Durante o verão, o aumento das temperaturas pode causar dificuldade em adormecer, noites de descanso intermitente ou até insónias. Esta situação acaba por afectar a saúde física e mental.

Manter uma higiene do sono adequada requer esforços e a equipa de especialistas farmacêuticos da Mifarma revela as dicas que podem ajudar a que pare de contar ovelhas e tenha uma boa noite de sono.

A privação do sono enfraquece-nos e desencadeia desequilíbrios no nosso relógio biológico que, a longo prazo, podem ter consequências negativas. Portanto, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para dormir melhor “, diz Reme Navarro, farmacêutica e co-fundadora da empresa.

O melhor descanso começa durante o jantar

O ideal é jantar duas horas antes de dormir e evitar jantares pesados, embora comer pouco também não seja adequado. “Se formos dormir com fome, o cérebro permanecerá em alerta e podemos acordar a meio da noite. Há que encontrar o equilíbrio “, aconselha Reme Navarro.

Os produtos que incorporam ervas medicinais, como a valeriana ou a passiflora, e os suplementos e vitaminas alimentares podem promover um descanso de qualidade. “Hoje em dia podemos incorporar vitaminas do grupo D, que agora está em estado de deficiência, ou magnésio, por exemplo, que ajuda o corpo a produzir melatonina, envolvida na regulação correta do sono“, conclui.

Regular o relógio biológico

É importante estabelecer uma rotina de sono para ajudar a regular nossos padrões e melhorar a qualidade do descanso. “Criar uma rotina de exercícios é positivo para libertar endorfinas e, ajuda a sentir-se melhor no final do dia. O cansaço excessivo também não é positivo; portanto, essas atividades mais intensas devem ser combinadas com outras mais relaxantes“, explica Reme Navarro.

Criar um bom ambiente

Mudar a luz azul dos telemóveis para luzes fracas e indiretas é importante para criar um ambiente de bem-estar, propício à indução do sono. A aromaterapia com óleos essenciais, especialmente lavanda ou tangerina, ajuda, já que, atua diretamente no sistema nervoso. Basta aplicar algumas gotas no interior dos pulsos e fazer algumas inalações profundas antes de ir para a cama.

Clássicos que não falham

Remédios naturais para as insónias, como um banho para refrescar, antes de dormir, ou evitar cafeína e sestas também são eficazes. É importante encontrar um ritual, repetido todas as noites e que ajuda preparar mental e fisicamente para o momento de ir para a cama, como beber um copo de leite ou praticar exercícios de respiração e meditação.

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

6 motivos para começar a dormir sem roupa

Aproveite o calor e tire o pijama na hora de ir para a cama. Acredite que poderá ficar rendida a esta forma de repousar.

Saúde

10 remédios para dormir melhor de forma natural

Os tempos são conturbados e muitas vezes podem refletir-se em noites mais agitadas. Aqui lhe deixamos muitas ideias ao natural para adormecer melhor.

Saúde

Estas 4 posições simples de yoga são perfeitas para dormir bem

Se costuma ter insónias, pondere adotar este hábito.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?