que pode acontecer por sorte, ou “tropeçando” num acaso ou numa pessoa qualquer. Ora, tal como não existe perfeição, também não existem acasos, na minha opinião.

A perfeição faz-se dia-a-dia, a sorte vem com esse trabalho. E sim, a má notícia é que é preciso trabalhar, focar, decidir, persistir, se algum dia queremos atingir de facto os nossos sonhos. Mesmo se o sonho passar por ter um amor e uma cabana, isso implica esforço, cedências, decisões.

Aprender a chegar a um outro nível na nossa vida, nem que seja um nível de felicidade diferente, de concretização, requer assumir a humidade de estar a aprender sempre. A aprendizagem surge quando assumimos o nosso ínfimo tamanho perante o mundo. Reconhecer o nosso papel nessa equação, reconhecer que enquanto aprendermos estamos vivos/as.

Estar na sombra é importante, porque só assim damos valor à luz que surgirá fruto do nosso esforço, empenho, resiliência. Com isto tudo quero dizer que os atalhos não existem, quer seja num contexto pessoal como profissional. Não existe atalho para ser feliz, não existe atalho para uma carreira brilhante. A excelência requer prática e repetição. E enquanto isso acontece, estaremos orgulhosamente a aprender, sendo sombras do conhecimento, dos feitos, do percurso de alguém.

Ser sombra é algo positivo, a certa altura da nossa vida. Ser sombra implica ser humilde, aprender constantemente, ensinar constantemente (porque só assim se aprende!). Ser sombra implica admirar o que já existe. Ser sombra implica saber que o oposto existe, e esse oposto é a luz.

Sejamos a sombra da nossa melhor versão, porque a luz vai acabar por surgir, com persistência, resiliência e paciência. Nesta crónica não vos deixo “dicas”, porque ser sombra é fácil. Basta estarmos dispostos a aprender sempre. Ser sombra do conhecimento para um dia, ou num momento, podermos ser a luz.

Próximos eventos:

  • “Sócias – gestão de vida e de carreira”. 12 de fevereiro, Casino Estoril. Bilhetes à venda.
  • Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, de 23 a 29 de Abril, inscrições já abertas.

Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal