Como resposta ao surto pandémico do coronavírus, as diretrizes dos agentes da saúde recomendam desinfetar praticamente todas as superfícies, mas o que devemos fazer com a maquilhagem e os produtos de cuidados da pele?

“Não sabemos muito sobre como o SARS-CoV-2 [o vírus que causa a COVID-19] persiste nos produtos de beleza,” diz a Dra. Angela Rasmussen, virologista na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, à revista “Health”. “Os vírus precisam de uma célula anfitriã para se replicarem, portanto, normalmente, não duram semanas fora de um anfitrião, ao contrário das bactérias.”

Apesar de ainda não ser claro quanto tempo o coronavírus continua ativo fora do corpo humano, estudos recentes indicam que pode sobreviver entre duas horas e nove dias, dependendo do tipo de superfície. Todos os especialistas contactados pela revista americana recomendam manter a rotina com precaução, uma vez que a longevidade exata do SARS-CoV-2 ainda não foi testada em produtos de beleza. “Se contraiu o vírus, evite usar quaisquer produtos e não os partilhe com outras pessoas,” aconselha a Dra. Rasmussen

Não se esqueça dos acessórios de beleza 

“Lave os pincéis e esponjas de maquilhagem regularmente. Não volte a mergulhar os aplicadores na maquilhagem depois de estes já terem tocado na sua pele,” sugere o Dr. Joshua Zeichner à publicação americana. Além disso, limpar e desinfetar o seu nécessaire, bem quaisquer produtos que tenham sido usados fora de casa, como um batom ou rímel, também é uma boa ideia.

Por enquanto, não existem provas concretas de que podemos ser infetados mais do que uma vez com o coronavírus, explica a epidemiologista de doenças infecciosas Megan Halbrook. Embora os vírus, como a conjuntivite, possam ser transmitidos de uma pessoa para outra através da partilha de produtos, as opiniões dos especialistas sobre se deve deitar fora ou deixar os seus produtos de quarentena, caso tenha contraído o vírus, não são consensuais.

As práticas de higiene de senso comum são o método mais eficaz para evitar doenças e manter os seus must-have de beleza seguros. Portanto, lave as mãos durante 20 segundos, não toque no seu rosto, desinfete todas as superfícies de forma diligente e frequente.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Comportamento

Cansada de deixar as coisas pelo meio? Estas dicas podem ajudar

Aqui ficam cinco conselhos de uma especialista para levar tarefas e objetivos até ao fim.

Finanças de A a Z

Como planear a poupança das crianças em apenas três passos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Deep Talk

Li Furtado: "A melhor influenciadora é a cliente que surge naturalmente"

A paixão pelo e-commerce e pelas compras online levaram Li Furtado a deixar uma carreira tradicional para lançar um negócio digital. O resultado é a super bem-sucedida marca de moda CINCO.

Moda

Hailey Bieber usa a próxima cor do momento em viagem a Paris

Inspirámo-nos no estilo da modelo e reunimos várias peças que são a cara dao verão.

Diz Quem Sabe

Neste verão, medite: a sua saúde mental agradece

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresa especializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Beleza

Batom para fazer o contorno do rosto? Este truque de maquilhagem prova que é possível

Sim, é inacreditável, mas leu bem.

Saúde

6 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade no dia a dia

Recomendados por um especialista.

Comportamento

O que não fazer quando alguém tem um comportamento hostil

De acordo com um especialista, este é o caminho para uma conversa construtiva.

Moda

Esta é bem capaz de ser a tendência mais confortável da nova estação

É perfeita para usar nos dias quentes de verão, em idas à praia ou à piscina.

Moda

Precisamos de uns ténis iguais a estes, de Kate

São cheios de estilo e ficam bem com tudo.