RTR2JL46 (1).jpg

REUTERS

Pernas pesadas, TPM, ossos fracos, anemia… Muitas das nossas mazelas podiam ser facilmente eliminadas se comessemos mais alimentos amigos das mulheres. Eles estão aí, à nossa vista. Só falta experimentar.

Os nossos melhores amigos podem estar no prato. Eles são:

1 – Pão integral

Para quê: Acalma a ansiedade e pode ser particularmente benéfico nos dias antes do período.

Pode juntar: Uma colher de sopa de azeite, que ajuda a aliviar a tensão. Não temos muito o hábito de juntar azeite ao pão, mas experimente substituir a manteiga.

O que esquecer: Manteiga, doces com muito açúcar, cremes para barrar cheios de gordura, queijos gordos. Depois dizemos que o pão engorda… O que engorda é o que lá pomos dentro. E habitue-se a ler os rótulos. O pão embalado está cheio de aditivos, açúcares, gorduras e conservantes. Se puder, prefira o pão fresco.

Como comê-lo: Os hidratos de carbono são necessários, mas não exagere. Se comer pão às refeições, esqueça o arroz e a massa a acompanhar.

2 – Kiwi

Para quê: Aumentar as nossas defesas e dar-nos a nossa ração diária de vitamina C. Devia ser obrigatório para quem vive em ambientes poluídos, para quem faz exercício, para quem tem profissões de stresse, para quem toma a pílula, e acima de tudo para as fumadoras, porque o tabaco leva-nos preciosas quantidades de vitamina C. A maioria de nós não as repõe. Resultado: andamos de mau humor o dia todo, com uma pele terrível e um cabeço baço.

Pode juntar: Há muita gente que precisa de um suplemento de vitamina C e não o toma: informe-se com o seu médico.

O que esquecer: Não o leve cortadinho numa caixa para o trabalho. Parece boa ideia mas quando for comê-lo já lá não há quase nenhuma vitamina C.

Como comê-lo: Como é preciso descascá-lo, o melhor é comê-lo logo de manhã em jejum, assim que se levanta. Tente torná-lo um hábito.

3 – Salmão

Para quê: Os peixes gordos como o salmão, a sardinha ou o atum são uma boa fonte de ácidos gordos ómega 3, que nos protegem o coração e as artérias e nos ajudam a pensar melhor.

Pode juntar: 2 colheres de sopa por dia de levedura de cerveja, que é rica em vitamina B.

O que esquecer: A variante em fumado. É preferível comprá-lo fresco e cozinhá-lo ao vapor, com ervas.

Como comê-lo: Pode comê-lo três vezes por semana. É fácil de encontrar nos hipermercados, mas não tem de comer a posta inteira, que geralmente é grande. Reserve a outra metade para outra refeição.

4 – Fígado

Para quê: Repor as reservas de ferro, vitamina B12 e B9, que ajudam a regenerar os tecidos celulares. A deficiência em ferro é geralmente a mais comum nas mulheres, e pode levar a anemia, cansaço e falta de ar. Curiosamente, estudos da Fundação Britânica de Nutrição indicam que o consumo de ferro tem diminuído nos últimos tempos. Uma das razões é óbvia: comemos menos carne (com todas as vantagens que isso traz) e esquecemo-nos de repor o ferro de outras maneiras. Outra menos óbvia é: comemos menos. Pois é: comemos comidas mais calóricas, mas pelos vistos não estamos a comer aquilo de que precisamos…

Pode juntar: Para não abusar do fígado, outras fontes de ferro são vegetais de folha verde, como agrião, cereais fortificados, ovos, feijões e nozes.

O que esquecer: Para uma aproveitamento óptimo do ferro, não junte produtos lácteos nem acompanhe a refeição com chá ou café. Algumas substâncias como o cálcio (presente no leite) ou os taninos (no café e chá) podem dificultar a absorção do ferro.

Como comê-lo: Pode acompanhar com um copo de sumo de laranja, já que a vitamina C favorece a absorção do ferro.

5 – Queijo seco

Para quê: o queijo seco ou curado é o que possui mais cálcio. O fantasma da osteoporose ainda não assusta as mulheres como deveria: pensamos que é genético e que não há nada a fazer. Pois há: com ou sem osteoporose, precisamos de cálcio, e não é quando ela aparece que vamos começar a fazer prevenção.

