iStock-685722924.jpg

LightFieldStudios

*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de agosto de 2018

1. Para quem está a começar

Se sempre pensou que era daquelas que não ia habituar-se a uma aula em grupo, que era muito difícil, que estava toda a gente a olhar para si, que ia ser chato, aqui ficam duas modalidades fantásticas para qualquer iniciado que troque os pés.

iCycle/RPM/Spinning

O que é – Um treino intervalado de ciclismo ‘indoor’ onde os praticantes experimentam vários tipos de intensidade, alternando a carga de treino e a cadência da pedalada.

Para quem – Aula recomendada a todos os níveis de praticantes, porque cada um ajusta o seu ritmo e esforço. Tanto pode ser praticada por iniciados como por atletas que queiram esforçar-se ao máximo e gastar imensas calorias, sendo um treino ao mesmo tempo desafiante e fácil de seguir por quem não seja adepta de coreografias.

Benefícios – Promove melhorias da capacidade aeróbica e gasto calórico elevado.

Activate/Total

O que é – Uma aula de condicionamento global que utiliza o peso corporal, halteres e toalha para melhorar coração e músculos. Tem intensidade leve, baixa complexidade e baixo impacto, e foi pensada especialmente para aquelas pessoas que sempre acharam que não iam ser capazes de fazer ginásio.

Para quem – Recomendada a praticantes que se iniciam em treinos de grupo ou para quem procura um treino equilibrado que garanta energia sem provocar exaustão.

Benefícios – Aumento gradual da coordenação, força e resistência muscular.

iStock-692882668.jpg

Anchiy

2. Para reforçar os músculos

As mulheres começam a perder massa muscular de forma acelerada a partir dos 40 anos e especialmente depois da menopausa, o que explica o ganho de peso. Os exercícios musculares são especialmente importantes porque nos tornam mais resistentes e aumentam o metabolismo e o gasto calórico do corpo em repouso.

MIB (Made in Brasil)/Bunda

O que é – Um treino específico para glúteos e coxas, o sonho de qualquer mulher.

Para quem – Para quem quer ter glúteos dignos, pronto, de uma telenovela. Enfim, diga-se de passagem que é preciso treinar a sério e dar o litro, não é só aparecer lá.

Benefícios – Aumento de força e resistência muscular dos membros inferiores, aumento de coordenação e de equilíbrio.

Body Pump

O que é – Uma das modalidades ‘clássicas’ de todos os ginásios. Pode parecer uma ‘seca’ mas é aquela aula a que uma mulher nunca deve faltar. Fácil de seguir e desafiante, o objetivo é trabalhar todos os grupos musculares, com a ajuda de pesos que cada pessoa coloca conforme a sua resistência, o que permite ir aumentando a intensidade da aula.

Para quem – Para quem queira ficar mais tonificada e aumentar o metabolismo.

Benefícios – Desenvolve a força muscular, a resistência geral e o equilíbrio.

3. Para quem já tem treino

Já passou muitas etapas e precisa de uma coisa mais desafiante? Então, jovem, vem saltar connosco. Que é como quem diz, tem muito que fazer à sua espera.

Spartans

O que é – O próprio nome indica que não há de ser qualquer coisa levezinha (afinal, os espartanos eram os maiores guerreiros da Grécia Antiga). É um treino em grupo baseado em movimentos e não em grupos musculares. Uma aula dinâmica e desafiante, que inclui um treino inicial e uma parte feita em circuito, com equipamentos de treino como bolas, cordas ou pesos. É divertido mas muito puxado.

Para quem – Para quem já tenha experiência em treino de grupo e queira melhorar a velocidade, agilidade, capacidade aeróbica e resistência muscular.

Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, resistência e força. É um dos treinos mais completos.

Xcelerate/Body Attack

O que é – É um primo não muito distante da velhinha aeróbica, com todos os seus benefícios e nenhum do seu kitsch. É uma aula de impacto misto, bastante completa, que combina aeróbica de alta intensidade com exercícios de força e resistência.

Para quem – Para quem goste de correr e pular e queira uma aula intensa.

Benefícios – Aumento de agilidade e velocidade e melhoria da coordenação muscular e da capacidade cardiovascular.

iStock-941830464.jpg

Rachaphak

4. Para se divertir enquanto treina

Há quem queira fazer exercício mas não seja capaz de manter a rotina se não for ao ginásio acima de tudo para se divertir.

