121272123.jpg

TEMPERATURA

Escolha a ideal

Um erro muito comum é aquecer demasiado o quarto: a temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 21ºC (se puser um termómetro no quarto, vai reparar que é bastante menos do que está habituada). Não conseguimos dormir com frio: no Inverno, um saco de água quente pode ajudar a adormecer. Mas o principal inimigo do sono é o calor: o corpo baixa a temperatura para conseguir adormecer. No Verão, curiosamente, mantenha o banho quente: é que, a seguir ao banho, o organismo baixa a temperatura e fica mais fresco, tornando mais fácil o adormecimento.

Plantas
Dê-lhes bom uso

Encontra valeriana em cápsulas nas lojas de produtos naturais, mas pode ser difícil encontrar a dose certa, e há pessoas insensíveis aos seus efeitos. E é preciso esperar um mês até sentir os seus benefícios. Aconselhe-se com um naturopata.

AÇÚCARES LENTOS
Atenção: lentos…

Por açúcares lentos entende-se por exemplo cereais integrais, que têm um efeito calmante e aumentam o nível de serotonina, um dos responsáveis pela sensação de bem-estar. Pão com sementes de sésamo, massa e arroz são boas opções. Não coma muita carne: a digestão das proteínas aumenta a temperatura corporal, quando o importante é que baixe.

RITUAIS
Um livro em vez do leite

Sim, o leite é um calmante natural, mas também é um diurético natural. É mais provável que a mantenha acordada do que a dormir. Se adora leite, coma uma taça com aveia ou muesli. Na cama, abra o seu livro preferido.

ALMOFADA
Não dorme? Levante-se

Se acordou a meio da noite e está tão desperta como ao meio-dia, não tente forçar-se a dormir. Levante-se e leia um livro. Quando começar a sentir sono, volte para a cama. Não entre em stresse: pense que, se o pior acontecer, um dia com sono não é tão grave assim, e que vai recuperar no dia seguinte.

ÓLEOS ESSENCIAIS
Bem-estar a conta-gotas

Não vão pô-la a ressonar instantaneamente, mas ajudam a criar um ambiente de relaxamento, e cheiram tão bem! Experimente massajar uma gota nos pulsos, usar no banho, vaporizar na almofada ou queimar num queimador. Os melhores para relaxar são os óleos de neroli e lavanda. Atenção que devem ser naturais e puros. Evite se estiver grávida.

CONTRASTE
Diferencie o dia da noite

Vivemos em luzes e ambientes estranhos e o nosso relógio biológico pode ficar confuso: apanhe sol de manhã e baixe as luzes à noite, para o ajudar a regular-se. Vá dar um passeio à hora de almoço e tente não voltar muito tarde para casa. O ideal seria esquecer os ecrãs à noite: emitem luz branca, que mantém o organismo desperto.

REIS DO MAGNÉSIO
Descubra-os

Evite as refeições muito pesadas antes de dormir. Mas se fica com fome antes de ir para a cama, pode fazer um snack rico em magnésio, outro calmante natural: iogurte com amêndoas e passas, ou papa de aveia com banana. O chocolate também é rico em magnésio, mas coma-o só até às 17h: também é excitante..

FRUTAS E LEGUMES
Coza-os e coma-os

As frutas são mais fáceis de digerir se forem cozidas, mas evite as compotas com muito açúcar, que é um excitante natural.
Maçã com frutos secos e uma colher de mel ajuda a adormecer, mas o organismo pode acelerar ligeiramente por causa da digestão do açúcar e provocar azia mesmo à hora de deitar. Experimente uma tosta com fruta ou uma bolacha integral com doce sem açúcar.

CHÁ
Evite antes de dormir

Antes de dormir, esqueça o álcool: suprime a fase REM do sono (a dos sonhos), o que provoca um sono mais agitado. Se tem mesmo sede, beba… água. Algumas pessoas dão-se bem com um chá de camomila ou hipericão, mas se o beber mesmo antes de dormir, vai passar a noite a caminho da casa de banho.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza

Somnorexia: a doença do excesso de sono

Acorde! Isso de andar a cair de sono durante a semana e dormir todo o sábado e domingo para tentar recuperar já tem um nome. Chama-se somnorexia e tem custos para a sua saúde

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.