A prática regular de exercício físico pode contribuir para a diminuição de sintomas negativos característicos do ciclo menstrual como, por exemplo, as cólicas, dores nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva. Esta foi a resposta de 78% das mais de 14 mil mulheres que participaram num inquérito realizado pela FitrWoman (aplicação de monitorizção do ciclo menstrual e de desporto) em parceria com a Universidade de St Mary’s, no Reino Unido.

Com idade média de 40 anos e ativas, as mulheres do Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Estados Unidos e Brasil relataram ter notado uma diminuição dos sintomas com as atividades consideradas moderadas (aquelas que nos deixam ofegantes, mas ainda é possível conversar ao realizá-las). Isto acontece porque o desporto tem uma relação direta com a regulação das hormonas.

“Os benefícios de uma vida ativa incluem não só os efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo, como também a libertação de hormonas e neurotransmissores associados com o bem-estar e os níveis de humor,” explica a ginecologista Bianca Franco, de São Paulo, à revista “Boa Forma”.

Entre eles, a médica cita a dopamina, relacionada ao controlo do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa for associada a uma alimentação equilibrada, então, os resultados são ainda melhores ainda.

TPM, menstruação e treino

Mas calma. Mesmo com todos os hábitos saudáveis, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólicas durante algum período do seu ciclo menstrual. Quase todas (88%) as mulheres que responderam ao inquérito sentem o mesmo — 69% delas já tiveram que mudar o treino por causa disso. As “culpadas” são duas hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam as suas concentrações no organismo durante o mês.

“No início do ciclo, os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogénio é baixa, causando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça retenção de líquidos e outros sintomas,” explica a Dra. Franco.

O período após a menstruação é aquele em que o estrogénio atinge o seu pico e, por conseguinte, é uma altura em que costumamos ter mais resistência e sentir mais ânimo.

Então, o que fazer quando está “naqueles dias”? O segredo é respeitar os limites do seu corpo. Isso não quer dizer que tem de fugir do ginásio; basta fazer alguns ajustes ao treino, que variam de pessoa para pessoa.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.