Já ter estado infetado com covid-19 não significa necessariamente que se esteja imune à doença. Vários têm sido os estudos feitos, desde o aparecimento do coronavírus, e ainda há muito por descobrir. Agora, a revista Prevention decidiu reunir a opinião de vários especialistas no que toca aos sinais que o nosso corpo nos dá e que podem indicar que já estivemos infetados sem nos apercebermos.

1. Teve uma “má” constipação

Em pesquisas da universidade do Texas, foram usadas amostras relativas ao inverno de 2019, de suspeitas de gripe. Para cada dois casos de gripe, vieram a descobrir, havia um de covid-19. “Demorou mais a chegar às zonas rurais, portanto, se esteve numa quinta no inverno e teve sintomas, provavelmente foi só uma constipação. Se esteve em grandes cidades, pode ter sido covid“, afirma William Schaffner, especialista em doenças infecciosas.

Recorde-se que, por norma, as constipações não causam falta de ar, fortes dores de cabeça, ou sintomas gastrointestinais, como a covid-19. Febre, tosse, dificuldade em respirar, fadiga, dores musculares, dores de cabeça, perda de sabor ou cheiro, garganta seca, nariz congestionado, náusea ou vómitos e diarreia são os mais comuns desta última doença.

2. Chegou a perder o olfato ou paladar

Este tem sido um dos sintomas bastante relatados no que toca à infeção pelo novo coronavírus – embora nem todas as pessoas o registem. Porém, alguns dados têm mostrado que aquelas que sentem esta mudança, por norma, começam a melhorar após cerca de sete dias. Ainda assim, há que recordar que algumas constipações, gripes ou mesmo alergias podem trazer sintomas semelhantes.

3. Queda de cabelo sem explicação

Este é um dos sintomas sob grandes estudos, já que várias pessoas que recuperaram da doença têm relatado um grande aumento da queda de cabelo. Ainda assim, é pouco provável que este seja um indicativo de que já esteve infetado, se não vier associado a outros, como tosse ou febre. O simples aumento do stress, devido à pandemia, pode fazer-nos perder mais cabelo.

Entenda melhor a relação entre a COVID-19 e a queda de cabelo.

4. Falta de ar

Uma pesquisa publicada no jornal JAMA descobriu que pessoas que já estiveram infetadas podem ter sintomas duradouros – mesmo após a cura -, incluindo dificuldades respiratórias. Suspeita-se que tal se deva a uma inflamação prolongada nos pulmões. “Se sente isto, provavelmente a doença que teve antes era covid-19“, afirma Schaffner, aconselhando a que se procure ajuda médica.

5. Tosse persistente

O mesmo estudo, publicado no JAMA, mostrou que várias pessoas relatam, além da falta de ar, uma tosse seca que não passa. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças revelam que cerca de 43% das pessoas que já estiveram infetadas ainda tinham tosse entre 14 a 21 dias após ter recebido o teste positivo.

6. Cansaço extremo

Nos dados publicados no JAMA, é ainda referida a fadiga. 53% dos pacientes diziam sofrer de cansaço extremo até cerca de 60 dias após os primeiros sintomas da doença. Mais uma vez, e tal como outros sintomas, importa recordar que este não é exclusivo da infeção pelo novo coronavírus, pelo que deve sempre procurar aconselhamento médico.

7. Tem tido sintomas incomuns que parecem não passar

Sendo que este é ainda um vírus recente, ainda há muito por descobrir. Porém, algo que se tem notado é que há certos sintomas que parecem durar mesmo após a cura. Por exemplo, um pequeno estudo com apenas 100 pessoas que ficaram curadas da dooença, descobriu que 78% registavam algum tipo de anomalia cardíaca, independentemente de doennças prévias.

Em resumo, se tem tido alguns sintomas persistentes – quer acredite que estejam relacionados com a infeção por covid-19 ou não -, importa procurar a ajuda de um médico.

Palavras-chave

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.