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Toda a mulher sabe que o tamanho do peito pode ser um grande amigo ou um péssimo inimigo, na altura de fazer exercício físico. Muitas vezes, um simples soutien desportivo não é suficiente para segurar um peito maior e algumas mulheres têm de recorrer a medidas drásticas. Usar um soutien normal por baixo deste é uma delas.

Agora, um novo estudo publicado no Journal of Science and Medicine in Sport, e analisado pelo New York Times, revelou algo mais que surpreendente. Quanto maiores as mamas de uma mulher, mais sedentária ela é. Sobretudo, no que toca a exercícios físicos mais intensos e enérgicos.

Os investigadores estudaram 355 mulheres da Austrália, entre as idades de 18 e 75 anos. Todas fizeram um scan tridimensional ao peito, de modo a ser possível identificar as medidas exatas, para depois serem categorizados como pequeno, médio, grande ou muito grande.

O tecido do peito feminino é pesado e pouco suportado, tendo pouco tecido de estabilização, ligação. Portanto, o peito move-se quando as mulheres se exercitam, mesmo que usem soutien“, escreveu a jornalista Gretchen Reynolds, do NYT, complementando o resultado do estudo que revela que, quanto maior o peito, menor a atividade física.

A investigação mostrou que as mulheres com mamas maiores, acreditavam que o tamanho do peito as inibia de se exercitarem facilmente, mesmo tratando-se de atividades leves, como andar ou nadar. Isto para não falar em corrida, atividade que revelaram evitar.

Nadar e outras atividades na água podem ser ideais, porque as forças flutuantes da água atrasam o movimento descendente das mamas“, afirma a líder do estudo, Celeste Coltman, ao NYT. As investigadoras femininas decidiram ainda criar uma app gratuita para ajudar todas as mulheres a identificar os soutien mais adequados ao seu tipo e tamanho de peito.

No fim, a conclusão foi clara: “O tamanho do peito deve ser considerado como uma potencial barreira à participação das mulheres em atividades físicas. São precisas estratégias para apoiar mulheres com peito grande ou muito grande em todos os tipos e intensidades de exercício físico, de modo a que possas desfrutar dos benefícios de um estilo de vida ativo para a saúde“.

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