iStock-909709420.jpg

MissTuni

Não há como negar: o número de pessoas, hoje em dia, que diz já ter sofrido ataques de pânico, depressão ou estar em constante estado de ansiedade, não pára de aumentar. E o mundo frenético em que vivemos, com grandes pressões, quer a nível pessoal, profissional, familiar, ou mesmo social, é, quase sempre, o culpado. Saiba quais os sinais aos quais deve estar atenta, de acordo com a revista Health, de modo a identificar um possível distúrbio de ansiedade.

1 – Preocupação excessiva. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – pode ser este o nome da condição por trás do sintoma. Mas como saber quando a preocupação é “excessiva”? Se tem pensamentos persistentes que lhe causam ansiedade, na maior parte dos dias da semana, durante, pelo menos, seis meses. Nestes casos, normalmente, isto também conduz a um estado de cansaço físico.

2 – Problemas de sono. Ter dificuldade em adormece ou dormir várias horas seguidas pode estar associado ao mesmo transtorno de ansiedade referido no número 1. Se os sintomas são crónicos, e se acontecem devido a pensar, constantemente, em problemas específicos ou mesmo sem ter nada em particular na mente, deve consultar um médico.

3 – Medos irracionais. Certos tipos de ansiedade são, em vez de generalizados, associados a uma determinada situação. E se o medo se torna exagerado face ao risco que, na verdade, implica, se o sente fora do controlo, pode estar perante um caso de fobia.

4 – Tensão muscular. Se sofre de tensão muscular constante – nos maxilares, nos punhos, se contrai várias vezes os músculos do corpo -, pode ter algum tipo de distúrbio de ansiedade. Há mesmo quem deixe de notar que o faz, após vários anos a sofrer deste problema.

5 – Problemas digestivos crónicos. Síndrome do intestino irritável é exemplo de uma condição frequentemente associada a casos de distúrbios de ansiedade. Gases, obstipação, diarreia, cólicas são alguns dos sintomas, que, por sua vez, podem gerar ainda mais ansiedade à pessoa que os sente.

6 – Medo do “palco”. Se os dias (ou semanas) que antecedem um grande evento, um momento importante na sua vida, ou, simplesmente, um qualquer acontecimento social em que terá de se apresentar, são marcados por pensamentos obsessivos com a situação, há que consultar um especialista, de modo a identificar a causa do problema. Podemos estar perante um cado de Distúrbio de Ansiedade Social, ou Fobia Social.

7 – Autoconsciência. Por vezes, mesmo nos eventos mais simples, como falar com alguém no dia-a-dia, causam extrema ansiedade. Pessoas com algum tipo de transtorno podem sentir que estão a ser observadas por toda a gente, poder ter tremores, náuseas, suor extremo ou mesmo dificuldade em falar.

8 – Ataques de pânico. Provavelmente, o sintoma mais falado. Este tipo de ataques é verdadeiramente assustador, já que pode causar dores no peito, dificuldade em respirar, entre outros. Contudo, a associação a algum tipo de distúrbio surge apenas quando ocorre de forma frequente e, por norma, deixa a pessoa ansiosa, à espera da próxima vez que o sentirá.

9 – Ter flashbacks. Reviver constantemente situações perturbadores ou traumáticas está associado ao transtorno do stress pós-traumático, bem como a outros tipos de ansiedade. No caso da fobia social, por exemplo, a pessoa pode pensar, frequentemente, num determinado evento que a deixou, de algum modo, desconfortável.

10 – Perfecionismo. Se se julga a si própria constantemente, se tem um grande medo em errar e preocupa-se com o facto de tudo precisar de estar perfeito, pode sofrer de transtorno obsessivo compulsivo. E isto manifesta-se de várias formas, como o caso de sentir que a sua maquilhagem precisa de estar absolutamente perfeita e, como tal, demora (literalmente) horas a sair de casa.

11 – Comportamentos compulsivos. O transtorno obsessivo compulsivo é acompanhado de comportamentos igualmente compulsivos – quer seja a nível mental, quer físico. Por exemplo, as pessoas que sofrem deste problema costumam ter rituais, desde repetir a mesma frase mentalmente um x número de vezes, de modo a que uma situação corra bem, a ter de colocar o volume do rádio num volume específico (caso contrário, ficam extremamente ansiosas), ou desligar o interruptor mais que uma vez. As opções são infinitas.

12 – Duvidar de si mesma. Se duvida de si persistentemente, poderá sofrer de um distúrbio de ansiedade. As frequentes questões sem resposta costumam tornar-se obsessivas, nestes casos.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Saúde

9 doenças tipicamente associadas à depressão

O melhor remédio é a prevenção.

Lifestyle

5 truques de meditação infalíveis para quem não se consegue concentrar

Alerta, cérebros distraídos!

Saúde

Conheça o poder da aromaterapia

Eficaz e natural, a aromaterapia usa a essência das plantas para nos tratar da saúde, no melhor dos sentidos. E pode ser remédio santo nas maleitas do dia a dia. Conheça os seus benefícios e saiba como utilizá-la.

Mais no portal

Beleza

A luz azul causa o chamado envelhecimento digital — entenda o que é e como prevenir

Um fenómeno que se caracteriza pelo aparecimento precoce de rugas, linhas de expressão e manchas.

Activa Verde

Ao comprar na C&A, estará a ajudar a plantar árvores

E habilita-se a ganhar uma bicicleta elétrica.

Lifestyle

Participe neste leilão para ajudar animais em risco

Estão há disposição 14 trabalhos de pintura, ilustração, cerâmica, design de moda e joalharia.

Moda

Este casaco está a tornar-se um fenómeno de popularidade

Sem dúvida é uma aposta ganha no que diz respeito a armários cápsula para a nova temporada.

Moda

10 visuais de inverno que estamos prontas para começar a usar agora

Estas combinações fogem ao clássico e, por isso mesmo, são uma lufada de ar fresco.

É só uma sugestão

Tratamento de beleza das estrelas de Hollywood chegou a Portugal - saiba onde fazer!

Disponível no Tivoli Marina Vilamoura e no Tivoli Carvoeiro graças a uma parceria com a marca Natura Bissé. Nós já testámos e contamos como foi a experiência.

Saúde

Bruxismo: 5 causas por detrás deste problema

O que provoca o hábito de ranger os dentes durante o sono e como o contornar.

Lifestyle

5 sugestões para a noite de Halloween

Opções para todas as idades.

Celebridades

Chrissy Teigen revela que ficou "feliz" por ter sido cancelada

Um escândalo de cyberbullying abalou a vida e carreira da modelo no verão passado. Teigen falou sobre o assunto na primeira entrevista televisiva desde o ocorrido.

Celebridades

Kourtney Kardashian e Travis Barker podem vir a ser os reis deste Halloween

Os dois foram as primeiras celebridades a surgirem mascaradas este ano.

Celebridades

Angelina Jolie parece ter eliminado tatuagem sore Brad Pitt

Uma marca que tinha no braço.

Celebridades

Alec Baldwin poderá enfrentar acusações criminais por acidente fatal na rodagem de "Rust"

Na sequência da morte de Halyna Hutchins, a hipótese não foi descartada pelas autoridades.