ginásio.jpg

Getty Images/iStockphoto

1. A força de vontade

Então mas não passam a vida a martelar-nos a cabeça que devemos ter força de vontade porque senão desistimos logo ao segundo dia? Pois por isso é que há tanta gente a desistir ao segundo dia. Pense em qualquer tipo de força. Imagine que está a puxar uma corda, por exemplo. Quando tempo aguenta? 5, 10 minutos? A força de vontade, como qualquer outra ‘força’, não se aguenta durante muito tempo, por isso é que tudo o que dependa dela é geralmente tão pouco efetivo. Quanto maior ‘força de vontade’ exigir a ida ao ginásio – se tiver de se levantar muito cedo, se impedir que saia com os seus amigos, se for longe de casa ou do trabalho, se fizer exercício chato e comprido, se ficar estoirada para o resto do dia – mais as hipóteses de não durar…

2. A motivação

Também nos disseram que, se fizéssemos qualquer coisa de que gostássemos, ia ser mais fácil não faltar às aulas. É verdade. É mais fácil. Mas a novidade passa depressa e chega a uma altura em que, por muito que se adore pular que nem um cabrito no Jump, apetecia-nos muito mais ir passear para qualquer lado, almoçar com a Rita ou mesmo não sair do lugar.

3. Os resultados

Para começar, não sãoimediatos, e depois, só vão aparecer se se esforçar a sério, e esforçar-se a sério custa, dá trabalho e, basicamente, é duro. E depois, mesmo que vá todos os dias disposta a matar-se, vai haver uma altura em que vai estagnar, basicamente porque o nosso corpo está feito para se proteger, e proteger-se inclui habituar-se às condições mais adversas.

4. A amiga que vai connnosco

Outro mito. Num dia a amiga falta e nós faltamos com ela, e como todos os adolescentes sabem, faltar às aulas entra rapidamente no sangue. Está tudo dito.

5. O professor giro

Ele até pode ser lindo de morrer, mas se estiver de facto a esforçar-se, vai começar a odiá-lo quando ainda não passaram cinco minutos desde que a aula começou, e a partir daí vai estar tão ocupada a tentar não desfalecer nem malhar com as ossadas no tabuado que até podia estar ali o Incredible Hulk (até talvez fosse mais meigo).

6. A Celulite

‘Ai vou começar imenso a fazer body combat e vou ficar sem celulite nenhuma’. Pois não vai. Temos pena. Pode ficar mais tonificada, mais magra, infinitamente mais gira e sexy (e para isto é preciso treinar a sério), mas sem celulite, é difícil, a não ser que esteja a ler isto com 4 anos e comece a treinar imeditamente.

AHHHHH!!!!!! Também não é preciso ir já cortar os pulsos. Vamos ao ginásio por uma enorme quantidade de razões: porque de facto nos sentimos melhor (a hormona do bem-estar não é um mito), porque podemos comer um bocadinho mais (não muito), porque nos tornamos mais saudáveis e mais alegres, porque não chegamos a maduras com um corpo que não é capaz de dar dois passos, porque fazemos amigos novos, porque ficamos logo com outra postura e nos tornamos, de facto, mais bonitas e mais confiantes.

Pormenor: se for a um ginásio, vai reparar que estão quase todos cheios, e que há muita gente assídua. Sendo que não são super heróis, também não deve ser assim tão difícil. Ok, então se a força (de vontade) não está comigo, como é que posso mesmo assim ser uma guerreira?

Há duas coisas que pode usar a seu favor:

  1. A rotina – Não pense ‘Ai que chatice ir ao ginásio quando me apetecia mesmo era ir comprar sacos do lixo para o Continente, se calhar não vou’. Não pense nada. Levante-se e vá. Afinal, de manhã também não pensamos ‘Ai que chatice, tenho que ir ali trabalhar, se calhar não vou’. Criar uma rotina leva tempo: não desista. Não se mate, não vá com muita sede ao pote, não vá fisgada em perder 17 quilos, não vá todos os dias, mas vá.
  2. As aulas – Mesmo que olhe pela janela e pense ‘ai que horror aqueles ali todos suados e a correrem tanto’, ir a uma aula, do que quer que seja (experimentá-las a todas é a opção mais segura para escolher as que mais lhe agradem) é muito mais divertido do que correr sozinha na passadeira, além de que a ajuda a criar rotinas e a fazer amigos que lhe vão cobrar ‘então não vieste ontem’?

Agora pegue nos ténis e não pense. Vá.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Waterbike: a nova forma de praticar exercício

Pedalando em cabines individuais, com jactos de hidromassagem, pode obter resultados surpreendentes

Beleza

Estudo prova que saltar à corda tira o apetite

Um exercício fácil, saudável e com impacto no controlo da fome, diz um novo estudo.

Beleza

Tapping: novo método promete emagrecer através de palmadinhas

Não estamos a apelar à violência sobre si própria, apenas a divulgar o tapping, um método que usa a teoria oriental dos meridianos e técnicas de programação neurolinguística para fazer desaparecer os quilos a mais.

Beleza

Abdominais de sonho: veja o vídeo e faça em casa

Para usar e abusar do biquíni e dos vestidos justinhos para sair à noite este verão, aqui tem um programa de exercícios que pode fazer em casa para trabalhar a zona da barriga!

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.