Se está grávida, se está a tentar engravidar ou mesmo se conhece alguém que diz ter “menstruado” na gravidez, pode ter algumas dúvidas em relação a este tópico. Afinal, um dos grandes sintomas de gestação é, precisamente, a ausência de menstruação.

Então, de onde vem este mito? Ora, o problema está na forma como nos referimos a ele. É impossível a mulher menstruar na gravidez. O que pode acontecer é que tenha algum tipo de sangramento – que deve sempre ser investigado -, mas não menstruação.

Porquê?

Ora, na menstruação, a superfície do endométrio “rompe”, sendo eliminada pela vagina sob a forma de sangue. E isto é algo incompatível com a gravidez, já que é precisamente no endométrio que o embrião se fixa. Além disso, quando a mulher está grávida, começa a produzir a hormona gonadotropina coriónica humana (hCG) e o ciclo menstrual é interrompido.

Então, como explicar o sangramento?

De acordo com o portal Babycenter, o que pode acontecer é haver pequenas perdas de sangue na gravidez, sobretudo no início, que podem ser confundidas com a menstruação. Este tipo de sangramento caracteriza-se como spotting ou escape.

Além disso, a implantação do óvulo na parede do útero pode também provocar leves sangramentos – é a chamada nidação. Porém, muitas mulheres nem se apercebem, de tão discreto. Além disso, tem uma duração máxima de três dias.

Uma outra causa comum de sangramento na gravidez é o aborto espontâneo. Neste caso, o fluxo de sangue é bem maior, parecido a uma menstruação forte, e surge, normalmente, acompanhado de cólicas intensas.

Por fim, pode haver sangramentos em casos de gravidez ectópica – quando o embrião se implanta fora do útero. Neste caso, costumam vir acompanhados de fortes dores de um só lado da barriga e deve ser procurada ajuda médica de imediato, já que é uma gestação inviável.

Resumindo, não há forma de saber qual a causa de um sangramento na gravidez, a menos que se consulte algum profissional de saúde – algo que deve fazer ao mínimo sintoma de que pode haver algo errado.

Palavras-chave

Mais no portal

Imagem de Sucesso

Estas dicas vão facilitar a escolha das suas próximas calças de ganga

Do corte às lavagens, saiba que modelos mais favorecem as mulheres.

Beleza

Descubra qual é o melhor Gua sha para si

Uma ferramenta de beleza que se tornou indispensável na rotina de beleza de muitas mulheres.

Saúde

Ter plantas em casa aumenta a felicidade e a esperança de vida

Estes são apenas dois dos muitos benefícios comprovados pela ciência de apostar na botânica de interiores.

Moda

Que sapatos usar com calças de ganga flare? Temos a resposta

Inspire-se nestes 12 "looks" de influencers internacionais.

Beleza

Este truque deixa as sobrancelhas no lugar de uma vez por todas

É simples, prático e surpreendentemente acessível. A melhor parte? Só vai precisar de duas coisas para ter sobrancelhas de sonho.

Comportamento

As mulheres usam quatro técnicas específicas para aumentar o prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Saúde

A pandemia trouxe maus hábitos que sugam a energia do corpo

Saiba como corrigi-los e ganhar qualidade de vida.

Beleza

Estas fotografias provam que o lob é tão versátil quanto elegante

Por isso mesmo, é um dos cortes preferidos das influencers neste momento.

Comportamento

O que acontece quando uma mulher tem um orgasmo?

O cérebro, mais especificamente o lobo frontal, fica a todo o vapor!

Beleza

Os motivos para ser uma boa ideia investir numa bruma facial

Um produto de beleza bastante útil nos dias quentes, cujos benefícios vão muito além da hidratação.