A prática regular de exercício físico pode contribuir para a diminuição de sintomas negativos característicos do ciclo menstrual como, por exemplo, as cólicas, dores nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva. Esta foi a resposta de 78% das mais de 14 mil mulheres que participaram num inquérito realizado pela FitrWoman (aplicação de monitorizção do ciclo menstrual e de desporto) em parceria com a Universidade de St Mary’s, no Reino Unido.

Com idade média de 40 anos e ativas, as mulheres do Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Espanha, Estados Unidos e Brasil relataram ter notado uma diminuição dos sintomas com as atividades consideradas moderadas (aquelas que nos deixam ofegantes, mas ainda é possível conversar ao realizá-las). Isto acontece porque o desporto tem uma relação direta com a regulação das hormonas.

“Os benefícios de uma vida ativa incluem não só os efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo, como também a libertação de hormonas e neurotransmissores associados com o bem-estar e os níveis de humor,” explica a ginecologista Bianca Franco, de São Paulo, à revista “Boa Forma”.

Entre eles, a médica cita a dopamina, relacionada ao controlo do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa for associada a uma alimentação equilibrada, então, os resultados são ainda melhores ainda.

TPM, menstruação e treino

Mas calma. Mesmo com todos os hábitos saudáveis, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólicas durante algum período do seu ciclo menstrual. Quase todas (88%) as mulheres que responderam ao inquérito sentem o mesmo — 69% delas já tiveram que mudar o treino por causa disso. As “culpadas” são duas hormonas sexuais femininas: o estrogénio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam as suas concentrações no organismo durante o mês.

“No início do ciclo, os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogénio é baixa, causando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça retenção de líquidos e outros sintomas,” explica a Dra. Franco.

O período após a menstruação é aquele em que o estrogénio atinge o seu pico e, por conseguinte, é uma altura em que costumamos ter mais resistência e sentir mais ânimo.

Então, o que fazer quando está “naqueles dias”? O segredo é respeitar os limites do seu corpo. Isso não quer dizer que tem de fugir do ginásio; basta fazer alguns ajustes ao treino, que variam de pessoa para pessoa.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.