Os dias quentes trazem muitas coisas boas, mas a abundância de mosquitos, definitivamente, não é uma delas. E se tem a impressão de que eles gostam particularmente de si, é bem capaz de ter razão.

Afinal de contas, há uma ciência por trás do facto de algumas pessoas serem mais atraentes para estes insectos do que outras. Segundo um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, o número de mordidas que alguém recebe depende quase inteiramente dos seus genes. “A descoberta mais recente é que sabemos que é hereditário”, diz o professor James Logan, chefe do departamento.

Desde que chegaram a esta conclusão, Logan e a sua equipa embarcaram naquilo que será um estudo de três anos de gémeos idênticos, para isolar quais genes são atraentes para os mosquitos e quais não são, com a esperança de que um dia possamos tomar um comprimido para repeli-los.

O que se sabe?

Os hábitos, a comida ingerida ou o perfume que se usa não têm um papel tão determinante quando se possa pensar no que toca à atração. Sabe-se que os mosquitos fêmea, que são os que picam, se sentem atraídos pelo aroma de dióxido de carbono, que todos os seres humanos emitem através dos seus poros. “Eles têm recetores de dióxido de carbono, que usam para perceber de onde ele vem e quão próximos estão dele”, explica Logan.

Um fator secundário surge sob a forma de ácido lático, que é o subproduto da queima muscular ou do exercício. Muitas vezes, as pessoas que se exercitam regularmente emitem mais ácido lático, bem como as pessoas que têm taxas metabólicas mais altas. E alguém com maior frequência cardíaca em repouso produz mais dióxido de carbono e mais ácido lático, atraindo ainda mais mosquitos.

Como mantê-los longe?

As roupas leves (no tecido e na cor) ajudam nesse sentido. Já os repelentes naturais contam com ingredientes, como o limão e a citronela, que irritam os mosquitos que entram em contacto com eles, fazendo com que se afastem antes (ou durante) de uma picada. Contudo, o DEET “faz com que os mosquitos percam o sentido de orientação”, sendo o ingrediente mais eficiente em evitar as mordidas.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Que sensação é aquela de que estamos a cair de um precipício antes de adormecermos?

Parece que nos tira o chão vem acompanhada de espasmos.

Moda

Conheça a roupa que protege as crianças do sol e dos mosquitos

A Zippy acaba de lançar a linha 'Replente de Mosquito' e 'Proteção UV'

Lifestyle

Soluções naturais para afastar os mosquitos no verão

Os dias quentes de verão são a época de eleição para os insetos.

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradora de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.