Fazer sexo todas as semanas reduz em 28% o risco de menopausa precoce. É esta a principal conclusão de um estudo publicado recentemente no “Royal Society Open Science”.

De acordo com investigadoras da renomada University College London, no Reino Unido, quando uma mulher não faz sexo, o corpo presume que não há a possibilidade de engravidar e “decide” parar de investir energia na ovulação. O estudo sugere que isto é uma resposta do corpo  às pressões evolutivas da espécie.

“Se uma mulher tem poucas relações sexuais, ou relações sexuais pouco frequentes, quando se aproximar dos 40, o seu corpo não receberá os sinais físicos de uma eventual gravidez,” afirmam Megan Arnot e Ruth Mace, cientistas da University College London e autoras do estudo.

O estudo

As cientistas analisaram dados de quase três mil mulheres que participaram num estudo nacional dos Estados Unidos sobre a saúde feminina.  As participantes tinham, em média, 45 anos no início da investigação em 1996. Elas foram questionadas sobre a frequência com quem tinham feito sexo nos últimos seis meses, bem como sobre a prática de sexo oral, contacto sexual ou masturbação no mesmo período. Passados 10 anos, responderam novamente às mesmas perguntas.

O padrão mais frequente de atividade sexual era semanal (64%). No início do estudo, nenhuma das participantes tinha entrado na menopausa, mas 46% estavam a começar a sentir sintomas (fase conhecida como perimenopausa) e 54% estavam na pré-menopausa, o que significa que ainda não apresentavam sintomas e menstruavam.

Entenda as diferenças

Durante o período de 10 anos de estudo, 45% das mulheres entraram na menopausa com a idade média de 52 anos. Aquelas que praticavam alguma atividade sexual semanalmente, incluindo o coito, sexo oral, toques e carícias ou masturbação, tinham uma probabilidade 28% menor de entrar na menopausa antes dos 51 anos comparativamente às mulheres que fizeram sexo menos de uma vez por mês. Já as mulheres que faziam sexo mensalmente eram 19% menos propensas a entrar na menopausa, em comparação com as que faziam sexo menos que uma vez por mês.

“A menopausa é, obviamente, uma inevitabilidade para as mulheres, e não há intervenção comportamental que impeça a interrupção reprodutiva. No entanto, estes resultados são uma indicação inicial de que o momento da menopausa pode ser adaptável em resposta à probabilidade de engravidar,” diz Ruth Mace.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

O sexo pode tornar-nos mentirosos

Esta é a principal conclusão de um estudo recente.

Saúde

Menopausa: vamos quebrar o tabu

Esta sexta-feira, dia 18 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Menopausa.

Beleza

Menopausa sem traumas

Soluções de especialistas e alguns pequenos truques que funcionam para atravessar mais facilmente esta fase natural da vida.

Mais no portal

Moda

20 vestidos abaixo dos 20 euros que valem mesmo a pena nos saldos da Zara

Os preços começam nos 9,99€ e ainda explicamos como respeitar o plafond para compras em época de saldos.

Vídeos

ACTIVA Mulheres Inspiradoras 2020: uma tarde em que as palavras nos tornaram mais fortes

Mais uma edição para homenagear mulheres que mudam vidas, com o apoio da Endesa, Filorga, Pantene e Seat.

Saúde

Preste atenção a estes sinais de que está a beber pouca água

Assim como se deve cultivar hábitos saudáveis na alimentação e na prática de atividade física, o consumo diário de água também deve fazer parte da rotina diária.

Beleza

Erros comuns que prejudicam a saúde dos cabelos crespos

No que diz respeito a cabelos afro, saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Comportamento

Use estas situações comuns do quotidiano para treinar a assertividade

Estabelecer e impor limites nem sempre é fácil, especialmente para quem não está habituado.

Fashion Tips

Saiba como escolher o vestido de cerimónia perfeito para brilhar em qualquer evento

Está oficialmente aberta a temporada de casamentos e a rubrica Fashion Tips está aqui para ajudá-la a estar no seu melhor.

Comportamento

Cansada de deixar as coisas pelo meio? Estas dicas podem ajudar

Aqui ficam cinco conselhos de uma especialista para levar tarefas e objetivos até ao fim.

Finanças de A a Z

Como planear a poupança das crianças em apenas três passos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Deep Talk

Li Furtado: "A melhor influenciadora é a cliente que surge naturalmente"

A paixão pelo e-commerce e pelas compras online levaram Li Furtado a deixar uma carreira tradicional para lançar um negócio digital. O resultado é a super bem-sucedida marca de moda CINCO.

Moda

Hailey Bieber usa a próxima cor do momento em viagem a Paris

Inspirámo-nos no estilo da modelo e reunimos várias peças que são a cara dao verão.

Diz Quem Sabe

Neste verão, medite: a sua saúde mental agradece

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Beleza

Batom para fazer o contorno do rosto? Este truque de maquilhagem prova que é possível

Sim, é inacreditável, mas leu bem.