Criado por pacientes para pacientes, o Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de outubro, pretende aumentar a consciencialização e compreensão sobre a patologia. Um tema que em 2020 assume particular relevância, já que o mote do ano associado à patologia é “Estar Informado”.

De facto, estudos realizados na área revelam que 77% das pessoas que vivem com psoríase já experienciaram algum tipo de estigma, fazendo com que o impacto da doença vá muito além dos seus sintomas físicos, afetando a saúde mental e o bem-estar emocional dos pacientes. 

Esta que é a doença autoimune com maior prevalência em todo o mundo carateriza-se por uma aceleração do processo de regeneração da pele que pode provocar grandes manchas, descamações e erupções em várias áreas. O papel dos cuidados tópicos adequados torna-se, por isso, crucial na gestão da psoríase.  

“As pessoas afetadas pela psoríase enfrentam vários desafios – não apenas a nível físico, mas também social, emocional e financeiro. CeraVe está empenhada em homenagear o Dia Mundial da Psoríase, encarando-o como uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre o efeito que esta condição debilitante tem nas suas vidas. É com muito orgulho que percebemos que os nossos produtos, que são desenvolvidos com dermatologistas, são acessíveis para tantas pessoas em todo o mundo”, afirma.

Penelope Giraud, General Manager da CeraVe Global

Mais do que uma condição física

As taxas de depressão e ansiedade associadas à pressão social são uma realidade comum para quem vive com psoríase. Quase 60% dos pacientes revela mesmo que a doença é um grande problema no seu dia-a-dia, consequência que se explica pelas manifestações físicas muito visíveis em diferentes partes do corpo: manchas vermelhas ou acinzentadas, escamosas e com crostas.  

O resultado é uma maior vulnerabilidade a uma série de desafios mentais e emocionais, relações afetadas em casa e no trabalho, exclusão social, descriminação e estigma. A informação como ferramenta, como sugere o mote de 2020 do Dia Mundial da Psoríase, pode contribuir para mudar este cenário. 

Uma abordagem alternativa

As propriedades hidratantes, esfoliantes e calmantes dos produtos SA Antirrugosidades de CeraVe tornam-nos adequados a pessoas com tendência a psoríase. Os testes em consumidores revelaram ainda que ambos os produtos (limpeza e hidratação) melhoraram a qualidade geral da pele, ajudando a minimizar a sua secura e descamação, com uma ação suavizante.  

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Beauty Spot

Rotina de skincare: Os cuidados diários, semanais e mensais que deve ter com a pele

Na rubrica Beauty Spot desta semana, mostro-lhe como a sua melhor pele de sempre pode começar na calendarização dos cuidados - e quais são os melhores produtos.

Beauty Spot

Saiba como acabar com o brilho da pele oleosa de uma vez por todas

Na rubrica Beauty Spot desta semana, explico como a sua pele pode passar de oleosa a brilhosa, num bom sentido, em apenas quatro passos.

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.