Quem nunca ficou de mau humor quando estava com fome, que levante a mão! Todos já passámos por isso, a dado momento, e podemos garantir que não é a sensação mais agradável. Nem para nós, nem para aqueles que, por azar, estejam por perto.

Para evitar estes momentos, é claro que deve manter uma alimentação equilibrada e a horários minimamente regulares. E se precisar de uma “mãozinha”, saiba que há mesmo alimentos capazes de melhorar o nosso humor.

“Existem moléculas – neurotransmissores – alguns dos quais costumamos chamar de ‘moléculas da felicidade’, que são muito importantes para o nosso cérebro e que quando estão em falta no organismo podem provocar irritabilidade, transtornos de humor, sonolência, cansaço e até depressão”, explica Filipa Cortez, coordenadora de nutrição da DIETA3PASSOS, dando como exemplo a serotonina.

Conheça a seleção de 10 destes “alimentos felizes”, realizada pela nutricionista:

1. Leite magro e derivados – excelentes fontes de cálcio, mineral que ajuda a reduzir e a controlar o nervosismo.

2. Salmão e outros peixes gordos, como o atum ou a cavala – contêm gorduras essenciais, como o Ómega-3, triptofano, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todas substâncias benéficas para o cérebro.

3. Ovos – fonte natural de triptofano, além de serem ricos em selénio e proteínas.

4. Banana – uma das frutas mais ricas em triptofano. Além disso, é fonte de fibras, potássio, vitamina B6 e hidratos de carbono.

5. Abacate – contém ácido fólico (vitamina B9) e potássio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea e a combater o stress.

6. Hortícolas de folhas verdes, como os espinafres e os brócolos – contêm ácido fólico, que tem um papel ativo no alívio de sintomas depressivos e do stress.

7. Frutos secos e oleaginosos, como nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia – fontes de magnésio e selénio, minerais que ajudam a reduzir o stress e a melhorar a memória.

8. Lentilhas e outras leguminosas – fonte de triptofano, proporcionando uma sensação de prazer, além de também contribuírem para fortalecer os ossos, por serem ricas em cálcio.

9. Aveia integral – rica em triptofano, ontém também beta-glucanos, fibras que ajudam a manter o equilíbrio intestinal.

10. Chocolate negro com mais de 70% cacau – alimento que provoca uma sensação de bem-estar e felicidade, desde logo porque o triptofano está presente nas sementes de cacau. Também melhora a memória e a imunidade do organismo.

Apesar de estes alimentos serem uma ajuda para o nosso humor, “não consistem, por si só, numa receita para a felicidade. É importante que sejam incluídos numa alimentação rica e variada, que por sua vez deve ser combinada com outros hábitos que promovem o bem-estar, como a prática de exercício físico ao ar livre”, salienta Cortez.

Palavras-chave

Assine uma destas revistas e escolha um presente grátis. Estadas em hotéis, produtos de beleza e muitos outros. Aproveite. Assine aqui

Mais no portal

Beleza

Meio bob, meio pixie: eis o corte que promete fazer furor em 2022

Podemos estar num novo ano, mas o corte do momento veio direitinho da década de 1990.

Saúde

A importância deste suplemento para quem está grávida ou a tentar engravidar

Algo nem sempre receitado pelos médicos, mas que pode trazer inúmeros benefícios!

Moda

Truques de styling para usar calças largas com confiança

Uma tendência que, além de prática, é confortável e elegante.

Comportamento

Namoro online: 5 dicas para melhorar a experiência

Recomendados por uma terapeuta familiar.

BeYoga

BeYoga: Força e Determinação de Guerreiro

Desperte a guerreira que há em si, de uma forma vigorosa, activando toda a energia orgânica que flui em direção aos seus objetivos. Seja uma guerreira da paz e irradie firmeza para vencer todas as limitações. Sinta-se pronta para ultrapassar todos os obstáculos.

Lifestyle

Agora não é só loja: há brunch na Brigadeirando, no Lx Factory

E a marca tem algumas novidades à nossa espera.

Saúde

Vacina contra o cancro de pele testada com sucesso em ratos

Uma notícia que nos enche de esperança.

Comportamento

Esta é, provavelmente, a melhor dica para encontrar "o tal"

Um truque bastante simples e que é defendido por vários especialistas. Saiba do que se trata e mude a forma como olha para os relacionamentos.

Lifestyle

Estas duas dicas podem revolucionar a sua gestão financeira

E são bastante simples.

Saúde

Covid-19: Estudo explica a importância da terceira dose da vacina

Bem como das vacinas de mRNA.

Comportamento

3 motivos para o sexo (por vezes) causar apego emocional

Eis a explicação de uma especialista, mestre em Sexologia.

Beleza

4 hábitos aparentemente inofensivos que causam pontas espigadas

Saiba quais são e como pode proteger os fios.