
Nós, Mulheres, somos multitaskers (temos a capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo). É o que dizem, e até levamos este princípio como um elogio. Mas não devíamos. Explico porquê…
Quando o nosso foco está distribuído por vários pontos, não nos conseguimos dedicar com qualidade à realização das tarefas. Conseguimos apenas entrar em “modo automático”, o que corresponde à realização de tarefas que não requerem nenhum esforço mental.
Tudo o que requeira esforço mental e qualidade na entrega final não pode ser feito em modo multitasking / piloto automático. Até podemos saber disto, até podemos achar que o que acabei de escrever tem toda a lógica, no entanto não é assim que atuamos no nosso dia-a-dia. Entramos em “modo bombeiro”, onde só conseguimos despachar tarefinhas que em nada acrescentam à jornada rumo aos nossos objetivos.
Somos, portanto, tarefeiras. Desculpe-me se a ofendi. Há que deixar este posicionamento e começar a dedicar o nosso precioso e escasso tempo ao que realmente interessa: passar do “modo tarefeira” para o “modo conquistadora”. Acredite que vai sentir-se muito mais produtiva, inteligente, poderosa, dona do seu tempo, das suas ideias, dos seus projetos e do seu futuro.
Tudo isto se prende com as rotinas, com os nossos hábitos. A boa notícia é que os nossos hábitos podem ser alterados. Não conseguiremos mudar as rotinas da noite para o dia, mas conseguimos, com certeza, com a nossa tão querida resiliência.
Seguem algumas sugestões:
- Planear a semana ao domingo. Porquê? Porque isto vai trazer uma sensação de maior controlo sobre o seu tempo e os seus resultados. Vai permitir também uma maior capacidade para priorizar atividades.
- Aprender a treinar o “músculo do não”, dizendo esta tão temida palavra mais vezes, e sem medo da rejeição, ou da perda do “amor” de alguém. Existem muitas formas de dizer não, e como sabemos, o medo de perder o amor, a simpatia ou a amizade de alguém por dizermos não não passa só disso: medo. Há que perceber que ao dizermos não às outras pessoas (e às urgências que são só delas…), estamos a dizer “sim” a nós, aos nossos objetivos.
- Afastar os maiores vampiros do nosso tempo: o telemóvel e as redes sociais. Existe um estudo que nos diz que, em média, passamos cerca de 2h por dia nas redes sociais. Ao final de uma semana são 10h. Tenho uma pergunta para si: o que conseguiria fazer com mais 10h disponíveis na sua semana? Fica a reflexão.
Uma maior e melhor organização do tempo trará consigo menos ansiedade, reforço da confiança, mais foco e melhores resultados.
Quando vamos começar a trabalhar este músculo? Conte-me tudo, estou por aqui!
Próximos eventos e formações:
- Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, de 23 a 29 de Abril de 2022, inscrições abertas e vagas limitadas.
- Pequeno almoço de Networking para Mulheres executivas, Líderes e Empreendedoras RISE UP – 04.03.2022 (Lisboa)
- RISE UP Porto (conferência) – 08.04.2022