A CUF Oncologia assinala o mês de prevenção do cancro da mama com o mote: “Avalie o seu risco de Cancro da Mama”, disponibilizando avaliações gratuitas de diagnóstico precoce com especialistas. A campanha decorre entre 9 e 30 de outubro, em nove unidades, de norte a sul do País.

As avaliações são, essencialmente, dirigidas a mulheres a partir dos 35 anos que ainda não têm sintomas ou alterações. A ação permite ajudar a mulher a perceber o seu risco de desenvolver cancro da mama e as medidas de prevenção a adoptar como prevenção. No caso dos homens, as avaliações gratuitas também estão disponíveis, desde que tenha suspeita de alguma alteração mamária significativa.

As taxas de sobrevivência ao cancro da mama são bastante elevadas, mas continua a registar-se uma taxa de mortalidade preocupante quando a doença é diagnosticada tardiamente.

“A mulher deve estar atenta ao seu corpo e a alterações na mama. O aparecimento de algum nódulo, um mamilo retraído ou um corrimento mamilar com sangue, entre outros sinais. Deve perceber, também, o seu risco de vir a desenvolver cancro da mama, nomeadamente os seus hábitos de vida ou a sua história familiar. Uma consulta com um especialista em patologia mamária pode ajudar a mulher a perceber o seu risco e que estratégias adotar para tentar minimizar esse risco, além da possibilidade de um diagnóstico precoce”, recomenda Luís Mestre, coordenador da Unidade da Mama no Hospital CUF Tejo.

. Não adiar o diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento. Quem o diz é Noémia Afonso, coordenadora da Unidade da Mama do Hospital CUF Porto, relembrando que “a deteção e tratamento atempado e adequado, permitem ultrapassar a doença e retomar a sua vida normal. Por isso, é fundamental reconhecer os sinais e não adiar a procura de um profissional”.

As avaliações vão decorrer na Clínica CUF Almada e nos Hospitais CUF Cascais, CUF Coimbra, CUF Porto, CUF Santarém, CUF Sintra, CUF Tejo, CUF Torres Vedras, e CUF Viseu. Esta ação é gratuita, de inscrição obrigatória e limitada às vagas disponíveis. Os interessados podem inscrever-se através do número 800 100 077 e consultar todas as informações sobre a campanha na página oficial da rede de unidades de saúde.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Nas Bancas

Como podemos proteger os adolescentes da pandemia do narcisismo?

Vivemos numa 'cultura de superfície'. A expressão é do pedopsiquiatra Pedro Strecht, um dos especialistas que estão preocupados com esta realidade.

Beleza

Aprenda a fazer esta maquilhagem primaveril em apenas quatro passos

Juntámo-nos à Perfumes & Companhia para mostrar a nova coleção da marca exclusiva ARTDECO de uma forma original, com este tutorial de makeup bastante prático.

Saúde

Mifarma evolui para Atida Plus e quer liderar o setor das farmácias online na Europa

"A nossa missão é oferecer uma resposta global e profissional às necessidades de saúde e bem-estar na sociedade", diz-nos Ernesto Martín, Managing Director Southern Europe.

Vejo-me Grega

Aqui jaz um peixe e uma juba anos 80

Uma crónica da editora-executiva da revista ACTIVA.

Saúde

OMS estima que o número de crianças obesas no mundo chegará a 75 milhões em 2025

O Dia Mundial da Obesidade assinala-se nesta quinta-feira, 4 de março. A Ordem dos Nutricionistas alerta para a gravidade do problema.

Mulheres Inspiradoras

Prémio Mulheres Inspiradoras 2020: as palavras inspiradoras de Ana Rocha de Sousa e Cuca Roseta

Pedimos às nossas nomeadas aos Prémios Mulheres Inspiradoras 2020 que nos falassem sobre o que as inspira e as mantém motivadas numa altura desafiante como esta que vivemos. Aqui ficam as respostas que obtivemos de duas das nossas nomeadas na categoria Arte.

Fashion Tips

O denim está na moda. Veja como adotar a tendência na nova temporada

Aqui ficam três sugestões de looks simples e elegantes para incorporar peças em denim nos seus visuais.

Lifestyle

Já tem a Activa no carrinho?

Levar para casa a ACTIVA nunca foi tão fácil. Enquanto faz as suas compras no Continente online, escolha também o melhor da informação e do entretenimento.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Moda

Isabel Silva lança duas novas peças da coleção com a Aly John

Caracterizadas por uma grande versatilidade.

Finanças de A a Z

Saiba como poupar nos seguros dos animais domésticos

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z diz-lhe tudo o que precisa saber para escolher as soluções mais vantajosas.

Saúde

Aqui ficam vários programas para dar um 'boost' à sua saúde

Propostas de alimentação saudável que pode encomendar e receber em casa.