Durante o verão, o aumento das temperaturas pode causar dificuldade em adormecer, noites de descanso intermitente ou até insónias. Esta situação acaba por afectar a saúde física e mental.

Manter uma higiene do sono adequada requer esforços e a equipa de especialistas farmacêuticos da Mifarma revela as dicas que podem ajudar a que pare de contar ovelhas e tenha uma boa noite de sono.

A privação do sono enfraquece-nos e desencadeia desequilíbrios no nosso relógio biológico que, a longo prazo, podem ter consequências negativas. Portanto, devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para dormir melhor “, diz Reme Navarro, farmacêutica e co-fundadora da empresa.

O melhor descanso começa durante o jantar

O ideal é jantar duas horas antes de dormir e evitar jantares pesados, embora comer pouco também não seja adequado. “Se formos dormir com fome, o cérebro permanecerá em alerta e podemos acordar a meio da noite. Há que encontrar o equilíbrio “, aconselha Reme Navarro.

Os produtos que incorporam ervas medicinais, como a valeriana ou a passiflora, e os suplementos e vitaminas alimentares podem promover um descanso de qualidade. “Hoje em dia podemos incorporar vitaminas do grupo D, que agora está em estado de deficiência, ou magnésio, por exemplo, que ajuda o corpo a produzir melatonina, envolvida na regulação correta do sono“, conclui.

Regular o relógio biológico

É importante estabelecer uma rotina de sono para ajudar a regular nossos padrões e melhorar a qualidade do descanso. “Criar uma rotina de exercícios é positivo para libertar endorfinas e, ajuda a sentir-se melhor no final do dia. O cansaço excessivo também não é positivo; portanto, essas atividades mais intensas devem ser combinadas com outras mais relaxantes“, explica Reme Navarro.

Criar um bom ambiente

Mudar a luz azul dos telemóveis para luzes fracas e indiretas é importante para criar um ambiente de bem-estar, propício à indução do sono. A aromaterapia com óleos essenciais, especialmente lavanda ou tangerina, ajuda, já que, atua diretamente no sistema nervoso. Basta aplicar algumas gotas no interior dos pulsos e fazer algumas inalações profundas antes de ir para a cama.

Clássicos que não falham

Remédios naturais para as insónias, como um banho para refrescar, antes de dormir, ou evitar cafeína e sestas também são eficazes. É importante encontrar um ritual, repetido todas as noites e que ajuda preparar mental e fisicamente para o momento de ir para a cama, como beber um copo de leite ou praticar exercícios de respiração e meditação.

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