Quem nunca ficou de mau humor quando estava com fome, que levante a mão! Todos já passámos por isso, a dado momento, e podemos garantir que não é a sensação mais agradável. Nem para nós, nem para aqueles que, por azar, estejam por perto.

Para evitar estes momentos, é claro que deve manter uma alimentação equilibrada e a horários minimamente regulares. E se precisar de uma “mãozinha”, saiba que há mesmo alimentos capazes de melhorar o nosso humor.

“Existem moléculas – neurotransmissores – alguns dos quais costumamos chamar de ‘moléculas da felicidade’, que são muito importantes para o nosso cérebro e que quando estão em falta no organismo podem provocar irritabilidade, transtornos de humor, sonolência, cansaço e até depressão”, explica Filipa Cortez, coordenadora de nutrição da DIETA3PASSOS, dando como exemplo a serotonina.

Conheça a seleção de 10 destes “alimentos felizes”, realizada pela nutricionista:

1. Leite magro e derivados – excelentes fontes de cálcio, mineral que ajuda a reduzir e a controlar o nervosismo.

2. Salmão e outros peixes gordos, como o atum ou a cavala – contêm gorduras essenciais, como o Ómega-3, triptofano, ferro, zinco, vitaminas B6 e B12, todas substâncias benéficas para o cérebro.

3. Ovos – fonte natural de triptofano, além de serem ricos em selénio e proteínas.

4. Banana – uma das frutas mais ricas em triptofano. Além disso, é fonte de fibras, potássio, vitamina B6 e hidratos de carbono.

5. Abacate – contém ácido fólico (vitamina B9) e potássio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea e a combater o stress.

6. Hortícolas de folhas verdes, como os espinafres e os brócolos – contêm ácido fólico, que tem um papel ativo no alívio de sintomas depressivos e do stress.

7. Frutos secos e oleaginosos, como nozes, castanhas, amêndoas e sementes de chia – fontes de magnésio e selénio, minerais que ajudam a reduzir o stress e a melhorar a memória.

8. Lentilhas e outras leguminosas – fonte de triptofano, proporcionando uma sensação de prazer, além de também contribuírem para fortalecer os ossos, por serem ricas em cálcio.

9. Aveia integral – rica em triptofano, ontém também beta-glucanos, fibras que ajudam a manter o equilíbrio intestinal.

10. Chocolate negro com mais de 70% cacau – alimento que provoca uma sensação de bem-estar e felicidade, desde logo porque o triptofano está presente nas sementes de cacau. Também melhora a memória e a imunidade do organismo.

Apesar de estes alimentos serem uma ajuda para o nosso humor, “não consistem, por si só, numa receita para a felicidade. É importante que sejam incluídos numa alimentação rica e variada, que por sua vez deve ser combinada com outros hábitos que promovem o bem-estar, como a prática de exercício físico ao ar livre”, salienta Cortez.

Palavras-chave

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.