activa

Perfil

Saúde e Beleza

Estas são as melhores formas de prevenir uma ressaca

O fim de semana foi animado?

Activa.pt

Izabela Habur

Se já lhe aconteceu ter uma grande ressaca após uma noite divertida com amigos, o mais certo é gostar de não voltar a ter tais sintomas. Desde vómitos a dores de cabeça fortes, tudo pode acontecer. E o melhor é que é possível preveni-los.

Em conversa com a Health, George F. Koob, diretor do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, diz que a melhor forma de evitar a ressaca é não beber muito (óbvio). Felizmente, também há esperança para todos os que preferem ignorar esta regra.

1 - Coma algo antes de beber

Porque, diz o especialista, a "comida absorve o álcool", evitando que este seja absorvido rapidamente pela corrente sanguínea. Apesar de aconselhar qualquer tipo de alimentos, nota que alguns especialistas acreditam que refeições ricas em proteína e gordura são a melhor opção.

2 - Intercale bebidas alcoólicas com água

Beber água suficiente durante o dia é essencial mas, enquanto se diverte com uma bebida alcoólica na mão, lembre-se de ir bebendo copos de água pelo meio (e antes de ir para a cama). A explicação é simples: o álcool causa desidratação do organismo, pelo que, se não beber água, os sintomas serão mais agressivos, no dia seguinte.

3 - Opte por bebidas mais claras

Por norma, as bebidas mais escuras apresentam mais químicos do que as claras. E isto influenciará, claro, a gravidade dos sintomas de ressaca. Prefira, por exemplo, o gin ao martini rosso. Koob explica que cada pessoa pode reagir de forma diferente - mais ou menos sensível - a estes tóxicos. Ou seja, se beber o mesmo que os seus amigos e tiver sintomas mais fortes, apenas significa que é mais sensível àquela bebida em particular, pelo que, da próxima vez, pode experimentar outra com que se dê melhor.

4 - Durma o suficiente após uma noite de "copos"

O especialista sugere que vá diminuindo a ingestão de álcool, com o passar da noite, para que consiga dormir bem. Isto porque uma boa noite de sono só traz vantagens e a falta dele pode tornar-se bastante desconfortável - sobretudo, com álcool no organismo.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!