Seja um aborto espontâneo ou cirúrgico, a interrupção da gravidez pode causar muitas dúvidas no que toca a uma futura gestação. Por isso mesmo, a revista Parents reuniu algumas das maiores questões relacionadas com este tópico, juntando-lhes a explicação da obstetra Shamsah Amersi, que já assistiu mais de 10 mil partos.

Posso engravidar após um aborto?

É muito comum para mulheres que tiveram um aborto no passado preocuparem-se com o facto de a respetiva fertilidade poder ter sido afetada. Por vezes, procedimentos cirúrgicos múltiplos no útero podem causar tecido com cicatrizes que podem afetar futuras gravidezes e fertilidade. Se passaram por um procedimento, não irá ter impacto, mas se passaram por vários, sem dúvida que sim“, diz.

A especialista afirma ainda que o aborto médico, feito com o uso de comprimidos, é preferível, em relação ao cirúrgico, no que toca a prevenir que afete a fertilidade no futuro.

É difícil engravidar após um aborto?

Esta é uma das dúvidas mais comuns – mas também fáceis de negar. Na verdade, “agora, está provado que é fértil. Agora, sabemos que consegue engravidar“, explica Amersi. Tendo em conta que já houve gravidez, não há motivos para acreditar que não voltará a acontecer.

Como é que um aborto afeta gravidezes futuras?

Um aborto não afeta a saúde de uma futura gravidez. De acordo com a médica, muitas mulheres que passam por um aborto cirúrgico e, posteriormente, sofrem um aborto espontâneo, temem que ambos estejam relacionados. Porém, não é bem assim: “não há maior risco de sofrer um aborto espontâneo após ter sido submetida a um aborto médico“.

Quanto tempo após um aborto posso engravidar?

Após o término de uma gravidez, seja voluntária ou involuntariamente, Amersi aconselha as pacientes a esperar pelo menos um ciclo menstrual até começarem a tentar de novo. Além disso, incentiva-as a terem compaixão consigo mesmas, a não se julgarem e a procurarem terapia ou apoio de amigos/ familiares, já que o processo de cura após um aborto pode ser muito desgastante, sobretudo a nível psicológico.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

É provável que esteja a cometer estes 5 erros na rotina de beleza

Confira as dicas desta dermatologista.

Lifestyle

Agora, encontra bolos caseiros no Cais do Sodré

Conheça o The Cakery.

Beleza

Este truque simples tem muitos benefícios para a pele e o cabelo

Os especialistas dizem que vale muito a pena fazer esta substituição à noite.

Nas Bancas

Conheça melhor o delicioso mundo de Luísa Villar

Uma artigo para ler e saborear com todos os sentidos, sobre esta mulher inspiradora que decidiu mudar de vida aos 50 anos.

#VozActiva

Helena Isabel abre o coração sobre o significado da idade

O que é a idade e o que é que ela nos traz? Helena Isabel, a protagonista de capa da nossa edição de fevereiro (nas bancas) responde no #vozactiva deste mês.

Diz Quem Sabe

Síndrome do Impostor: quando somos o nosso pior inimigo

Saiba como contornar o problema.

Saúde

Porque é que a COVID-19 causa confusão mental?

Um estudo recente encontrou respostas.

Saúde

Este truque potenciam os inúmeros benefícios do alho

Confira como deve consumir este poderoso alimento.

Lifestyle

Instituto Macrobiótico fecha portas após 40 anos

As dificuldades financeiras trazidas pela pandemia foram motivo apontado.

Lifestyle

EasyJet tem viagens a partir de 14,99 euros

Aproveite!

Moda

As tendências de botas que vão vingar em 2022

De acordo com a Zara.

Saúde

5 truques para proteger as mãos do frio

Gestos que podemos ter para evitar danos nesta parte do corpo que, regra geral, está muito exposta e acaba por sofrer lesões quando as temperaturas estão mais baixas.