Zumba/Sh’bam

O que é – Um treino cardiovascular que incorpora vários tipos de dança e diferentes estilos musicais. É uma aula divertida e contagiante que permite ao praticante abstrair-se do quotidiano, aliviando os níveis de stresse e ansiedade, melhorando a autoconfiança e autoestima.

Para quem – Para apaixonados por música e dança e sem medo de coreografias, que pretendam melhorar a sua capacidade aeróbica, coordenação e equilíbrio.

Benefícios – Além de ser um treino bastante divertido, não se arrisca a ficar com dores no corpo todo no dia seguinte. Tenha apenas em atenção as rotações de joelhos.

Air Fit/Power Jump

O que é – Uma aula onde se utilizam trampolins para treinar o sistema cardiovascular e o equilíbrio dinâmico. É divertida e fácil de seguir, e o equilíbrio consegue-se facilmente.

Para quem – Para quem se quer exercitar de forma diferente, desafiante e original.

Benefícios – Acima de tudo, melhoria da coordenação, do equilíbrio e da capacidade cardiovascular. Reforço da zona central do corpo.

Warrior/Body Combat

O que é – Um treino misto, que combina desportos de combate com fitness. É um treino dinâmico, e a rapidez dos exercícios torna-o desafiante.

Para quem – Para quem procura uma experiência de artes marciais combinada com treino cardiovascular e não se assusta com uma aula rápida e intensa.

Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, da coordenação e equilíbrio, da agilidade e velocidade, da autoestima e confiança.

iStock-670724074.jpg

filadendron

5. Para as almas Zen

Os treinos de coordenação sem impacto não são para quem quer qualquer coisa ‘sossegada’: são para aprender a reforçar a concentração, a ‘ouvir’ o corpo, a corrigir a postura, a treinar a respiração, a testar a força. E isso é a base de qualquer treino.

Antigravity/Aerial Yoga

O que é – Parece que se está no circo mas é mesmo uma aula, que usa ‘trapézios’ de tecido para fazer exercícios em que se fica suspenso, e muitas vezes ‘de cabeça para baixo’. Combina movimentos de descompressão da coluna vertebral, invertendo o corpo, procurando melhoria do alinhamento e postura corporal. Parece estranho, mas torna-se bastante fácil dominar os exercícios.

Para quem – Para quem não tem medo de experimentar coisas novas e procura um treino completo mas leve e calmo.

Benefícios – Descompressão da coluna vertebral, melhor circulação no sistema linfático, reforço muscular geral.

Pilates

O que é – Basicamente, pode ser descrito como o treino do controlo dos movimentos. Aqui se aprende a controlar a postura, os abdominais e os músculos das costas (que são quem nos sustenta), a respirar e a alongar.

Para quem – Para toda a gente. Deve ser utilizada como a base de todos os restantes treinos.

Benefícios – Reforço da musculatura profunda do centro do corpo, melhoria do alinhamento postural, melhoria da mobilidade das articulações.

Yoga

O que é – A prática de um conjunto de disciplinas que melhoram a flexibilidade, força, mobilidade e equilíbrio físico e mental.

Para quem – Para quem procura uma prática holística integrada num treino focado e equilibrado.

Benefícios – Melhoria da concentração e da flexibilidade, reforço geral dos músculos.

iStock-881952958.jpg

Weedezign

Outras modalidades

Ballet Fitness – Mistura passos de ballet com exercícios de condicionamento físico e Pilates, para tonificar o corpo como uma bailarina. Onde praticar: Clube VII

Crossfit/ Cross Moves/ Cross Training – Um treino intervalado de alta intensidade com exercícios variado que trabalham todo o corpo. É bastante cansativo e queima imensas calorias. Onde praticar: Em quase todos os ginásios

Float Fit Um treino de 30 minutos com exercícios de fitness… em cima de uma prancha, numa piscina. É muito divertida e a necessidade De manter o equilíbrio redobra a intensidade dos exercícios. Onde praticar: Holmes Place

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

À luz das velas: 18 castiçais para tornar uma mesa mais bonita

À luz das velas: 18 castiçais para tornar uma mesa mais bonita

AEROS MH-1: O regresso em grande de Portugal ao Espaço

AEROS MH-1: O regresso em grande de Portugal ao Espaço

Com falta de ideias para a sua sala?

