Estar em quarentena e evitar ao máximo o contacto físico com outras pessoas é a realidade da maioria das pessoas, atualmente. E se, para uns, este é o momento para relaxar e descansar ao máximo, para outros significa mais pressão, mais preocupações e a ansiedade de “ter de” fazer sempre mais. Porém, estar em casa não significa ser produtivo a todas as horas, minutos ou segudos. É preciso parar e tentar ser menos exigente consigo mesmo.

Posto isto, sugerimos o seguinte exercíco, da psicóloga e autora Kristin Neff, para conseguir relaxar em momentos de maior stress:

Primeiro passo

Pense em algo que esteja a acontecer na sua vida e que lhe causa tanto stress que até sente desconforto físico. Seja dor de cabeça, tensão no pescoço, rigidez do maxilar, ou uma “bola” no estômago.

Segundo passo

Assim que sentir esse desconforto, diga para si mesmo “isto magoa” ou “isto é um momento de stress”. Isto é a atenção consciente: reconhecer o que se sente e não lutar contra isso.

Terceiro passo

Reconheça esse mesmo elemento da experiência humana ao dizer “todos nós temos dificuldades” ou “há outras pessoas que se sentem como eu” ou mesmo “não estou sozinho nisto”. Neff dugere que, aqui, se desejar, pode mesmo colocar as mãoz na zona do coração, por exemplo.

Quarto passo

Pense em alguma frase que seja reconfortante, algo que gostasse de ouvir num momento de stress. Exemplos desta auto-compaixão podem ser “serei paciente comigo mesmo”, “eu perdoo-me”, “eu vou aprender a aceitar-me como sou agora” ou “darei a mim mesmo a compaixão de que preciso“.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Estas apps gratuitas de meditação são ideais para a quarentena - e todos os outros dias

Aproveite os dias em casa para ganhar uma nova e saudável rotina.

Lifestyle

5 truques de meditação infalíveis para quem não se consegue concentrar

Alerta, cérebros distraídos!

Saúde

Mindfullness: Meditação para quem não gosta de meditar

Não tem nada de esotérico, pode fazê-la em qualquer lugar e em poucos minutos. Esta forma de meditação reduz o stresse e ansiedade, é recomendada pelo Sistema Nacional de Saúde britânico e é praticada em escolas primárias e por pacientes com depressão. O especialista que a estuda em Oxford diz-nos como ela nos pode tornar mais felizes.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.