O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como o AVC é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, responsável por 12,2% de mortes por ano a nível mundial, posicionando-se em segundo lugar na lista de causas de morte.

“Existem diversos fatores de risco para esta complicação. Ao contrário da idade e do género, há alguns que podem ser controlados, como os hábitos alimentares, sedentarismo, consumo de álcool e tabaco. É fundamental adquirir uma alimentação saudável e variada, composta por vegetais, legumes, frutas, cereais integrais e carnes magras”.

Dra. Sara Biscaia Fraga, nutricionista da Clínica Biscaia Fraga presente na plataforma de marcação de consultas Doctorino.

O AVC é caracterizado pelo bloqueio do fluxo sanguíneo ou pelo rompimento de uma artéria, originando a morte das células cerebrais pela falta de oxigénio e nutrientes, devido à ausência de irrigação no cérebro. Existem dois tipos de AVC: o AVC isquémico, que ocorre pelo bloqueio do fluxo sanguíneo; e o AVC hemorrágico, que sucede pelo rompimento de uma artéria.

Para assinalar o Dia Mundial do AVC, assinalado a 29 de outubro, a Doctorino juntou-se à Dra. Sara Biscaia Fraga e reuniu alguns hábitos essenciais para prevenir esta complicação que se podem incluir na rotina alimentar:

1. Reduzir o consumo de gorduras saturadas e de origem animal. Gorduras trans, óleo de coco e palma estão incluídos. Normalmente, a fast-food e outros alimentos processados apresentam uma grande quantidade destas gorduras. Alimentos ricos em sal e açúcar também devem ser evitados, pois promovem o aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol;

2. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra solúvel, como é o caso da linhaça, lentilhas e aveia, pois ajudam a controlar os níveis de colesterol;

3. Consumir de forma regular alimentos que facilitam o fluxo sanguíneo. Resveratrol, um fitoquímico existente na uva, nas nozes e no vinho tinto, é responsável por promover a inibição da formação de coágulos e ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos;

4. Consumir regularmente alimentos ricos em ómega-3 (2 a 3 vezes por semana). Esta gordura está presente em diversos peixes, em maior quantidade nos peixes gordos, como o salmão, a sardinha, a cavala e o atum. O ómega-3 previne a formação de coágulos pela redução da aderência das plaquetas.

5. Evitar o consumo de sal e bebidas alcoólicas. Diversos estudos mostram que a incidência de AVC aumenta em pessoas que bebem bebidas alcoólicas e consomem sal com regularidade;

6. Privilegiar alimentos com polpa branca, como a pêra, a maçã, a banana e o pepino por exemplo, uma vez que promovem uma redução de 52% de probabilidade de se vir a ter um acidente vascular cerebral, segundo um estudo realizado na Universidade de Wageningen, na Holanda.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Saúde

Aprenda a fazer uma palpação correta da mama neste Outubro Rosa

Um especialista da plataforma Doctorino ensina os passos essenciais para um autoexame de rastreio do cancro da mama.

Saúde

A Síndrome Génito-Urinária da Menopausa em tempos de COVID-19

Um problema que pode afetar até 70% das mulheres.

Saúde

Gânglios inchados são considerados sintomas de covid-19?

Entenda se este dever ser motivo de preocupação.

Mais no portal

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.

Lifestyle

Healthy V.: o novo spot de comida vegan e vegetariana no Príncipe Real

Um espaço inteiramente dedicado ao conceito de #VegetarianComfortFood

Moda

5 tendências que vamos ver em todas as festas este ano

As propostas das marcas para a época festiva provam que socializar é fabuloso