Pode juntar: Exercício de impacto, como corrida ou caminhada, e musculação, para fixar o cálcio que comeu. Umas perninhas de palito podem ser lindas aos 20 anos, mas o que nos vai aguentar na velhice são os ossos e os músculos, e não é na velhice que eles se criam: nunca se esqueça disto. Preocupamo-nos tanto com a celulite que temos quando deviamos era estar a preocupar-nos com o músculo que não temos e as reservas de cálcio que também não temos.

O que esquecer: Abusos. O queijo é rico em proteínas mas também tem gordura. Bastam duas fatias ao pequeno-almoço.

Como comê-lo: Não se esqueça de compensar: se beber leite com cereais integrais, por exemplo, os cereais levam-lhe o cálcio todo. Compense com outros alimentos.

6 – Alperces

Para quê: Além de combater a carência de ferro, a vitamina B presente nos alperces facilita o transporte de oxigénio entre as células, e a vitamina E é um anti-oxidante, protegendo a pele.

Pode juntar: Uma fonte de gordura, que potencia a fixação da vitamina A. Uma combinação ideal é por exemplo alperces com iogurte.

O que esquecer: As grandes quantidades. Coma apenas alguns de cada vez, porque os alperces secos são muito calóricos.

Como comê-los: São muito fáceis de transportar. Antes de fazer exercício, junte 4 bolachas Maria e 4 alperces e fica com uma boa alternativa às barritas energéticas.

7 – Soja

Para quê: São uma excelente fonte de proteína vegetal com todos os aminoácidos essenciais, e ajudam a não abusar da carne. São uma boa fonte de cálcio, ferro, zinco, magnésioVitamina B, ómega 3 e fibra: exactamente as maiores carências femininas.

Pode juntar: Pode cozinhá-la como se fosse carne e juntar o que lhe apetecer.

O que esquecer: A soja tem muitos benefícios mas há algumas pessoas alérgicas. Se for o seu caso, não insista. O corpo tem sempre razão.

Como comê-la. Em granulado, torrõs, rebentos, leite ou iogurte. Uma boa ideia é substituir as natas normais por natas de soja, que não têm colesterol. Mas como em tudo, não abuse.

8 – Brócolos

Para quê: É um dos maiores amigos de todas as mulheres, e é espantoso como a maioria de nós foge dele. Todos os vegetais são benéficos, mas os bróculos são os reis do reino verde: sozinhos, têm incontáveis minerais e vitaminas. Uma chávena de brócolos tem quase o dobro de vitamina C de uma laranja… e apenas 40 calorias. Também tem vitamina A, potásio, e ferro. E sabia que é uma das principais fontes de cálcio?

Pode juntar: Tudo o que quiser. Além de decorativos, os brócolos são muito versáteis e fáceis de preparar.

O que esquecer: os brócolos não têm contra-indicações, mas não se esqueça de comer também espinafres, cenoura, couve-flor, ervilhas e tomate.

Como comê-los: Como todos os vegetais, contém exofre, cujo cheiro pode enjoar algumas pessoas. Solução: coma-os mornos. Não os coza em muita água até ficarem desfeitos: quando deitar fora a água da cozedura, também está a deitar fora grande parte dos seus nutrientes e vitaminas, que são hidrosolúveis. Prefira-os cozinhados ao vapor ou em pouca água.

9 – Ameixas secas

Para quê: Se se lembrar dos pequenos-almoços de hotel (ou enfim, daqueles hotéis onde não querem que nos falte nada) há-de se lembrar que as ameixas estão sempre lá. E não é só porque são bonitas: as ameixas fazem muito pelo bom funcionamento dos nossos intestinos, e quase nunca pensamos como isso é importante. Além do potássio, que é diurético, contêm fibra.

Pode juntar: Outras frutas, verduas e pão integral. Não se esqueça de ir bebendo água. Também pode juntar água e beber a calda que fica.

O que esquecer: o saco inteira. Coma com parcimónia.

Como comê-las: De preferência ao pequeno-almoço. Finja que está num hotel.

10 – Uvas

Para quê: As uvas pretas são ricas em bioflavonoides, que favorecem a circulação, são anti-oxidantes, diuréticas e combatem o processo do envelhecimento. Resultado: melhor circulação, pernas mais leves, pele mais bonita.

Pode juntar. O vinho tinto tem as mesmas propriedades, mas não é conveniente beber mais de um copo por dia, principalmente as pessoas com enxaquecas sensíveis aos polifenóis e taninos.

O que esquecer: As uvas também têm muito açúcar. Sim, é frutose, mas engorda na mesma quando consumido em excesso. Mas não deixe que isso a afaste dos seus muitos benefícios.

