cebolas.jpg

AFP/Getty Images

Protege o cérebro do stress oxidativo. A cebola contém um antioxidante chamado quercetina que pode ajudar a combater os danos do stress oxidativo, que o exercício ou esforço físico intensos provocam nos músculos. Um estudo feito com animais provou que a quercetina também ajuda a prevenir o stress oxidativo no cérebro, depois de um exercício físico intenso.

Ajuda a manter o coração saudável. O odor forte da cebola (e também do alho) pode não ser muito agradável mas provém de compostos de enxofre, nomeadamente sulfureto de alilo, que, quando combinados com a quercetina, podem ajudar a proteger os vasos sanguíneos contra os danos causados pelo colesterol, melhorando a saúde cardiovascular. A alicina, outro dos compostos da cebola, também ajuda a reduzir a taxa da colesterol, a diminuir a rigidez dos vasos sanguíneos (o que pode ajudar a diminuir a tensão arterial) e previne a formação de coágulos.

Fortalece os ossos. Um estudo realizado em 2009, concluiu que as mulheres que consumiam cebolas todos os dias tinham uma maior densidade óssea do que aquelas que não o faziam. O mesmo estudo também descobriu que o risco de fratura da anca era 20% inferior nas mulheres pós-menopausicas que comiam cebola regularmente. Os investigadores acreditam que este efeito pode dever-se às suas propriedades antioxidantes.

Reduz o risco de cancro. Os antioxidantes, nomeadamente flavonóides como a quercetina, podem ajudar a prevenir o cancro. As suas propridedades ajudam a proteger o material genético das nossas células, impedindo que os agentes cancerígenos as ‘ataquem’ e danifiquem. Alguns estudos indicam que os consumidores mais frequentes de cebola têm menos risco de contrair certos tipos de cancro, como cancro da laringe, colo-rectal e dos ovários.

Melhora as nossas defesas imunitárias. A cebola possui um tipo de hidrato de carbono chamado fruto-oligossacarídeo, que apesar de não ser decomposto pelas nossas enzimas, é alimento de algumas bactérias benéficas que vivem no nosso aparelho gastrointestinal. Estas bactérias ‘boas’ aumentam a nossa capacidade imunitária e ainda ajudam a reduzir a prisão de ventre. A alicina da cebola também tem propriedades anti-bacterianas, anti-virais e anti-fungicas.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Relacionados

Beleza

O segredo para um coração saudável? Molho de tomate

Cientistas acreditam que o segredo da longevidade dos povos do Mediterrâneo pode estar no molho de tomate simples.

Beleza

7 boas razões para comer mais abacate

Está no top dos frutos mais saudáveis. As vantagens são muitas, dos benefícios para o coração à saúde da pele. Conheça alguns dos melhores argumentos para o incluir mais na sua alimentação.

Beleza

Os benefícios do chocolate

Saborear chocolate é um momento único, mas… nem todos gostam do mesmo tipo de chocolate. Gostos diferentes, sabores diferentes é o que faz do chocolate um alimento com muitos fãs.

Beleza

Como permanecer em forma após o final do verão

No final do verão, em que o tempo de praia chegou ao fim, muitas pessoas tendem a descuidar da alimentação, passando a permitir-se a alguns excessos e descuidos. Com o regresso ao trabalho e às rotinas diárias, aliados à falta de tempo, esta tendência costuma acentuar-se. No entanto a atenção e o cuidado com a forma física e alimentação devem ser contínuos, uma missão que não é necessariamente complicada.

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.