memoria.JPG

O constante uso de motores de busca na Internet, como auxílio de pesquisa, pode afectar a nossa capacidade de reter informação, concluiu um estudo recente da Universidade de Harvard.

A constante dependência da Internet está alterar os nossos hábitos de memorização de factos e datas, já que podemos facilmente sabe-los através de uma busca rápida online. Uma equipa de cientistas de Harvard concluiu que plataformas como o Google, Bing ou Yahoo são agora vistas como uma extensão da inteligência humana, em vez de serem encarados como meras ferramentas.

O fenómeno já foi alcunhado de ‘efeito Google’. Os psicólogos da Universidade de Harvard, Daniel Wegner e Adrian Ward, explicam que, nos testes conduzidos, os indivíduos que não viam a necessidade de decorar factos e datas por acreditarem que estes estariam seguramente armazenados na Internet, demonstravam mais dificuldades de memorização. Por outro lado, se acreditassem que essa informação poderia ser apagada, tinham uma maior tendência para recordá-la.

“O nosso trabalho sugere que agora tratamos a internet como uma pessoa com quem partilhamos detalhes e informação. Nós despejamos informação e memórias como faríamos com um membro da nossa família, amigo ou namorado”, escreveram os psicólogos num artigo publicado pelo jornal Scientific American.

Num outro conjunto de testes, os investigadores pediram aos participantes para responderem a perguntas de cultura geral. Um dos grupos usava motores de busca e o outro não. Aqueles que recorreram ao Google e outras ferramentas de pesquisa online, mostravam uma maior confiança e auto-estima em relação aos seus conhecimentos do que aqueles que apenas recorreram à sua memória, apesar das respostas estarem igualmente certas.

“Os resultados mostram que usar o Google dá às pessoas a sensação de que a Internet faz parte das suas próprias faculdades cognitivas. Factos e datas retiradas de uma página da Web são vistos como um produto da própria memória dos participantes no estudo, permitindo-lhes ficar com o crédito de saberem coisas que são produzidas por algoritmos de pesquisa do Google.”

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Desfaça 4 mitos da saúde oral

Os dentes são muitas vezes os ‘parentes pobres’ da nossa saúde. Mas sabe como tratá-los bem?

Beleza

Consumo regular de refrigerantes pode danificar o cérebro

Estudo conclui que as modificações cerebrais, causadas pelo consumo excessivo destas bebidas, são semelhantes às observadas em doenças como Alzheimer e o cancro.

Beleza

'Música no Coração' para combater o Alzheimer? Sim, ajuda

Cantar pode melhorar o desempenho mental de pessoas com esta doença, de acordo com uma nova pesquisa.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.