Desde que as notícias sobre o novo coronavírus começaram a tomar conta dos noticiários afirma-se que o isolamento é a principal medida preventiva a ser tomada, principalmente para as pessoas que estão no grupo de risco (idosos, diabéticos, asmáticos e hipertensos).

Mas e as grávidas? Será que há risco de infectar os bebés que ainda não nasceram? Ainda é muito cedo para saber. Alguns estudos realizados levantam um pequeno número de hipóteses, como é o caso do trabalho publicado no passado dia 16 de março pela revista científica “Frontiers in Pediatrics”.

Nele, um grupo de investigadores chineses indica que as grávidas com Covid-19 não transmitem o vírus aos recém-nascidos. Foram analisados quatro bebés nascidos de mães infectadas no Hospital Union de Wuhan, a cidade onde surgiu o coronavírus. Nenhum deles desenvolveu sintomas graves, como febre ou tosse, e três deles tiveram resultado negativo para a infecção respiratória – a mãe da quarta criança não autorizou o teste.

Outros estudos também revelam que o vírus não é transmitido pelo leite materno, como afirma uma pesquisa da publicação “The Lancet”. Também não apareceram diferenças nos sintomas de grávidas e não grávidas num relatório que envolveu 15 mulheres, sublinhou o vice-presidente do Royal College of Obstetricians and GynecologistsPat O’brien, do Reino Unido, em entrevista à “New Scientist”.

Prevenção

A gestação altera a imunidade da mulher, principalmente no primeiro trimestre. De acordo com Débora Rosa, ginecologista e obstetra, isso acontece porque o organismo atua sobre o sistema imunológico para o desenvolvimento do bebé. “O feto para o corpo é um corpo estranho. Então, para evitar rejeição fetal, o organismo suprime a imunidade”, explica à revista “CLAUDIA”.

Isto significa que as grávidas devem seguir medidas preventivas mais específicas? Não necessariamente. As recomendações são as mesmas que para as pessoas não gestantes: respeitar a quarentena, permanecendo em casa e sair só em casos de extrema necessidade, usar álcool gel ao tocar nas superfícies, lavar frequentemente as mãos com água e sabão, evitar tocar no rosto e na boca, e desinfetar o telemóvel.

No caso das gestantes que têm exames de rotina marcados, é recomendado que a necessidade real do procedimento seja avaliada junto ao obstetra.

E os recém-nascidos?

Sabemos que todos querem conhecer o mais novo membro da família, mas é preciso ter paciência e esperar. Visitar o bebé que acabou de nascer não é recomendado.

“A mãe deve ficar em casa com o recém-nascido, isolada. Se tiver que sair à rua por algum motivo, ao sair da maternidade, por exemplo, tem que passar álcool gel”, orienta a Dra. Rosa. “Amamentar também é importante; é o que deixa a saúde do bebé fortalecida para que, se tiver contato com o coronavírus, o seu organismo responda da melhor maneira.”

Os banhos de sol, que também são recomendados para os recém-nascidos, deverão ser feitos dentro de casa, junto de uma janela ou numa varanda.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Coronavírus: 3 notícias falsas que andam a correr o mundo

Num cenário de crise de global da saúde pública, a desinformação pode ser a nossa maior inimiga.

Saúde

Desafios e estratégias da alimentação durante o isolamento

"A recente transformação da rotina acarretou uma mudança de hábitos que não tivemos tempo de processar".

Lifestyle

Lista de compras: os itens essenciais para enfrentar uma quarentena

Faça compras com calma e responsabilidade. Não devemos pensar só em nós, mas também nos outros.

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.