Está na dúvida se deve ou não tomar a vacina da gripe? E será que esta nos defende contra o coronavírus? De acordo com a americana CDC, este ano é “mais importante que nunca” ser vacinado – mesmo que a vacina contra a gripe não mostre ter efeito protetor contra a covid-19.

Vejamos os factos: as vacinas contra a gripe fazem com que se desenvolvam anticorpos no nosso organismo cerca de duas semanas após a toma. Ora, mesmo que não sejam 100% eficazes, isto é, mesmo que apanhemos gripe, a vacina minimiza as possíveis consequências da mesma.

Quanto à covid-19, o professor de doenças infecciosas David Cennimo afirma, em conversa com a Shape: “a vacina da gripe apenas nos protege contra o vírus influenza e os tipos de vírus da gripe incluídos na vacina daquele ano. O coronavírus SARS-CoV-2 é demasiado diferente do vírus influenza para beneficiar de alguma proteção da vacina“.

E Richard Watkins, médico de doenças infecciosas, acrescenta: “os anticorpos que o sistema imunitário desenvolve após receber a vacina contra a gripe não reconhecem o SARS-CoV-2“.

Então, devemos ou não tomar a vacina da gripe?

Importa esclarecer que é possível estar com gripe e covid-19 em simultâneo. Tendo isto em mente, destaca-se o primeiro grande benefício da vacina da gripe: caso surjam sintomas – e tendo em conta que ambas se manifestam de forma semelhante -, as hipóteses de se tratar de covid-19 serão maiores, facilitando o diagnóstico e tratamento.

Além disso, ao reduzir as hipóteses de vir a ficar infetado com a gripe, está também a reduzir as possibilidades de sofrer graves consequências derivadas da infeção pelos dois vírus em simultâneo. “A gripe pode deixar-nos mais suscetíveis a ficar infetados com covid-19“, acrescenta ainda Cennimo.

Por fim, ao optar por tomar a vacina contra a gripe, está também a prevenir a saturação de hospitais com casos que podem facilmente ser confundidos com covid-19, mas que não o são. Dito isto, esta deve ser sempre uma decisão tomada após discussão com o seu médico.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.