iStock-1124477597.jpg

bymuratdeniz

A maioria das mulheres é bastante honesta em relação às ‘alegrias’ que vêm com o período como, por exemplo, as câimbras, o inchaço e as dores nas mamas. Contudo, há um efeito colateral da menstruação que raramente é discutido em público: o número dois.

Cada caso é um caso, mas é comum que os movimentos intestinais mudem durante aquela altura do mês, sendo que muitas mulheres vão mais ou menos vezes à casa de banho. Mas porquê? Há uma explicação biológica, e as principais culpadas são as hormonas.

De acordo com a revistaHealth’, que consultou o gastrenterologista Ashkan Farhadi, a prisão de ventre pré-menstrual está relacionada com a progesterona, que começa a aumentar no espaço de tempo entre a ovulação e quando a menstruação aparece. A progesterona pode fazer com que os alimentos se movam mais lentamente pelo intestino, deixando-a obstipada no processo.

Quanto à diarreia, os grandes vilões são substâncias semelhantes às hormonas, chamadas prostaglandinas. As células que compõem o revestimento do útero (conhecidas como células endometriais) produzem essas prostaglandinas, que são liberadas quando o revestimento do útero se decompõe mesmo antes e durante o período. Se o corpo produzir muitas prostaglandinas, elas podem chegar ao músculo que reveste os intestinos. Lá, elas podem causar a contração do intestino, tal como acontece com o útero, e expulsar a matéria fecal rapidamente, causando diarreia no processo, Uma curiosidade: as prostaglandinas também são responsáveis pelas câimbras dolorosas que temos todos os meses.

iStock-1139228493.jpg

TBA

Como lidar?

O mais importante é saber o que é normal para si no período menstrual e fazer os possíveis para minimizar quaisquer ‘gatilhos’ adicionais. Por exemplo, se tem diarreia durante a menstruação e sabe que o café a faz ir mais vezes à casa de banho, talvez seja bom reduzir (ou cortar) a cafeína nesta altura do mês. Também pode tomar Imodium no primeiro dia da menstruação, para se antecipar, ou ter um blister sempre na mala, para não ser apanhada desprevenida caso ela ‘ataque’. Se o seu problema é a prisão de ventre, tente consumir mais fibra e água a meio do seu ciclo, quando os níveis de progesterona que provocam a obstipação começarem a aumentar.

Também é boa ideia evitar ‘gatilhos’ dietéticos, como alimentos doces ou salgados, explica a Dra. Alyssa Dweck, ginecologista, ao site da revista Runner’s World.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Novo estudo revela quantos dias de trabalho "perdemos" graças à menstruação

Os sintomas desta altura do mês podem afetar (e muito) a nossa produtividade.

Saúde

5 coisas que pode fazer para que 'aquela altura do mês' seja mais agradável

Se sofre muito com a menstruação, estas sugestões são capazes de ajudar.

Saúde

7 sintomas de endometriose que deve conhecer

Uma condição que pode demorar vários anos a ser diagnosticada.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.