activa

Perfil

Saúde e Beleza

O alarmante perigo de beber refrigerantes light (que ninguém lhe disse)

Mais vale ficar pela água.

Activa.pt

Alexlukin

Na altura de pedir a bebida para acompanhar a sua refeição, se não dispensa algo mais docinho, costuma optar pelas verões light? Pois bem, saiba que essa não é a melhor escolha. Um recente estudo revelou que ingerir duas ou mais bebidas com adoçantes artificiais por dia está associado a um maior risco de sofrer um enfarte.

A American Heart Association (AHA) e a American Stroke Association (ASA) juntaram-se num estudo que envolveu quase 82 mil mulheres entre os 50 e os 79 anos, e que acabou por revelar que o pequeno grupo de pessoas que ingeria aquele tipo de bebidas duas ou mais vezes por dia, tinha um risco 23% maior de vir a sofrer um enfarte, quando comparado com o grupo de pessoas que não mantinham tal hábito. No que toca a doenças cardíacas, o risco era de mais 29%.

Os autores do estudo referiram que os resultados apenas mostram uma associação, e não uma relação de causa-efeito. Ainda assim, a estratégia de cortar calorias da dieta através do consumo de bebidas light poderá ser uma opção arriscada. Falta, agora, identificar quais os adoçantes mais perigosos, e quais os que não representam grandes perigos para a saúde, refere Yasmin Mossavar-Rahmani, que liderou a investigação.

Os refrigerantes diet foram ainda associados a um maior risco de demência e aumento de peso. A solução? Água, muita água. E uma asneira ou outra, mas só de vez em quando.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!