Sente que está a dormir mais do que o normal? E os sonhos estão a ser diferentes? Pois saiba que a atual pandemia pode ser a causa. Mudanças no comportamento do sono pode fazer com que nos lembremos melhor dos nossos sonhos, sendo que as preocupações causadas pelo novo coronavírus e pelo isolamento podem estar a mudar os temas desses sonhos. 

Segundo um estudo feito pelo King’s College em Londres, Reino Unido, 62% dos inquiridos afirmaram estar a dormir mais desde que foi declarada a quarentena. O mesmo se regista noutros países. Pode-se explicar que, o facto de se estar mais em casa, e de o tempo usado na preparação para o trabalho e na viagem até lá seja agora direcionado para o sono. 

Como tal, o tempo para sonhar é maior. É que, assim sendo, passamos mais tempo pelo sono REM, no qual acontecem a maior parte dos sonhos. Mas, ao mesmo tempo, a ansiedade faz com que este período de descanso possa ser interrompido mais vezes. E quando acordamos de um estado REM lembramos mais facilmente os sonhos que estávamos a ter. 

É também natural que o conteúdo dos sonhos tenha sofrido alterações. Afinal, sonhamos com memórias, emoções ou eventos recentes. “Os sonhos são a forma como o nosso cérebro trabalha os nossos problemas emocionais, e quanto mais ansiosos estivermos, mais vivídas são essas imagens”, diz Russel Foster, neurocientista da Universidade de Oxford. Por outro lado, Katja Valli, neurocientista da Universidade de Turku, na Filândia, defende que os sonhos nos ajudam a preparar para adversidades. “Quando enfrentamos ameças, sentimos medo ou ansiedade, os nossos sonhos produzem mecanismos que simulam esses medos e preocupações”. 

E não tenha receio de falar com alguém sobre o que está a fazer. Vários especialistas afirmam que tal ajuda a aliviar stresse e a criar um laço de empatia com a pessoa com que está a comunicar sobre esta situação. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta mala Parfois é um verdadeiro 'must-have'

E está disponível em duas cores.

Comportamento

10 ferramentas essenciais para qualquer relação funcionar

Saiba como tirar o melhor partido da vida a dois.

Celebridades

Amy Schumer remove o útero e o apêndice devido a endometriose

A atriz partilhou a própria história nas redes sociais.

Celebridades

Ashley Graham está grávida de gémeos

A modelo revelou o sexo dos bebés num vídeo que apanhou os fãs de surpresa.

Lifestyle

Packs anti-experiência: uma forma de ajudar quem precisa

A PAR e FNAC juntaram forças no apoio aos refugiados de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: adquirir um dos packs Anti-Experiência que já estão à venda nas lojas.

Moda

Iris Apfel: a influencer centenária cria coleção para a H&M

Mulher de negócios, um verdadeiro ícone de estilo, designer de moda e decoradora de interiores, Iris ´uma mulher verdadeiramente inspiradora.

Moda

A coleção-cápsula que celebra o 'athleisure' como nunca viu antes

Pela mão do designer francês Monsieur Christian Lacroix.

Moda

Intimissimi lança novidades para o outono/ inverno

Conheça as novas peças da marca italiana.

Saúde

Zero comportamentos de risco: ilustradora Clara Não ajuda na sensibilização dos jovens para o VIH

No ZEROVIH.PT os jovens podem encontrar informação sobre a infeção e respostas às perguntas mais frequentes em caso de diagnóstico.

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.