vegetais5.jpg

AFP/Getty Images

Os nossos pais sempre nos disseram para comermos os vegetais todos e muitos de nós ficaram de castigo à mesa, até terminarmos aqueles brócolos ‘suculentos’ que a nossa mãe fazia com tanto amor. Mas pelos vistos, essas situações já não são tão comuns como antigamente.

A  Associação Portuguesa de Dietistas (APD) realizou, durante o passado mês de agosto, um estudo que integrou mais de 200 mães portuguesas provenientes das zonas de Lisboa e Porto, com crianças entre os 4 a 10 anos, para comprovar quais os seus conhecimentos acerca dos benefícios dos vegetais para a saúde.

A pesquisa demostrou que muitas não estão bem informadas sobre os benefícios nutricionais destes alimentos e que,  em muitos casos, estes não são incluídos regularmente na sua alimentação e na alimentação das famílias.

O estudo revela ainda alguns resultados alarmantes, concluindo-se que ainda há muito para fazer especialmente em relação à variedade da alimentação à mesa.

Se, em média, 34% das pessoas que fizeram parte da pesquisa almoça em casa 2 vezes por semana, ou seja, somente ao fim-de-semana ou nos dias de folga, apenas 37% almoça em casa todos os dias e 74% janta em casa todos os dias. Por isso, é necessário garantir refeições completas e nutritivas. Apesar de o estudo demonstrar também que os vegetais estão presentes nas alimentações de, pelo menos, 50% por inquiridos, mostra também que apenas 8% faz refeições com leguminosas.

Apurou-se ainda que, apesar de muitas das mães insistirem para os filhos comerem os vegetais, quando há uma birra, umas acabam por desistir e outras tentam substitui-los por outro tipo de alimento. Muitas mães consideraram que fazer com que as crianças consumam regularmente vegetais é “uma batalha perdida”.

O estudo indicou que muitos dos consumidores de vegetais não compra, por norma, estes alimentos congelados, preferindo vegetais frescos por considerarem que têm mais nutrientes. Apenas 27% consome vegetais congelados. Contudo a presidente da associação, Zélia Santos, garante que isto não passa de um mito. “Este é um factor que tem por base uma série de mitos relacionados com os congelados. A maioria associa artificialidade ao alimento congelado, quando no fundo este acaba por conservar maior quantidade de nutrientes quando congelado poucas horas após a colheita”.

Vegetais e leguminosas são alimentos ricos em vitaminas e nutrientes essenciais que o nosso organismo não consegue produzir, mas das quais necessita para diversos processos metabólicos. Como não há nenhum alimento que contenha todas as vitaminas na quantidade adequada, torna-se essencial ter uma alimentação variada, rica em fruta e legumes.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Quivi: um superalimento para melhorar o sono?

Uma experiência científica concluiu que comer dois quivis antes de ir para a cama pode ajudar a aumentar a qualidade e quantidade do tempo que passamos a dormir.

Beleza

15 Ideas para proteger o corpo - e o espírito - no Inverno

Aqueça-se, alegre-se, encha-se de energia e aproveite o inverno para se sentir melhor: sim, é possível

Beleza

10 regras de ouro da Dieta Mediterrânica

Considerada Património Imaterial da Humanidade, lembramos-lhe quais os pilares que fazem deste regime alimentar um dos mais saudáveis do mundo. Comer como os seus avós pode salvar a sua vida.

Beleza

Vilões de 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis' sofriam de falta de vitamina D

Um curioso estudo revela que o bem triunfa sobre o mal, na literatura fantástica dos livros de Tolkien, porque os vilões tinham uma dieta pobre e falta de vitamina D. Com alguns cuidados básicos é possível prevenir-se de doenças provocadas por esta carência, como osteoporose e artrite

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Resiliência: a habilidade que nos permite resistir e reconstruir-nos

Um artigo de opinião assinado pela coach Lúcia Palma sobre a importância da resiliência e como construí-la.

Celebridades

Shia LaBeouf proibiu FKA Twigs de manter contacto visual com outros homens

A cantora relatou alguns momentos "desesperantes" da relação.

#VozActiva

Joana Seixas: "Tenho a certeza de que vou acabar a viver no campo"

Joana Seixas, a protagonista da ACTIVA de fevereiro, abre o coração sobre a relação que tem com a natureza no #VozActiva deste mês.

Celebridades

As histórias de oito celebridades que já foram sem-abrigo

Antes de terem a sua primeira grande oportunidade, estes famosos chegaram a não ter onde viver.

Saúde

Os cuidados a ter com os animais de estimação durante a pandemia

Estas medidas assegurem a saúde e o bem-estar de toda a família neste período de confinamento.

Beleza

Cabelos encaracolados: esta escova está a tornar-se viral

Veja por si mesma.

Comportamento

5 brinquedos sexuais para aproveitar este São Valentim sem limites

Para casais, solteiros, ou simplesmente para deixar um amigo feliz.

Moda

Katie Holmes, Gigi Hadid e Alexa Chung adoram estes sapatos

Estas são apenas algumas das celebridades que estão rendidas a este modelo prático e confortável.

Moda

A tendência denim que vamos ver por todo o lado

Seja para uma sessão de fotografias em casa ou para ir trabalhar, se for o caso, atente nesta nova moda.

Saúde

Afinal, o sushi é ou não saudável?

O enigma resolvido, segundo alguns especialistas.

Comportamento

Afinal o que é uma vida sexual normal?

Especialistas analisaram o assunto e apresentam conclusões.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.