birth control pills

Se sente que o seu ciclo menstrual tem andado atipicamente desregulado desde que foram implementadas as medidas de combate ao novo coronavírus, incluindo o confinamento em casa, saiba que a culpa pode ser do stress.

“O isolamento social e a solidão e as mudanças na rotina de exercício físico refletem os efeitos psicológicos da COVID-19, cujo denominador comum é o stress agudo traumático agudo”, diz a Dr. Kecia Gaither, ginecologista e obstetra no hospital Lincoln Medical Center, em Nova Iorque, ao site Bustle. A especialista acrescenta ainda que a produção excessiva de cortisol e da hormona libertadora de corticotrofina (CRH, na sigla inglesa) pode interferir na ovulação, o que, por sua vez, pode levar a ciclos menstruais mais longos ou mais curtos, à ausência da menstruação ou a períodos bastante dolorosos.

Trocado em miúdos, o que acontece é o seguinte: a sua hipófise diz aos seus ovários para libertarem estrogénio e progesterona (e algumas outras hormonas) em diferentes alturas do mês. Isso controla se a ovulação e a menstruação acontecem ou não. Se esse sistema for interrompido a qualquer momento, o seu ciclo menstrual pode ficar fora de controlo – de sublinhar que se estiver a tomar a pílula, nada disto se aplica, porque o nível de hormonas no seu corpo continuará igual. Por exemplo, se ficar acordada até às quatro da manhã todas as noites, isso pode ser uma mudança drástica o suficiente para desequilibrar o funcionamento dos ovários.

Sono de qualidade

“Quando o relógio mestre do ritmo circadiano é perturbado pelo horário ou falta de sono, ocorre uma redução na produção de melatonina e um aumento na inflamação no corpo”,  explica a Dra. Felice Gersh, fundadora e diretora da clínica Integrative Medical Group of Irvine, ao mesmo site. “A melatonina contém recetores no ovário e uma redução na produção de melatonina pode bloquear a ovulação”.

Ainda há o fator solidão. Além de ser um peso emocional, pode afetar os níveis de cortisol, também conhecido como a hormona do stress. Um aumento de cortisol pode interromper o ciclo hormonal regular de que o corpo precisa para ter um período regular.

Dito isto, pode notar algumas mudanças no seu ciclo menstrual durante esta fase. Ou não. Lembre-se que cada corpo é diferente e tente fazer alguns ajustes no seu estilo de vida para proteger a sua saúde reprodutiva.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.