Com falta de ideias para a sua sala?

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Diretor executivo do SNS desvaloriza críticas do PSD às unidades locais de saúde

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Ano de 2023 foi o segundo mais quente de sempre em Portugal

Edição especial: Eames Lounge Chair

Edição especial: Eames Lounge Chair

Em “Cacau”: Cacau escapa à morte e fica amnésica

Em “Cacau”: Cacau escapa à morte e fica amnésica

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Eco Rally Portugal: os pormenores sobre o rally exclusivo para carros elétricos

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

Victoria Guerra: “Estes últimos dois meses foram perfeitos para mim”

VOLT Live: os detalhes do icónico Renault 5 e do tecnológico Scenic E-Tech

VOLT Live: os detalhes do icónico Renault 5 e do tecnológico Scenic E-Tech

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Há novas imagens do casamento de Bruna Gomes e Bernardo Sousa

Quem és tu, Páscoa?

Quem és tu, Páscoa?

Anomaly: vintage especial em Marvila

Anomaly: vintage especial em Marvila

Cancro da mama: Tratamento preventivo pode fazer células cancerígenas a

Cancro da mama: Tratamento preventivo pode fazer células cancerígenas a "hibernar" em vez de "morrer". Mas nem tudo são más notícias

Quando a cantiga foi uma arma

Quando a cantiga foi uma arma

Flipper Zero: Experimentámos o canivete suíço dos hackers

Flipper Zero: Experimentámos o canivete suíço dos hackers

Proteção Civil avisa para agravamento do estado do tempo e medidas preventivas

Proteção Civil avisa para agravamento do estado do tempo e medidas preventivas

A Vida Portuguesa está de volta ao coração de Lisboa

A Vida Portuguesa está de volta ao coração de Lisboa

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Um museu que nos cabe no pulso: Swatch e Tate lançam coleção artística

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Artur Jorge: o exercício físico da poesia

Cozinha criativa do mundo no novo Journey de Campo de Ourique

Cozinha criativa do mundo no novo Journey de Campo de Ourique

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Medina deixa Finanças com maior excedente da democracia portuguesa

Quem quer ser milionário?

Quem quer ser milionário?

Ana Sofia Martins visita a Islândia

Ana Sofia Martins visita a Islândia

Flipper Zero: Experimentámos o canivete suíço dos hackers

Flipper Zero: Experimentámos o canivete suíço dos hackers

Charlene surpreende no Baile da Rosa com

Charlene surpreende no Baile da Rosa com "jumpsuit" cintilante e novo corte de cabelo

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Agenda 25 de Abril: O que há para ver, ouvir e fazer, de Norte a Sul

Facebook espiou utilizadores do Snapchat para saber mais sobre a aplicação rival

Facebook espiou utilizadores do Snapchat para saber mais sobre a aplicação rival

Como um ingrediente natural encontrado no café mantém os músculos mais jovens

Como um ingrediente natural encontrado no café mantém os músculos mais jovens

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Bárbara Guimarães: Apresentadora homenageia a avó, que morreu este mês

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Charles Spencer posa com a filha e as semelhanças com a tia, a princesa Diana, são visíveis

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

Páscoa: Sete restaurantes para saborear (ou encomendar) o cabrito no forno

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

5 marcas portuguesas e bonitas - dos básicos às peças especiais

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ana Moura na ModaLisboa “Vim muito bem acompanhada pela Emília”

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Ir à Casa Az-Zagal e deixar-se ficar na aldeia

Coelhinho guardador de doces

Coelhinho guardador de doces

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

A importância das plataformas na escolha de um carro elétrico

Em “Cacau”: Pipa morre para proteger Cacau

Em “Cacau”: Pipa morre para proteger Cacau

Infarmed autoriza rótulo em espanhol para colírio em rutura de 'stock'

Infarmed autoriza rótulo em espanhol para colírio em rutura de 'stock'

As memórias de Manuel Alegre

As memórias de Manuel Alegre

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

IPMA prevê no continente chuva, trovoada e neve nas terras altas até à Páscoa

JL 1394

JL 1394

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites