iStock-685722924.jpg

LightFieldStudios

*artigo publicado originalmente na revista ACTIVA de agosto de 2018

1. Para quem está a começar

Se sempre pensou que era daquelas que não ia habituar-se a uma aula em grupo, que era muito difícil, que estava toda a gente a olhar para si, que ia ser chato, aqui ficam duas modalidades fantásticas para qualquer iniciado que troque os pés.

iCycle/RPM/Spinning

O que é – Um treino intervalado de ciclismo ‘indoor’ onde os praticantes experimentam vários tipos de intensidade, alternando a carga de treino e a cadência da pedalada.

Para quem – Aula recomendada a todos os níveis de praticantes, porque cada um ajusta o seu ritmo e esforço. Tanto pode ser praticada por iniciados como por atletas que queiram esforçar-se ao máximo e gastar imensas calorias, sendo um treino ao mesmo tempo desafiante e fácil de seguir por quem não seja adepta de coreografias.

Benefícios – Promove melhorias da capacidade aeróbica e gasto calórico elevado.

Activate/Total

O que é – Uma aula de condicionamento global que utiliza o peso corporal, halteres e toalha para melhorar coração e músculos. Tem intensidade leve, baixa complexidade e baixo impacto, e foi pensada especialmente para aquelas pessoas que sempre acharam que não iam ser capazes de fazer ginásio.

Para quem – Recomendada a praticantes que se iniciam em treinos de grupo ou para quem procura um treino equilibrado que garanta energia sem provocar exaustão.

Benefícios – Aumento gradual da coordenação, força e resistência muscular.

iStock-692882668.jpg

Anchiy

2. Para reforçar os músculos

As mulheres começam a perder massa muscular de forma acelerada a partir dos 40 anos e especialmente depois da menopausa, o que explica o ganho de peso. Os exercícios musculares são especialmente importantes porque nos tornam mais resistentes e aumentam o metabolismo e o gasto calórico do corpo em repouso.

MIB (Made in Brasil)/Bunda

O que é – Um treino específico para glúteos e coxas, o sonho de qualquer mulher.

Para quem – Para quem quer ter glúteos dignos, pronto, de uma telenovela. Enfim, diga-se de passagem que é preciso treinar a sério e dar o litro, não é só aparecer lá.

Benefícios – Aumento de força e resistência muscular dos membros inferiores, aumento de coordenação e de equilíbrio.

Body Pump

O que é – Uma das modalidades ‘clássicas’ de todos os ginásios. Pode parecer uma ‘seca’ mas é aquela aula a que uma mulher nunca deve faltar. Fácil de seguir e desafiante, o objetivo é trabalhar todos os grupos musculares, com a ajuda de pesos que cada pessoa coloca conforme a sua resistência, o que permite ir aumentando a intensidade da aula.

Para quem – Para quem queira ficar mais tonificada e aumentar o metabolismo.

Benefícios – Desenvolve a força muscular, a resistência geral e o equilíbrio.

3. Para quem já tem treino

Já passou muitas etapas e precisa de uma coisa mais desafiante? Então, jovem, vem saltar connosco. Que é como quem diz, tem muito que fazer à sua espera.

Spartans

O que é – O próprio nome indica que não há de ser qualquer coisa levezinha (afinal, os espartanos eram os maiores guerreiros da Grécia Antiga). É um treino em grupo baseado em movimentos e não em grupos musculares. Uma aula dinâmica e desafiante, que inclui um treino inicial e uma parte feita em circuito, com equipamentos de treino como bolas, cordas ou pesos. É divertido mas muito puxado.

Para quem – Para quem já tenha experiência em treino de grupo e queira melhorar a velocidade, agilidade, capacidade aeróbica e resistência muscular.

Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, resistência e força. É um dos treinos mais completos.

Xcelerate/Body Attack

O que é – É um primo não muito distante da velhinha aeróbica, com todos os seus benefícios e nenhum do seu kitsch. É uma aula de impacto misto, bastante completa, que combina aeróbica de alta intensidade com exercícios de força e resistência.

Para quem – Para quem goste de correr e pular e queira uma aula intensa.

Benefícios – Aumento de agilidade e velocidade e melhoria da coordenação muscular e da capacidade cardiovascular.

iStock-941830464.jpg

Rachaphak

4. Para se divertir enquanto treina

Há quem queira fazer exercício mas não seja capaz de manter a rotina se não for ao ginásio acima de tudo para se divertir.

