Criado por pacientes para pacientes, o Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro, pretende aumentar a consciencialização e compreensão sobre a patologia. Um tema que em 2020 assume particular relevância, já que o mote do ano associado à patologia é “Estar Informado”.

De facto, estudos realizados na área revelam que 77% das pessoas que vivem com psoríase já experienciaram algum tipo de estigma, fazendo com que o impacto da doença vá muito além dos seus sintomas físicos, afetando a saúde mental e o bem-estar emocional dos pacientes. 

Esta que é a doença autoimune com maior prevalência em todo o mundo carateriza-se por uma aceleração do processo de regeneração da pele que pode provocar grandes manchas, descamações e erupções em várias áreas. O papel dos cuidados tópicos adequados torna-se, por isso, crucial na gestão da psoríase.  

“As pessoas afetadas pela psoríase enfrentam vários desafios – não apenas a nível físico, mas também social, emocional e financeiro. CeraVe está empenhada em homenagear o Dia Mundial da Psoríase, encarando-o como uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre o efeito que esta condição debilitante tem nas suas vidas. É com muito orgulho que percebemos que os nossos produtos, que são desenvolvidos com dermatologistas, são acessíveis para tantas pessoas em todo o mundo”, afirma.

Penelope Giraud, General Manager da CeraVe Global

Mais do que uma condição física

As taxas de depressão e ansiedade associadas à pressão social são uma realidade comum para quem vive com psoríase. Quase 60% dos pacientes revela mesmo que a doença é um grande problema no seu dia-a-dia, consequência que se explica pelas manifestações físicas muito visíveis em diferentes partes do corpo: manchas vermelhas ou acinzentadas, escamosas e com crostas.  

O resultado é uma maior vulnerabilidade a uma série de desafios mentais e emocionais, relações afetadas em casa e no trabalho, exclusão social, descriminação e estigma. A informação como ferramenta, como sugere o mote de 2020 do Dia Mundial da Psoríase, pode contribuir para mudar este cenário. 

Uma abordagem alternativa

As propriedades hidratantes, esfoliantes e calmantes dos produtos SA Antirrugosidades de CeraVe tornam-nos adequados a pessoas com tendência a psoríase. Os testes em consumidores revelaram ainda que ambos os produtos (limpeza e hidratação) melhoraram a qualidade geral da pele, ajudando a minimizar a sua secura e descamação, com uma ação suavizante.  

Palavras-chave

Relacionados

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

Beauty Spot

Saiba como acabar com o brilho da pele oleosa de uma vez por todas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, explico como a sua pele pode passar de oleosa a brilhosa, num bom sentido, em apenas quatro passos.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?