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Vladislav Nosick

Uma das bebidas mais adoradas do mundo, pode ter mais benefícios do que imagina. Na verdade, “Durante milhares de anos, o chá foi uma parte integral, tanto da cultura, como do processo de cura“, revela Jennifer Hanway, nutricionista holística, em conversa com a The Oprah Magazine.

Dependendo do processo de fermentação, pode ser categorizado em 5 tipos: verde, branco, preto, oolong ou pu-erh, tendo todos origem nas folhas da planta Camellia sinensis.

As catequinas que obtemos ao consumir chá são poderosos antioxidantes e polifenóis, protegendo-nos de doenças crónicas como obesidade, doenças cardiovasculares ou diabetes tipo 2, e mesmo de determinados tipos de cancro.

De todos os tipos de chá, é o branco, seguido imediatamente do verde, que contém maior número de catequinas, devido à presenca do Epigallocatechin Gallate – considerada uma das substânicas mais eficientes na quimioprevenção, processo utilizado na prevenção e/ou bloqueio do crescimento de determinados tipos de tumor. Além disso, estudos mostraram que traz também benefícios ao coração e cérebro.

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Os principais benefícios de beber chá incluem:

Relaxamento, sobretudo chás como o de camomila ou lavanda, que ajudam a dormir. No que toca a este último, vários estudos mostraram que inalar o vapor da planta pode ainda diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Melhora o sistema imunitário. Quando sentir que pode estar a ficar doente, não hesite em ferver água e deixar repousar chá verde ou branco, que demonstraram ter efeitos positivos na imunidade, ou mesmo de camomila, que contém compostos capazes de aumentár a produção de glóbulos brancos, que, por sua vez, combatem vírus, infeções, entre outros.

Diminuir a inflamação. Nesta caso, o chá de rosas é particularmente poderoso, contendo vários antioxidantes que ajudam ainda no anti-envelhecimento, por exemplo.

Diminuir os níveis de colesterol. O consumo de chá verde mostrou, num estudo de 2011 publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, ser capaz de reduzir os níveis de colesterol.

Melhorar o sistema digestivo. O chá de hortelã é particularmente famoso por este tipo de propriedades, incluindo redução da sensação de náuseas.

Mais energia. Alguns tipos de chá, como o preto, não são aconselhados antes da hora de dormir, já que podem aumentar os nossos níveis de energia.

Mas afinal, qual a quantidade de chá que devemos consumir? Depende. Faltam ser realizados mais estudos, tendo em conta que os existentes, até agora, não foram conclusivos no que toda a quantidades ideais, pelo que devemos sempre basear-nos no bom senso.

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