Zumba/Sh’bam

O que é – Um treino cardiovascular que incorpora vários tipos de dança e diferentes estilos musicais. É uma aula divertida e contagiante que permite ao praticante abstrair-se do quotidiano, aliviando os níveis de stresse e ansiedade, melhorando a autoconfiança e autoestima.

Para quem – Para apaixonados por música e dança e sem medo de coreografias, que pretendam melhorar a sua capacidade aeróbica, coordenação e equilíbrio.

Benefícios – Além de ser um treino bastante divertido, não se arrisca a ficar com dores no corpo todo no dia seguinte. Tenha apenas em atenção as rotações de joelhos.

Air Fit/Power Jump

O que é – Uma aula onde se utilizam trampolins para treinar o sistema cardiovascular e o equilíbrio dinâmico. É divertida e fácil de seguir, e o equilíbrio consegue-se facilmente.

Para quem – Para quem se quer exercitar de forma diferente, desafiante e original.

Benefícios – Acima de tudo, melhoria da coordenação, do equilíbrio e da capacidade cardiovascular. Reforço da zona central do corpo.

Warrior/Body Combat

O que é – Um treino misto, que combina desportos de combate com fitness. É um treino dinâmico, e a rapidez dos exercícios torna-o desafiante.

Para quem – Para quem procura uma experiência de artes marciais combinada com treino cardiovascular e não se assusta com uma aula rápida e intensa.

Benefícios – Aumento da capacidade cardiovascular, da coordenação e equilíbrio, da agilidade e velocidade, da autoestima e confiança.

iStock-670724074.jpg

filadendron

5. Para as almas Zen

Os treinos de coordenação sem impacto não são para quem quer qualquer coisa ‘sossegada’: são para aprender a reforçar a concentração, a ‘ouvir’ o corpo, a corrigir a postura, a treinar a respiração, a testar a força. E isso é a base de qualquer treino.

Antigravity/Aerial Yoga

O que é – Parece que se está no circo mas é mesmo uma aula, que usa ‘trapézios’ de tecido para fazer exercícios em que se fica suspenso, e muitas vezes ‘de cabeça para baixo’. Combina movimentos de descompressão da coluna vertebral, invertendo o corpo, procurando melhoria do alinhamento e postura corporal. Parece estranho, mas torna-se bastante fácil dominar os exercícios.

Para quem – Para quem não tem medo de experimentar coisas novas e procura um treino completo mas leve e calmo.

Benefícios – Descompressão da coluna vertebral, melhor circulação no sistema linfático, reforço muscular geral.

Pilates

O que é – Basicamente, pode ser descrito como o treino do controlo dos movimentos. Aqui se aprende a controlar a postura, os abdominais e os músculos das costas (que são quem nos sustenta), a respirar e a alongar.

Para quem – Para toda a gente. Deve ser utilizada como a base de todos os restantes treinos.

Benefícios – Reforço da musculatura profunda do centro do corpo, melhoria do alinhamento postural, melhoria da mobilidade das articulações.

Yoga

O que é – A prática de um conjunto de disciplinas que melhoram a flexibilidade, força, mobilidade e equilíbrio físico e mental.

Para quem – Para quem procura uma prática holística integrada num treino focado e equilibrado.

Benefícios – Melhoria da concentração e da flexibilidade, reforço geral dos músculos.

iStock-881952958.jpg

Weedezign

Outras modalidades

Ballet Fitness – Mistura passos de ballet com exercícios de condicionamento físico e Pilates, para tonificar o corpo como uma bailarina. Onde praticar: Clube VII

Crossfit/ Cross Moves/ Cross Training – Um treino intervalado de alta intensidade com exercícios variado que trabalham todo o corpo. É bastante cansativo e queima imensas calorias. Onde praticar: Em quase todos os ginásios

Float Fit Um treino de 30 minutos com exercícios de fitness… em cima de uma prancha, numa piscina. É muito divertida e a necessidade De manter o equilíbrio redobra a intensidade dos exercícios. Onde praticar: Holmes Place

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Os benefícios do treino outdoor - e exemplos de alguns exercícios

No segundo episódio do Be FHIT by ACTIVA, a personal trainer Rita Terruta fala sobre os principais benefícios do treino ao ar livre. Incluir este hábito na sua rotina é simples e gratuito, e acima de tudo promove o bem-estar do corpo e da mente.

Saúde

Tudo o que sempre quis saber sobre exercício pós-parto

Se teve um bebé recentemente e está a pensar em voltar (ou começar) a praticar exercício físico, então veio ao lugar certo.

Beleza

5 coisas que nunca deve fazer à sua pele

Mas mesmo nunca!

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?