Como comê-las: Com casca e grainhas, porque é aí que se encontram as suas propriedades anti-fúngicas. Também ajudam a regular o trânsito intestinal.

Palavras-chave

Na ACTIVA apresentamos-lhe mulheres e ideias inspiradoras nas mais diversas áreas. Acompanhe-nos, deixe-se inspirar e leia já esta revista. ASSINE AQUI

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Tendência: este verão as saias querem-se mini

Tendência: este verão as saias querem-se mini

Conselho de Estado defende urgência da ação climática sem recuos devido à conjuntura

Conselho de Estado defende urgência da ação climática sem recuos devido à conjuntura

Chuva de críticas a

Chuva de críticas a "Para Sempre"

O que é um crime de guerra?

O que é um crime de guerra?

Mars Express vai deixar de ter Windows 98

Mars Express vai deixar de ter Windows 98

Letizia recupera vestido de couro para presidir a entrega de prémios de sustentabilidade

Letizia recupera vestido de couro para presidir a entrega de prémios de sustentabilidade

Oeiras EcoRally arranca sexta-feira com a participação da Exame Informática

Oeiras EcoRally arranca sexta-feira com a participação da Exame Informática

Margarida Corceiro sobre papel em

Margarida Corceiro sobre papel em "Quero É Viver": "Maior desafio até agora"

Espreitar o futuro

Espreitar o futuro

Estas são as dores mais comuns na depressão

Estas são as dores mais comuns na depressão

O visual que Catarina Gouveia usou no casamento do irmão

O visual que Catarina Gouveia usou no casamento do irmão

Namorada de longa data de Tom Mann morre na manhã do casamento

Namorada de longa data de Tom Mann morre na manhã do casamento

10 características de pessoas mentalmente saudáveis

10 características de pessoas mentalmente saudáveis

A PRIMA gosta das cores de verão da Parfois, dos sabores frescos da Brigadeirando e da nova coleção da Joana Mota Capitão

A PRIMA gosta das cores de verão da Parfois, dos sabores frescos da Brigadeirando e da nova coleção da Joana Mota Capitão

Gisele Bündchen de férias com a família na Comporta

Gisele Bündchen de férias com a família na Comporta

CARAS Decoração de junho: retiros naturais

CARAS Decoração de junho: retiros naturais

Inspirações para relaxar

Inspirações para relaxar

"Casados à Primeira Vista": Saiba quais casais decidiram dar uma chance ao amor

O que nos diz a morte dos generais russos sobre a guerra na Ucrânia?

O que nos diz a morte dos generais russos sobre a guerra na Ucrânia?

Sony lança auscultadores e monitores para gamers

Sony lança auscultadores e monitores para gamers

João Mário casou-se com Marta Branco Oliveira

João Mário casou-se com Marta Branco Oliveira

Como os visuais de Jill Biden e Letizia passaram mensagens

Como os visuais de Jill Biden e Letizia passaram mensagens

Sugestões confortáveis para aproveitar os dias de sol

Sugestões confortáveis para aproveitar os dias de sol

Conferência dos Oceanos: “Os oceanos permitem-nos sobreviver”, diz ministra do Ambiente das Maldivas

Conferência dos Oceanos: “Os oceanos permitem-nos sobreviver”, diz ministra do Ambiente das Maldivas

Jéssica Biscaia, a menina que morreu em Setúbal, foi acompanhada durante dois anos pelo Tribunal de Família e Menores

Jéssica Biscaia, a menina que morreu em Setúbal, foi acompanhada durante dois anos pelo Tribunal de Família e Menores

PRIMA ECO. Quatro mulheres empenhadas na causa sustentável

PRIMA ECO. Quatro mulheres empenhadas na causa sustentável

Motos elétricas Silence chegam (oficialmente) a Portugal

Motos elétricas Silence chegam (oficialmente) a Portugal

Jovens ativistas acampam no Parque das Nações contra

Jovens ativistas acampam no Parque das Nações contra "inação climática"

Airbnb proíbe festas permanentemente

Airbnb proíbe festas permanentemente

Lisboa depois dos turistas

Lisboa depois dos turistas

Laura Figueiredo lança coleção de óculos de sol

Laura Figueiredo lança coleção de óculos de sol

Raquel André: Uma Língua Portuguesa afiada

Raquel André: Uma Língua Portuguesa afiada

Tecnologia Renault para os carros do futuro

Tecnologia Renault para os carros do futuro