Na maioria das vezes, o mau-humor não resulta do que acontece no ambiente envolvente, mas sim de uma falha numa das principais tarefas básicas: dormir.

Se o corpo e a mente não estiverem completamente descansados, os dias não vão ser tão produtivos quanto o esperado. De acordo com especialistas, trocar o sono por mais algumas horas extra de atividade pode ser prejudicial para o corpo, bem como acabar por ter um impacto negativo na mente. A qualidade do sono é crucial no desenvolvimento humano e um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, um sistema imunitário forte e um estilo de vida saudável.

Numa fase difícil como a que estamos a viver, em que as pessoas se sentem ainda mais cansadas e ansiosas, os problemas com a qualidade de sono ganham uma nova dimensão, e manter hábitos saudáveis e os padrões de sono habituais, pode ser complicado. Para ajudar os portugueses a dormirem melhor, o Urban Sports Club, a IKEA e a FNAC partilham algumas dicas e truques simples, de maneira a garantir um sono o mais descansado e pleno possível:

A prática de exercício físico

É sabido que o exercício físico pode ajudar a diminuir os níveis de stress e ansiedade, contribuindo, assim, de forma positiva para a qualidade do sono. E, quando combinado com outros fatores, pode ter um impacto muito significativo no bem-estar físico e mental. Quando as pessoas passam muito tempo sem se movimentarem – seja por estarem em casa de quarentena, ou por trabalharem muitas horas sentadas em frente a um computador –, podem sentir-se menos cansadas no final do dia. É, por isso, importante continuar em constante movimento e permanecer ativo para manter um estilo de vida saudável e desfrutar de uma bela noite de sono.

Mantendo a atividade física durante o dia, uma boa noite de sono é essencial para restaurar os músculos, e só com um bom descanso é que será possível aproveitar todos os benefícios que o exercício físico pode trazer e, claro, levar o corpo a testar novos limites e desafios. Para aqueles que continuam por casa, o Urban Sports Club lançou aulas online em direto, permitindo aos seus membros continuarem a treinar com o seu PT habitual, ou experimentarem novos espaços e modalidades, tudo sem terem de sair de casa, mantendo-se ativos e contribuindo, assim, para uma maior qualidade do sono.

Uma boa leitura antes de dormir

O hábito de ler é reconhecido como um grande aliado quando o sono teima em não chegar. Reservar um momento antes de dormir para ler aquele livro que há muito anda a ser adiado, pode ajudar a descansar. Ler ajuda a aliviar o stress, pois a leitura permite desligar do mundo real, aliviando tensões musculares e diminuindo o ritmo de batimentos cardíacos. Em apenas 20 minutos é possível sentir o relaxamento causado pela leitura de um livro.

Nada como ter um bom livro na mesa de cabeceira, e a FNAC pode ajudar nessa tarefa: tanto nas lojas como na sua livraria online, é possível encontrar as últimas novidades em livros e o top dos livros mais vendidos, além de uma vasta oferta, seja por género literário, livro técnico ou autor. São milhares de livros que estão disponíveis à espera de serem descobertos.

Criar um ambiente calmo

Há muitos fatores que contribuem para a qualidade do sono. Um deles é, sem dúvida, a qualidade do ambiente envolvente, que deve ser tranquilo e propício ao descanso. O conforto, a temperatura, a luz, a qualidade do ar e o som, são os 5 elementos essenciais que proporcionam o ambiente ideal para uma boa noite de sono.

Ciente da importância destes cinco elementos na otimização do ambiente da casa, a IKEA é a única marca com uma oferta global de todos estes elementos, com uma gama que está pensada para responder a estas necessidades. Com soluções acessíveis à maioria das pessoas, a IKEA quer dar aos portugueses tudo o que precisam para aumentar o descanso e a produtividade e o bem-estar geral.

Desligar os ecrãs

Durante este período, é significativamente importante não estar dependente da Internet, de maneira a permitir que a mente se desligue do mundo digital. A utilização de dispositivos eletrónicos antes de dormir pode afetar negativamente o sono, devido aos seus estímulos psicológicos e fisiológicos.

A utilização deste tipo de dispositivos pode atrasar o relógio interno do sono, o que suprime a libertação da melatomina – hormona indutora do sono – sendo, assim, mais difícil adormecer.

Além disso, mesmo as luzes LED dos aparelhos em standby ou em carregamento podem ter impacto na qualidade do sono. Por isso, o ideal é carregar o telefone, tablet e computador portátil fora do quarto, de maneira a não olhar para os aparelhos digitais durante a noite.

Aprender a gerir o stress

Organizar a semana, definir prioridades e delegar tarefas sempre que possível. Reservar algum tempo para realizar algo benéfico e divertido, que seja perfeito para esquecer as preocupações, pode ser ideal para uma semana tranquila e garantir uma noite mais tranquila.

Há várias coisas que se podem fazer para ajudar: dar um passeio curto, conversar com um amigo através de videochamada, ou a prática de yoga ou pilates, são exemplos de atividades que podem ser praticadas enquanto estamos por casa e que vão contribuir para uma noite mais calma, e, com isso, para o bem-estar físico e mental.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Relacionados

Saúde

Como o novo coronavírus está a afetar o seu sono e sonhos

Notou diferenças desde que começou a quarentena? Não se preocupe que há mais pessoas a passar pela mesma situação. Entenda o motivo.

Saúde

Não consegue dormir? Estes hábitos podem estar a atrapalhar o seu sono

Aprenda a ter um sono com mais qualidade

Saúde

O sono excessivo faz tanto mal quanto dormir pouco

Especialmente ao coração.

Mais no portal

Comportamento

5 pessoas revelam os segredos que os companheiros esconderam até serem casados

Incluindo uma mãe que, afinal, estava viva.

Celebridades

Estas calças de Eva Longoria deram que falar

Veja a escolha original da atriz.

Comportamento

Como valorizar amigos e parceiros que são "bons o suficiente"

De acordo com uma psicóloga clínica, é importante não esperar (ou exigir) a perfeição dos outros.

Saúde

Os erros que estão a tornar os seus treinos de glúteos ineficazes

Se não vê diferenças, por mais que treine, confira estas dicas.

Moda

Artigos de moda indispensáveis para as adeptas de estéticas minimalistas

Estas 16 peças de roupa e acessórios são perfeitos para qualquer guarda-roupa cápsula de inverno.

Beleza

10 manicures para quem não gosta de unhas de uma só cor

Inspire-se nestas sugestões.

Beleza

Eis o que deve mudar na rotina de maquilhagem durante os meses frios

Para além das roupas, a maquilhagem também deve mudar quando chega o frio.

Saúde

Reduza a ansiedade em 1 minuto com este exercício

Partilhado por um especialista.

Beleza

Os cristais no cabelo elevam qualquer penteado ao próximo nível

Uma tendência que pode muito bem servir de inspiração para a Passagem de Ano.

Saúde

3 mitos sobre incontinência urinária esclarecidos

Por uma fisioterapeuta e uma médica de clínica geral.

Comportamento

Estes sinais indicam que a ansiedade está a levar a melhor sobre si

De acordo com um especialista.

Saúde

Rever séries é bom para a saúde - entenda o motivo

Confira a explicação de especialistas.