vinagre maçã apple.jpg

katerinakorovina

Se já procurou, na internet, dicas para emagrecer, com certeza já se deparou com o milagroso vinagre de maçã, certo? Ora, embora este não seja, por si só, pouco saudável, usá-lo consistentemente pode trazer várias consequências indesejáveis. “O vinagre de maçã não é um elixir mágico que irá resolver todos os nossos problemas“, afirma a nutricionita Amanda Baker Lemein, citada pela Women’s Health.

Além disto, parece que qualquer tipo de vinagre – e não só o de maçã – tem efeitos positivos, no que toca à perda de alguns quilos, à regulação do colesterol ou mesmo dos níveis de açúcar no sangue. O problema é que, usado diariamente, pode também levar a sérios problemas digestivos. Conheça 9 das principais consequências de consumir este produto todos os dias!

Simpson.gif

1 – Graves problemas de estômago. “Porque o vinagre é ácido, há quem não o tolere nada bem“, afirma a nutricionista Leslie Bonci. Se sofre com colite ulcerativa, inflamação do sistema digestivo ou se, simplesmente, tem tendência a ter dores de estômago, evite o vinagre.

2 – Alterações nos movimentos dos intestinos. Sendo que o vinagre de maçã é feito com estes frutos já fermentados, contém pectina. E isto significa que pode ajudar nas idas à casa de banho (boas notícias para quem em prisão de ventre), mas, consumido todos os dias, também promove casos de diarreia.

sleeping bathroom.gif

3 – Problemas nos rins. Lemein afirma: “Tem havido alguma pesquisa que mostra que, se temos algum tipo de sensibilidade ou condição médica renal, consumir algo altamente ácido não é recomendado”. A nutricionista Eliza Savage refere ainda que o vinagre deve ser sempre diluído em água.

4 – Inchaço abdominal, gases e náuseas. Se o vinagre pode ser um aliado na perda de alguns quilos, a verdade é que também pode causar inchaço. Isto porque atrasa o esvaziamento do estômago.

Sheldon.gif

5 – Refluxo ácido. Se já sofre com a famosa azia, o vinagre não será um grande aliado à sua dieta, já que pode piorar os sintomas. Se quer evitar a sensação de estômago ou garganta a arder, evite este produto.

6 – Fraqueza. O consumo de vinagre em demasia pode fazer com que fique com poucas calorias para gastar, levando a uma grande perda de energia, sensação de fraqueza e desequilíbrio geral. De modo a evitar estes sintomas, não o ingira às colheres (ou da garrafa), mas sim como tempero de uma refeição.

Tired baby.gif

7 – Sistema imunitário debilitado. Alimentos fermentados podem levar a uma maior formação de bactérias nos intestinos, levando a um sistema imunitário mais debilitado. Além disso, o consumo exagerado de vinagre pode fazer com que o organismo não absorva bem alguns nutrientes essenciais, contribuindo, igualmente, para este cenário.

8 – Perda de peso temporária. Os resultados animadores na balança, graças ao vinagre, não duram muito. E o motivo é simples: grande parte do peso perdido constituía água, pelo que, ao repormos os níveis de água no corpo, voltaremos ao normal. E mais: uma perda de peso rápida pode desacelerar o metabolismo e fazer com que tenha mais dificuldades em emagrecer, no futuro.

9 – Aumento do apetite. Bonci afirma que pessoas que consumam demasiado vinagre diluído podem deparar-se com maiores níveis de apetite, dadas as poucas calorias do produto. “Sentimo-nos cheios no momento em que o ingerimos, já que consumimos bastante água, mas, após urinar, sentir-nos-emos com mais fome“, diz.

hungry.gif

Palavras-chave

Relacionados

Diz Quem Sabe

Qual o interesse das algas marinhas na alimentação humana?

A nossa especialista explica.

Saúde

O tipo de alimentos que mais evita pode ser, na verdade, o segredo para a longevidade

Basta olhar para a população da ilha com a maior esperança média de vida do mundo.

Celebridades

Simon Cowell mostra os efeitos da dieta em recente aparição pública

O júri do X Factor diminuiu o consumo de carnes vermelhas, lacticínios, açúcar, glúten e álcool.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.