
bymuratdeniz
A maioria das mulheres é bastante honesta em relação às ‘alegrias’ que vêm com o período como, por exemplo, as câimbras, o inchaço e as dores nas mamas. Contudo, há um efeito colateral da menstruação que raramente é discutido em público: o número dois.
Cada caso é um caso, mas é comum que os movimentos intestinais mudem durante aquela altura do mês, sendo que muitas mulheres vão mais ou menos vezes à casa de banho. Mas porquê? Há uma explicação biológica, e as principais culpadas são as hormonas.
De acordo com a revista ‘Health’, que consultou o gastrenterologista Ashkan Farhadi, a prisão de ventre pré-menstrual está relacionada com a progesterona, que começa a aumentar no espaço de tempo entre a ovulação e quando a menstruação aparece. A progesterona pode fazer com que os alimentos se movam mais lentamente pelo intestino, deixando-a obstipada no processo.
Quanto à diarreia, os grandes vilões são substâncias semelhantes às hormonas, chamadas prostaglandinas. As células que compõem o revestimento do útero (conhecidas como células endometriais) produzem essas prostaglandinas, que são liberadas quando o revestimento do útero se decompõe mesmo antes e durante o período. Se o corpo produzir muitas prostaglandinas, elas podem chegar ao músculo que reveste os intestinos. Lá, elas podem causar a contração do intestino, tal como acontece com o útero, e expulsar a matéria fecal rapidamente, causando diarreia no processo, Uma curiosidade: as prostaglandinas também são responsáveis pelas câimbras dolorosas que temos todos os meses.

TBA
Como lidar?
O mais importante é saber o que é normal para si no período menstrual e fazer os possíveis para minimizar quaisquer ‘gatilhos’ adicionais. Por exemplo, se tem diarreia durante a menstruação e sabe que o café a faz ir mais vezes à casa de banho, talvez seja bom reduzir (ou cortar) a cafeína nesta altura do mês. Também pode tomar Imodium no primeiro dia da menstruação, para se antecipar, ou ter um blister sempre na mala, para não ser apanhada desprevenida caso ela ‘ataque’. Se o seu problema é a prisão de ventre, tente consumir mais fibra e água a meio do seu ciclo, quando os níveis de progesterona que provocam a obstipação começarem a aumentar.
Também é boa ideia evitar ‘gatilhos’ dietéticos, como alimentos doces ou salgados, explica a Dra. Alyssa Dweck, ginecologista, ao site da revista ‘Runner’s World‘.